Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Irineu da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92266
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_e7f6ae43eeac56b1ad691f2234748d43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92266
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: SignwritingEducaçãoLíngua brasileira de sinaisCompreensao na leituraSurdos -EducacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEste estudo investigou a compreensão da leitura de um sistema de escrita de língua de sinais, chamado signwriting, por uma pequena amostra de surdos fluentes em Libras e conhecedores deste sistema de escrita de sinais. Os participantes da pesquisa têm contato com esta escrita no ambiente escolar há pelo menos seis anos, mais especificamente na disciplina de Língua Brasileira de Sinais. Para verificar a compreensão da leitura, analisou-se a estruturação do sentido entre os conhecimentos ativados pelas expressões do texto - coerência - e a utilização de recursos gramaticais e léxicos da língua de sinais - coesão. De modo geral os participantes leram um texto em signwriting e em seguida sinalizaram o que entenderam da leitura realizada. Os resultados das análises demonstraram que ao ler em signwriting o leitor é capaz de associar informações já adquiridas à novas informações, além de demonstrarem habilidade em acrescentar, interpretar e sintetizar. O tempo de leitura e exposição não podem ser utilizados para análise de compreensão, pois a velocidade é algo bastante específica de cada um. Concluí-se que com o aprimoramento do sistema signwriting e sua adaptação à realidade brasileira os surdos terão um novo caminho de acesso ao conhecimento e um novo modo de registro de seu pensamento.Florianópolis, SCQuadros, Ronice Müller deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Fábio Irineu da2012-10-24T07:18:25Z2012-10-24T07:18:25Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 f.| il., tabs.application/pdf266519http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92266porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:44:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92266Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:44:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting
title Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting
spellingShingle Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting
Silva, Fábio Irineu da
Educação
Língua brasileira de sinais
Compreensao na leitura
Surdos -
Educacao
title_short Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting
title_full Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting
title_fullStr Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting
title_full_unstemmed Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting
title_sort Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting
author Silva, Fábio Irineu da
author_facet Silva, Fábio Irineu da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros, Ronice Müller de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio Irineu da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Língua brasileira de sinais
Compreensao na leitura
Surdos -
Educacao
topic Educação
Língua brasileira de sinais
Compreensao na leitura
Surdos -
Educacao
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-24T07:18:25Z
2012-10-24T07:18:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 266519
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92266
identifier_str_mv 266519
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651942200606720