Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86367 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
id |
UFSC_e7f1b56e9ce7737f345537bed552e83c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86367 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informaçãoEngenharia de produçãoFidelidade do consumidorMarketing de relacionamentoBancosSistemas de recuperação da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O presente estudo aborda a questão da fidelização de clientes em instituições bancárias através da Tecnologia da Informação. Propõe uma abordagem exploratório-descritiva cuja fundamentação teórica encontra-se reforçada pela aplicação de pesquisa junto a 20 (vinte) gerentes das agências do Banco de Brasil e Unibanco da região metropolitana de Londrina, no Norte de Paraná. O objetivo do trabalho consistiu em realizar um estudo junto a instituições financeiras, identificando os fatores de sucessos na fidelização de clientes através dos recursos disponibilizados pela Tecnologia da Informação, tendo como base a rede de informações que as agências pesquisadas dispõe para uso dos clientes. Para tanto, procedeu-se à aplicação de um questionário com 24 questões abertas e fechadas, que objetivavam respaldar a pesquisa bibliográfica realizada. Os resultados obtidos após a análise e discussão da pesquisa apontam para ações como a introdução de produtos e serviços inovadores, administração da carteira de clientes e implantação de suporte tecnológico, objetivando o relacionamento entre as instituições bancárias e os clientes. Nesta linha, a presente pesquisa mostrou os caminhos sugeridos pelos entrevistados na busca do sucesso da fidelização de seus clientes, bem como os pontos fracos, como por exemplo, os serviços oferecidos através da Internet, que ainda não são utilizados com freqüência. De forma geral, o trabalho pode ser considerado positivo ao ampliar os conhecimentos a respeito do tema da fidelização e do marketing de relacionamento, bem como por possibilitar novos estudos sobre o tema proposto.Florianópolis, SCAbreu, Aline França deUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa Júnior, Odilon Cerilo2012-10-21T06:13:54Z2012-10-21T06:13:54Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii,151 f.| il.application/pdf227045http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86367porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:32:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86367Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:32:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação |
title |
Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação |
spellingShingle |
Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação Barbosa Júnior, Odilon Cerilo Engenharia de produção Fidelidade do consumidor Marketing de relacionamento Bancos Sistemas de recuperação da informação |
title_short |
Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação |
title_full |
Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação |
title_fullStr |
Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação |
title_full_unstemmed |
Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação |
title_sort |
Fatores críticos de sucesso ns fidelização de clientes nos bancos, utilizando tecnologia da informação |
author |
Barbosa Júnior, Odilon Cerilo |
author_facet |
Barbosa Júnior, Odilon Cerilo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Aline França de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Júnior, Odilon Cerilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Fidelidade do consumidor Marketing de relacionamento Bancos Sistemas de recuperação da informação |
topic |
Engenharia de produção Fidelidade do consumidor Marketing de relacionamento Bancos Sistemas de recuperação da informação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-21T06:13:54Z 2012-10-21T06:13:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
227045 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86367 |
identifier_str_mv |
227045 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii,151 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652348835233793 |