Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregorio, Janine Marques da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216721
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
id UFSC_e6fdb198648b35485dd38463523612c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216721
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970Educação matemáticaMatemática (Primário)MatemáticaEnsino primárioAdiçãoProfessoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.Estudos acerca dos saberes para ensinar, que se configuram nas especificidades de uma matemática para ensinar, vêm sendo realizados pelo Grupo de História da Educação Matemática. A partir desses estudos, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar a matemática para ensinar soma no ensino primário. Com isso, buscou-se responder à seguinte questão: Quais orientações acerca da matemática para ensinar soma estavam prescritas em manuais de Didática Geral e Didática da Matemática utilizados pelos professores do ensino primário no Brasil, nos anos de 1950 aos 1970? Para a caracterização da matemática para ensinar soma, a pesquisa apoiou-se no quadro teórico-metodológico de Hofstetter e Schneuwly (2017) e Burke (2016), que mobilizaram conceitos acerca dos saberes e do conhecimento, e do ferramental teórico de Certeau (2013) e Bloch (2001) usado pelos historiadores. As fontes inventariadas na pesquisa foram quatro manuais pedagógicos que se destacaram no inventário realizado a partir de manuais disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina. Tomou-se como referência para a sistematização da matemática para ensinar soma, a apresentação, explicação, generalização, avaliação e abordagem do conteúdo de soma visto nos manuais. Por meio da pesquisa foi possível concluir que a matemática para ensinar soma nos manuais está caracterizada como uma ferramenta de ensino, ligada à profissão docente, caracterizada pelo uso de objetos para o ensino, evitando a memorização, para tanto, sugere-se que seja feita a combinação de somas, também chamada de \"fatos fundamentais\", ensinando a soma e a subtração juntas, introduzindo a ideia de 'juntar' e 'diminuir', partindo do simples para o complexo.Abstract : Researches about knowledge for teaching that set features up about Mathematics for teaching have been conducted by GHEMAT - Research Group on History of Mathematics Education. From these studies, this research aims to analyze Mathematics for teaching sum operation in elementary school. With this, were sought to responding a following question: Which line around Mathematics for teaching sum operation were stipulated on the textbook of General Didactic and Mathematics' Didactic used by elementary school teachers in 1950 to 1980 in Brazil? To a description from this Mathematics for teaching sum operation, the research was based on the framework of Hosfstetter and Schneuwly (2017) and Burke (2016) that prompted concepts around knowledges and knowing, and the theory from Certeau (2013) and Bloch (2001) methodology used by the historians. The sources of the research were four pedagogical textbook, which stands out on the Digital asset at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Referring to the systemization of Mathematics for teaching sum operation the introduction, explanation, mainstreaming, assessment, and sum content approaches have been observed in the textbooks. Through the research it is possible to conclude, that Mathematics for teaching sum operation in the textbooks are characterized as a teaching tool connected to a teaching professional knowledge recognized by the use of objects to a concrete way to teach, preventing memorization. It suggests that it will be done as sum operation combinations, also called as an \"essential fact\" too. Teaching addition and subtraction expressions together introducing an idea of \"attaching\" and \"reducing\", starting from the simple to the complex.Costa, David Antonio daUniversidade Federal de Santa CatarinaGregorio, Janine Marques da Costa2020-10-21T21:33:21Z2020-10-21T21:33:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 p.| il., tabs.application/pdf370135https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216721porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:33:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216721Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:33:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970
title Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970
spellingShingle Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970
Gregorio, Janine Marques da Costa
Educação matemática
Matemática (Primário)
Matemática
Ensino primário
Adição
Professores
title_short Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970
title_full Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970
title_fullStr Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970
title_full_unstemmed Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970
title_sort Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970
author Gregorio, Janine Marques da Costa
author_facet Gregorio, Janine Marques da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, David Antonio da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregorio, Janine Marques da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática (Primário)
Matemática
Ensino primário
Adição
Professores
topic Educação matemática
Matemática (Primário)
Matemática
Ensino primário
Adição
Professores
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:33:21Z
2020-10-21T21:33:21Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370135
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216721
identifier_str_mv 370135
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652413606821888