Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_e630aa76ff4236424c4f1faf4cde9c05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84969 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médioEducaçãoFilosofiaEstudo e ensino (Segundo grau)Professores -FormaçãoPratica de ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Neste trabalho, discutimos a formação e a prática pedagógica de professores que lecionam a disciplina de Filosofia nas escolas de ensino médio pertencentes à 1ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), situadas no município de Florianópolis. Considerando o atual debate em torno da reintrodução da Filosofia no ensino médio como disciplina obrigatória, nos propomos a investigar como foram formados e como esses professores concebem as próprias práticas pedagógicas. Dessa forma, procuramos compreender as relações entre os conhecimentos especializados da formação inicial e os saberes da prática. Assim, esta temática perpassa as relações de sala de aula e agrega sentido à medida que mostra quem são estes professores, quais são suas motivações para a profissão, se dialogam e partilham com os colegas as experiências e práticas de ensino, o que lêem e quais objetivos e finalidades projetam para a disciplina. Em decorrência disto, analisamos os sentidos e os desafios que os professores atribuem à Filosofia durante a formação inicial e continuada, uma vez que, diante da dinâmica de especialização dos conhecimentos, muitos destes mostram-se inadequados à realidade da prática profissional.Florianópolis, SCScheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaCarminati, Celso João2012-10-20T14:10:14Z2012-10-20T14:10:14Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 227 f.| tabs., grafs.application/pdf194366http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T23:46:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T23:46:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio |
title |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio |
spellingShingle |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio Carminati, Celso João Educação Filosofia Estudo e ensino (Segundo grau) Professores - Formação Pratica de ensino |
title_short |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio |
title_full |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio |
title_fullStr |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio |
title_sort |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio |
author |
Carminati, Celso João |
author_facet |
Carminati, Celso João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scheibe, Leda Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carminati, Celso João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia Estudo e ensino (Segundo grau) Professores - Formação Pratica de ensino |
topic |
Educação Filosofia Estudo e ensino (Segundo grau) Professores - Formação Pratica de ensino |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T14:10:14Z 2012-10-20T14:10:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
194366 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969 |
identifier_str_mv |
194366 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 227 f.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652176735600640 |