ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142 |
Resumo: | Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no ingresso de estudantes na Educação Superior. A democratização do acesso propiciou a alunos historicamente excluídos desses espaços oportunidade de formação acadêmica. Muitos dos estudantes, porém, constituem um perfil discente caracterizado por apresentar na Educação Básica uma precária formação em algumas áreas do conhecimento, incluindo aprendizagem e uso proficiente da leitura. Como consequência desse histórico, tais estudantes estão revelando dificuldades na leitura de textos de cunho científico. Considerando que uma das práticas de ensino mais comuns na Educação Superior está baseada na solicitação de leitura prévia de textos científicos para as aulas, especialmente em cursos de licenciatura, esse artigo objetiva apresentar o conceito de alfabetização acadêmica, articulado com o novo perfil dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, encaminhando para a proposta de inserir o tema em um componente curricular nos primeiros semestres de cursos de licenciatura. |
id |
URI-2_68a935fdf8b826d886747cbb444511f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/4142 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURANas últimas décadas, houve um aumento significativo no ingresso de estudantes na Educação Superior. A democratização do acesso propiciou a alunos historicamente excluídos desses espaços oportunidade de formação acadêmica. Muitos dos estudantes, porém, constituem um perfil discente caracterizado por apresentar na Educação Básica uma precária formação em algumas áreas do conhecimento, incluindo aprendizagem e uso proficiente da leitura. Como consequência desse histórico, tais estudantes estão revelando dificuldades na leitura de textos de cunho científico. Considerando que uma das práticas de ensino mais comuns na Educação Superior está baseada na solicitação de leitura prévia de textos científicos para as aulas, especialmente em cursos de licenciatura, esse artigo objetiva apresentar o conceito de alfabetização acadêmica, articulado com o novo perfil dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, encaminhando para a proposta de inserir o tema em um componente curricular nos primeiros semestres de cursos de licenciatura.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesAguiar Bittencourt, ZoraiaSchwartz, Suzana2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 164-181Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 164-1811984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142/3190Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T12:46:31Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4142Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2022-02-02T12:46:31Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA |
title |
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA Aguiar Bittencourt, Zoraia |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA |
author |
Aguiar Bittencourt, Zoraia |
author_facet |
Aguiar Bittencourt, Zoraia Schwartz, Suzana |
author_role |
author |
author2 |
Schwartz, Suzana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar Bittencourt, Zoraia Schwartz, Suzana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no ingresso de estudantes na Educação Superior. A democratização do acesso propiciou a alunos historicamente excluídos desses espaços oportunidade de formação acadêmica. Muitos dos estudantes, porém, constituem um perfil discente caracterizado por apresentar na Educação Básica uma precária formação em algumas áreas do conhecimento, incluindo aprendizagem e uso proficiente da leitura. Como consequência desse histórico, tais estudantes estão revelando dificuldades na leitura de textos de cunho científico. Considerando que uma das práticas de ensino mais comuns na Educação Superior está baseada na solicitação de leitura prévia de textos científicos para as aulas, especialmente em cursos de licenciatura, esse artigo objetiva apresentar o conceito de alfabetização acadêmica, articulado com o novo perfil dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, encaminhando para a proposta de inserir o tema em um componente curricular nos primeiros semestres de cursos de licenciatura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142/3190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 164-181 Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 164-181 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565292355584 |