Modelo de ambiente para orientação a distância
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84987 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Modelo de ambiente para orientação a distânciaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAmbiente virtualAprendizagemOrientacao educacional no ensino superiorModelosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A fase de orientação de alunos é um dos grandes desafios encontrados no modelo de educação a distância atual, senão o maior. Nos cursos de pós-graduação via internet, por exemplo, existem diversos ambientes destinados à fase das disciplinas, contendo os conteúdos a serem trabalhados, porém, quando o aluno passa para a fase de desenvolvimento do trabalho final, que exige a participação do orientador, e está necessitando de apoio específico, não o encontra com tanta facilidade. Este trabalho busca atender esta carência por intermédio do desenvolvimento de um modelo que propõe a criação de um ambiente colaborativo de orientação, com o objetivo de promover uma maior interatividade entre todos os atores do processo: alunos, professores orientadores, tutores e coordenação de orientação. Além de um ambiente visando a interatividade entre os atores, este modelo também disponibiliza diferentes serviços para os usuários. Algumas ferramentas são simplesmente para promover serviços que, apesar de não serem especificamente para a orientação, são importantes porque servem de atrativos para os estudantes, como mural e fórum aberto; outras visam facilitar a vida acadêmica, tais como: repositório de arquivos, agenda, comentários sobre alunos, administração de encontros presenciais, estatísticas, tutorial para adequação às normas técnicas, entre várias outras ferramentas descritas neste trabalho. A validação desta pesquisa foi realizada com grupos de professores orientadores, tutores de orientação e alunos de mestrado a distância do PPGEP/UFSC por intermédio de técnicas de triangulação. Estas técnicas estão detalhadas no capítulo 2 e consistem na mescla de métodos de pesquisa para formar um único método, capaz de atestar a eficácia e a eficiência do modelo desenvolvido.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaUriarte, Luiz Ricardo2012-10-20T14:19:27Z2012-10-20T14:19:27Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis185 f.| il., tabs., grafs.application/pdf194368http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84987porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T23:54:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84987Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T23:54:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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