Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ruth Belhing Lessa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130078
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil
id UFSC_e81dade93aeec7c70096f479b3be3b22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130078
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.RegistroProjetoEducação infantilReflexãoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação InfantilA observação e o registro reflexivo fornecem aos docentes uma visão integral da criança e ao mesmo tempo podem revelar suas particularidades, ou seja, a criança poderá demonstrar aspectos coletivos e individuais de acordo com as atividades previamente planejadas pelo profissional da área de educação infantil. Partindo deste pressuposto e tendo em vista a prática pedagógica que exerço como auxiliar de educador no Centro de Educação Infantil e em meio ao projeto de intervenção, viu-se a necessidade de refletir criticamente sobre o registro diário que estabeleci no processo de desenvolvimento do projeto: “Bichos de Jardim”, trabalhado na instituição infantil na qual atuo. O projeto em questão, fora desenvolvido com crianças de faixa etária de 2 anos e possibilitou o diálogo entre o processo de ensino e aprendizagem, potencializando as reflexões referentes ao registro diário como fonte importante de apoio na elaboração dos registros avaliativos. Para tanto, o presente artigo visa à realização de uma releitura sobre os registros diários elaborados durante o desenvolvimento do projeto. Além de analisar alguns pontos importantes do registro reflexivo, o artigo em questão vislumbrará um exercício de reflexão crítica sobre práxis.Florianópolis, SCRopelato, Carla Clauber da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Ruth Belhing Lessa2015-02-23T17:23:08Z2015-02-23T17:23:08Z2012-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis23 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130078porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T17:23:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130078Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T17:23:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.
title Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.
spellingShingle Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.
Machado, Ruth Belhing Lessa
Registro
Projeto
Educação infantil
Reflexão
title_short Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.
title_full Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.
title_fullStr Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.
title_full_unstemmed Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.
title_sort Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.
author Machado, Ruth Belhing Lessa
author_facet Machado, Ruth Belhing Lessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ropelato, Carla Clauber da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ruth Belhing Lessa
dc.subject.por.fl_str_mv Registro
Projeto
Educação infantil
Reflexão
topic Registro
Projeto
Educação infantil
Reflexão
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20
2015-02-23T17:23:08Z
2015-02-23T17:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130078
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652339975815168