Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francine Fragoso de Miranda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197251
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_ec23e50b7a6ef3c723ae34920066eb0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197251
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSCFormação de professoresPedagogiaFormação Matemática o professor PedagogoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho tem o objetivo de tecer algumas considerações acerca da formação matemática do professor pedagogo egresso do Curso de Pedagogia da UFSC. Para situar a pesquisa, elaboramos um apanhado histórico sobre a trajetória dos Cursos de Pedagogia no Brasil, além de apresentar as principais frentes de atuação do pedagogo. Além disso, vimos o que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática indicam como conhecimentos a serem ensinados (pelo professor pedagogo) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em seguida, fizemos um estudo sobre a formação matemática do pedagogo na UFSC, mostrando quais disciplinas e suas respectivas cargas horárias são dedicadas à Matemática. Analisando alguns escritos sobre o tema, pudemos perceber que existem diversas pesquisas em várias instituições de ensino superior nesse sentido, e que muitas delas concluem que a carga horária destinada à Matemática nos cursos de Pedagogia é muito baixa. Nesse mesmo sentido, e por comparação com tais pesquisas, concluímos que é preciso rever a carga horária voltada à formação matemática no Curso de Pedagogia da UFSC, dado que aquela apresentada atualmente é tão pequena ou menor que aquelas relatadas como insuficientes nas pesquisas que utilizamos e que nos deram suporte.This work aims to make a few remarks about mathematics teacher education teacher graduate of the UFSC Education Course. To situate the research, we prepared a historical overview of the trajectory of pedagogy courses in Brazil, in addition to presenting the main pedagogue of fronts. In addition, we saw what the National Curriculum Standards of Mathematics indicate how knowledge to be taught (by pedagogue teacher) in the early years of elementary school. Then we did a study on the mathematical training of pedagogue at UFSC, showing which disciplines and their respective timetables are devoted to mathematics. Analyzing some writings on the subject, we realize that there are several studies in various institutions of higher education in this sense, and that many of them conclude that the hours allocated to mathematics in teaching courses is very low. In the same way, and by comparison with such research, we concluded that it is necessary to review the workload focused on mathematics education in the School of Education at UFSC, as that currently presented is as small or smaller than those reported as insufficient in the research we use and who gave us support.Florianópolis, SCSilveira, EveraldoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Francine Fragoso de Miranda2019-07-09T14:16:53Z2019-07-09T14:16:53Z2016-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197251info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-09T14:16:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197251Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-09T14:16:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSC
title Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSC
spellingShingle Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSC
Silva, Francine Fragoso de Miranda
Formação de professores
Pedagogia
Formação Matemática o professor Pedagogo
title_short Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSC
title_full Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSC
title_fullStr Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSC
title_full_unstemmed Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSC
title_sort Algumas considerações acerca de conhecimentos específicos e metodológicos em relação à Matemática no curso de Pedagogia da UFSC
author Silva, Francine Fragoso de Miranda
author_facet Silva, Francine Fragoso de Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Everaldo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francine Fragoso de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Pedagogia
Formação Matemática o professor Pedagogo
topic Formação de professores
Pedagogia
Formação Matemática o professor Pedagogo
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-08
2019-07-09T14:16:53Z
2019-07-09T14:16:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197251
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652169244573696