Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Marcelo Viana da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Patrício,Karina Pavão, Câmara,Ana Maria Chagas Sette, Azevedo,George Dantas, Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500709
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) como cenário mobilizador para a adoção da educação interprofissional a partir dos desafios identificados nas instituições de Ensino Superior (IES) pelos participantes do PROPET. Os dados foram produzidos a partir de relatórios das IES e de assessores do Ministério da Saúde, via plataforma FORMSUS. A análise dos dados consistiu de uma sistematização quantitativa e análise de conteúdo. Emergiram como temas: concepções e práticas na educação interprofissional: multi ou inter? Educação Interprofissional e PROPET: desvelando potências. A análise indica que o PROPET vem induzindo novas formas de interação entre cursos envolvidos e seus atores, em cenários reais, enfrentando importantes pontos nevrálgicos da formação em saúde: a articulação ensino/serviço e a qualificação para o trabalho em equipe.
id UNESP-8_11a9bd8e83aba8243ecf32c6a1484793
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832015000500709
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissionalEducação em saúdeServiços de integração docente-assistencialPolíticas públicas de saúdeEste artigo pretende refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) como cenário mobilizador para a adoção da educação interprofissional a partir dos desafios identificados nas instituições de Ensino Superior (IES) pelos participantes do PROPET. Os dados foram produzidos a partir de relatórios das IES e de assessores do Ministério da Saúde, via plataforma FORMSUS. A análise dos dados consistiu de uma sistematização quantitativa e análise de conteúdo. Emergiram como temas: concepções e práticas na educação interprofissional: multi ou inter? Educação Interprofissional e PROPET: desvelando potências. A análise indica que o PROPET vem induzindo novas formas de interação entre cursos envolvidos e seus atores, em cenários reais, enfrentando importantes pontos nevrálgicos da formação em saúde: a articulação ensino/serviço e a qualificação para o trabalho em equipe.UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500709Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0994info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Marcelo Viana daPatrício,Karina PavãoCâmara,Ana Maria Chagas SetteAzevedo,George DantasBatista,Sylvia Helena Souza da Silvapor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500709Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional
title Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional
spellingShingle Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional
Costa,Marcelo Viana da
Educação em saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Políticas públicas de saúde
title_short Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional
title_full Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional
title_fullStr Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional
title_full_unstemmed Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional
title_sort Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional
author Costa,Marcelo Viana da
author_facet Costa,Marcelo Viana da
Patrício,Karina Pavão
Câmara,Ana Maria Chagas Sette
Azevedo,George Dantas
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
author_role author
author2 Patrício,Karina Pavão
Câmara,Ana Maria Chagas Sette
Azevedo,George Dantas
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Marcelo Viana da
Patrício,Karina Pavão
Câmara,Ana Maria Chagas Sette
Azevedo,George Dantas
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Políticas públicas de saúde
topic Educação em saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Políticas públicas de saúde
description Este artigo pretende refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) como cenário mobilizador para a adoção da educação interprofissional a partir dos desafios identificados nas instituições de Ensino Superior (IES) pelos participantes do PROPET. Os dados foram produzidos a partir de relatórios das IES e de assessores do Ministério da Saúde, via plataforma FORMSUS. A análise dos dados consistiu de uma sistematização quantitativa e análise de conteúdo. Emergiram como temas: concepções e práticas na educação interprofissional: multi ou inter? Educação Interprofissional e PROPET: desvelando potências. A análise indica que o PROPET vem induzindo novas formas de interação entre cursos envolvidos e seus atores, em cenários reais, enfrentando importantes pontos nevrálgicos da formação em saúde: a articulação ensino/serviço e a qualificação para o trabalho em equipe.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500709
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.0994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521129435136