Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenconi, Marcos Antônio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167311
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_e5ac57c30cd1850e47aabdcba02aa1e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167311
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamentalJogos educacionais digitaisEstímuloSéries iniciaisFerramenta pedagógicaTecnologias digitais de informação e comunicaçãoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A aplicação de jogos educacionais digitais para estímulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental é uma ferramenta pedagógica prazerosa e necessária. Porque a criança necessita estar feliz para se desenvolver. Crianças que exercem suas atividades com alegria, tendem a ter mais sucesso na vida. Esse trabalho demonstra que as TDICs não apenas uma extensão tecnológica da sala de aula e sim um local de desenvolvimento intelectual de forma divertida. O trabalho foi realizado com a premissa de que todo indivíduo necessita de um estímulo para poder se desenvolver, encontramos nos Jogos Educacionais Digitais através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) esse estímulo. Utilizando-se das ferramentas disponíveis na escola, computadores internet e jogos baixados e através de planejamentos semanais, realizamos continuamente o trabalho de estímulo do raciocínio com os estudantes das séries iniciais. Cada série tem suas características, o raciocínio torna-se parte da natureza do indivíduo quando ele o exercita, começa-se com pequenas coisas, mas vai avançando até que ele se torne comum ao indivíduo.Florianópolis, SCGanhor, João PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaTenconi, Marcos Antônio2016-09-12T18:44:04Z2016-09-12T18:44:04Z2016-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167311porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T18:44:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167311Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-12T18:44:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental
title Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental
Tenconi, Marcos Antônio
Jogos educacionais digitais
Estímulo
Séries iniciais
Ferramenta pedagógica
Tecnologias digitais de informação e comunicação
title_short Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental
title_full Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Aplicação de jogos educacionais digitais para estimulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental
author Tenconi, Marcos Antônio
author_facet Tenconi, Marcos Antônio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ganhor, João Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenconi, Marcos Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educacionais digitais
Estímulo
Séries iniciais
Ferramenta pedagógica
Tecnologias digitais de informação e comunicação
topic Jogos educacionais digitais
Estímulo
Séries iniciais
Ferramenta pedagógica
Tecnologias digitais de informação e comunicação
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-12T18:44:04Z
2016-09-12T18:44:04Z
2016-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167311
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651949177831424