Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130078 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil |
id |
UFSC_e81dade93aeec7c70096f479b3be3b22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130078 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica.RegistroProjetoEducação infantilReflexãoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação InfantilA observação e o registro reflexivo fornecem aos docentes uma visão integral da criança e ao mesmo tempo podem revelar suas particularidades, ou seja, a criança poderá demonstrar aspectos coletivos e individuais de acordo com as atividades previamente planejadas pelo profissional da área de educação infantil. Partindo deste pressuposto e tendo em vista a prática pedagógica que exerço como auxiliar de educador no Centro de Educação Infantil e em meio ao projeto de intervenção, viu-se a necessidade de refletir criticamente sobre o registro diário que estabeleci no processo de desenvolvimento do projeto: “Bichos de Jardim”, trabalhado na instituição infantil na qual atuo. O projeto em questão, fora desenvolvido com crianças de faixa etária de 2 anos e possibilitou o diálogo entre o processo de ensino e aprendizagem, potencializando as reflexões referentes ao registro diário como fonte importante de apoio na elaboração dos registros avaliativos. Para tanto, o presente artigo visa à realização de uma releitura sobre os registros diários elaborados durante o desenvolvimento do projeto. Além de analisar alguns pontos importantes do registro reflexivo, o artigo em questão vislumbrará um exercício de reflexão crítica sobre práxis.Florianópolis, SCRopelato, Carla Clauber da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Ruth Belhing Lessa2015-02-23T17:23:08Z2015-02-23T17:23:08Z2012-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis23 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130078porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T17:23:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130078Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T17:23:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica. |
title |
Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica. |
spellingShingle |
Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica. Machado, Ruth Belhing Lessa Registro Projeto Educação infantil Reflexão |
title_short |
Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica. |
title_full |
Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica. |
title_fullStr |
Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica. |
title_full_unstemmed |
Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica. |
title_sort |
Registrar: marcar o cotidiano, fazer história, uma releitura da prática pedagógica. |
author |
Machado, Ruth Belhing Lessa |
author_facet |
Machado, Ruth Belhing Lessa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ropelato, Carla Clauber da Silva Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Ruth Belhing Lessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Registro Projeto Educação infantil Reflexão |
topic |
Registro Projeto Educação infantil Reflexão |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-20 2015-02-23T17:23:08Z 2015-02-23T17:23:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130078 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652339975815168 |