The Production of English final by Brazilians

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daniel Hinckel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121568
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Curso de Graduação em Língua e Literatura Estrangeira.
id UFSC_e96cfa930af15dd861eee5dc7388cb2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121568
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMartins, Daniel HinckelSilveira, Rosane2014-07-03T00:35:23Z2014-07-03T00:35:23Z2012305502https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121568TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Curso de Graduação em Língua e Literatura Estrangeira.Pesquisas relacionadas à produção do [] final do inglês (male [mey]) por falantes brasileiros do inglês como segunda língua não foram extensamente conduzidas. Os estudos existentes pontuam que os brasileiros geralmente produzem o [] final como [u] ('goal' [gou]) ou [w] ('soul' [sow]) (Baptista, 2001; Avery & Ehrlich, 1992), confirmado posteriormente por Moore (2004) e Baratieri (2006). Levando em consideração a dificuldade dos alunos em produzir esse fonema apresentadas, esta pesquisa tem como foco analisar a forma como os falantes brasileiros do inglês como segunda língua produzem esse fonema. No mais, esta pesquisa também tem como objetivo verificar se as variáveis não lingüísticas dos participantes (como idade, escolaridade, participação em cursos de inglês e nível de proficiência) influenciam a forma como eles produzem o fonema-alvo. Para que isso pudesse ser investigado, este estudo verificou os dados de pesquisa de Silveira (2011, in press), que foram coletados de 62 brasileiros, 31 vivendo no Brasil e 31 vivendo nos estados unidos. Um questionário foi usado para coletar informações sobre os participantes, e um teste de leitura de sentenças foi usado para coletar os dados orais da pesquisa. Neste teste, os participantes deveriam ler frases que continham as palavras 'while', 'whale', 'file', 'male' e 'pale'. Após transcrição e organização dos dados em tabelas, foi possível verificar que os brasileiros produzem o [] final do inglês de quatro maneiras diferentes: de forma vocalizada [w], de forma não-vocalizada [], inserindo uma vogal [lI] e removendo o [] do fim das palavras. A respeito da influência exercida pelas variáveis não-linguisticas na produção dos participantes, três dessas variáveis possuíram relações diretas com a forma como o fonema-alvo foi produzido. As variáveis idade e participação em cursos de língua estrangeira demonstraram relação fraca, porém significativa, com relação às diferentes produções do fonema /l/. já a variável nível de proficiência demonstrou possuir uma relação mais forte com relação à produção do [] final do inglês.Research regarding the production of English final [] (male [mey]) by Brazilian speakers of English as a second language has not been extensively conducted. The studies conducted with this purpose found out that Brazilians usually produce the final [] as [u] ('goal' [gou]) or [w] ('soul' [sow]) (Baptista, 2001; Avery & Ehrlich, 1992), a fact later confirmed by Moore (2004) and Baratieri (2006). Bearing these limitations in mind, this research aims at analyzing the way Brazilian speakers of English as a foreign language produce the English final []. Moreover, this research also aims at verifying if participants' non-linguistic variables (such as age, education, attendance to English courses, and level of proficiency) influence the way they produce the target-phoneme. In order to investigate that this study verified Silveira's (2011, in press) data, which was gathered from 62 Brazilians, 31 living in Brazil and 31 living in the United States. A questionnaire was used to collect participants' background information, and a sentence reading test was used to collect the oral data. Participants had to read sentences containing the words 'while', 'whale', 'file', 'male', and 'pale'. After transcribing the results, it was possible to verify that Brazilians produce the English word-final /l/ in four different ways: a vocalized form [w], a non-vocalized form [], vowel insertion [lI], and deleting the final [] phoneme. Regarding the influence of the non-linguistic variables, three of them had direct relations to the way the target-phoneme is produced. Age and EFL courses presented a weak but significant relations to the productions of the phoneme /l/, while the variable level of proficiency showed a strong relationship to the way participants realize the English final [].47 f.| tabs.FlorianópolisLingua inglesaEstudo e ensinoFoneticaFonologiaThe Production of English final by Braziliansinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL305502.pdfapplication/pdf240048https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121568/1/305502.pdf157786d7fea1b2d5e1770e07ffa0c469MD51123456789/1215682015-01-19 18:04:51.775oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121568Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-01-19T20:04:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv The Production of English final by Brazilians
title The Production of English final by Brazilians
spellingShingle The Production of English final by Brazilians
Martins, Daniel Hinckel
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Fonetica
Fonologia
title_short The Production of English final by Brazilians
title_full The Production of English final by Brazilians
title_fullStr The Production of English final by Brazilians
title_full_unstemmed The Production of English final by Brazilians
title_sort The Production of English final by Brazilians
author Martins, Daniel Hinckel
author_facet Martins, Daniel Hinckel
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daniel Hinckel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Rosane
contributor_str_mv Silveira, Rosane
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Lingua inglesa
Estudo e ensino
Fonetica
Fonologia
topic Lingua inglesa
Estudo e ensino
Fonetica
Fonologia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Curso de Graduação em Língua e Literatura Estrangeira.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-03T00:35:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-07-03T00:35:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121568
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 305502
identifier_str_mv 305502
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 f.| tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121568/1/305502.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 157786d7fea1b2d5e1770e07ffa0c469
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805445922521088