Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Júnior, Odilon Cerilo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86367
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_e7f1b56e9ce7737f345537bed552e83c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86367
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informaçãoEngenharia de produçãoFidelidade do consumidorMarketing de relacionamentoBancosSistemas de recuperação da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O presente estudo aborda a questão da fidelização de clientes em instituições bancárias através da Tecnologia da Informação. Propõe uma abordagem exploratório-descritiva cuja fundamentação teórica encontra-se reforçada pela aplicação de pesquisa junto a 20 (vinte) gerentes das agências do Banco de Brasil e Unibanco da região metropolitana de Londrina, no Norte de Paraná. O objetivo do trabalho consistiu em realizar um estudo junto a instituições financeiras, identificando os fatores de sucessos na fidelização de clientes através dos recursos disponibilizados pela Tecnologia da Informação, tendo como base a rede de informações que as agências pesquisadas dispõe para uso dos clientes. Para tanto, procedeu-se à aplicação de um questionário com 24 questões abertas e fechadas, que objetivavam respaldar a pesquisa bibliográfica realizada. Os resultados obtidos após a análise e discussão da pesquisa apontam para ações como a introdução de produtos e serviços inovadores, administração da carteira de clientes e implantação de suporte tecnológico, objetivando o relacionamento entre as instituições bancárias e os clientes. Nesta linha, a presente pesquisa mostrou os caminhos sugeridos pelos entrevistados na busca do sucesso da fidelização de seus clientes, bem como os pontos fracos, como por exemplo, os serviços oferecidos através da Internet, que ainda não são utilizados com freqüência. De forma geral, o trabalho pode ser considerado positivo ao ampliar os conhecimentos a respeito do tema da fidelização e do marketing de relacionamento, bem como por possibilitar novos estudos sobre o tema proposto.Florianópolis, SCAbreu, Aline França deUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa Júnior, Odilon Cerilo2012-10-21T06:13:54Z2012-10-21T06:13:54Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii,151 f.| il.application/pdf227045http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86367porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:32:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86367Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:32:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação
title Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação
spellingShingle Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação
Barbosa Júnior, Odilon Cerilo
Engenharia de produção
Fidelidade do consumidor
Marketing de relacionamento
Bancos
Sistemas de recuperação da informação
title_short Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação
title_full Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação
title_fullStr Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação
title_full_unstemmed Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação
title_sort Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação
author Barbosa Júnior, Odilon Cerilo
author_facet Barbosa Júnior, Odilon Cerilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Aline França de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Júnior, Odilon Cerilo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Fidelidade do consumidor
Marketing de relacionamento
Bancos
Sistemas de recuperação da informação
topic Engenharia de produção
Fidelidade do consumidor
Marketing de relacionamento
Bancos
Sistemas de recuperação da informação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T06:13:54Z
2012-10-21T06:13:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 227045
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86367
identifier_str_mv 227045
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii,151 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652348835233793