Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92266 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_e7f6ae43eeac56b1ad691f2234748d43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92266 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: SignwritingEducaçãoLíngua brasileira de sinaisCompreensao na leituraSurdos -EducacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEste estudo investigou a compreensão da leitura de um sistema de escrita de língua de sinais, chamado signwriting, por uma pequena amostra de surdos fluentes em Libras e conhecedores deste sistema de escrita de sinais. Os participantes da pesquisa têm contato com esta escrita no ambiente escolar há pelo menos seis anos, mais especificamente na disciplina de Língua Brasileira de Sinais. Para verificar a compreensão da leitura, analisou-se a estruturação do sentido entre os conhecimentos ativados pelas expressões do texto - coerência - e a utilização de recursos gramaticais e léxicos da língua de sinais - coesão. De modo geral os participantes leram um texto em signwriting e em seguida sinalizaram o que entenderam da leitura realizada. Os resultados das análises demonstraram que ao ler em signwriting o leitor é capaz de associar informações já adquiridas à novas informações, além de demonstrarem habilidade em acrescentar, interpretar e sintetizar. O tempo de leitura e exposição não podem ser utilizados para análise de compreensão, pois a velocidade é algo bastante específica de cada um. Concluí-se que com o aprimoramento do sistema signwriting e sua adaptação à realidade brasileira os surdos terão um novo caminho de acesso ao conhecimento e um novo modo de registro de seu pensamento.Florianópolis, SCQuadros, Ronice Müller deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Fábio Irineu da2012-10-24T07:18:25Z2012-10-24T07:18:25Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 f.| il., tabs.application/pdf266519http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92266porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:44:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92266Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:44:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting |
title |
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting |
spellingShingle |
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting Silva, Fábio Irineu da Educação Língua brasileira de sinais Compreensao na leitura Surdos - Educacao |
title_short |
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting |
title_full |
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting |
title_fullStr |
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting |
title_full_unstemmed |
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting |
title_sort |
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting |
author |
Silva, Fábio Irineu da |
author_facet |
Silva, Fábio Irineu da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quadros, Ronice Müller de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fábio Irineu da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Língua brasileira de sinais Compreensao na leitura Surdos - Educacao |
topic |
Educação Língua brasileira de sinais Compreensao na leitura Surdos - Educacao |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2012-10-24T07:18:25Z 2012-10-24T07:18:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
266519 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92266 |
identifier_str_mv |
266519 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651942200606720 |