Programa para desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas universitárias brasileiras: conceituação, características e estrutura
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251409 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023. |
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Programa para desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas universitárias brasileiras: conceituação, características e estruturaCiência da informaçãoCompetência em informaçãoBibliotecas universitáriasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023.A Competência em Informação tem sido uma temática muito discutida na área da Ciência da Informação e da Biblioteconomia nos últimos 50 anos, com as bibliotecas universitárias liderando no desenvolvimento de iniciativas que buscam desenvolver nas pessoas, ligadas a esses espaços, elementos relacionados a essa competência. Dessa forma, essa pesquisa buscou propor, através da análise de documentos diversos, um roteiro para estruturação de Programas para Desenvolvimento da Competência em Informação para as bibliotecas universitárias brasileiras. Para alcance do objetivo geral, estabeleceu-se três objetivos específicos trabalhados através de pesquisa bibliográfica e documental, cuja literatura foi coletada por meio da construção de protocolos para busca sistemática e analisados a partir do uso de abordagem qualitativa. Para o objetivo (a), apresentou-se o sistema universitário brasileiro, abordando sua origem, influências e conjuntura atual, além de discorrer sobre o papel das bibliotecas nesses espaços e dos bibliotecários frente as mudanças que estão ocorrendo. Percebe-se que as mudanças ocorridas no ensino superior têm alterado a estrutura física das bibliotecas, seus serviços e o perfil dos profissionais que nelas atuam, demandando novas competências, proatividade e capacidade de trabalhar de forma colaborativa. No objetivo (b), discorreu-se sobre a Competência em Informação, também a partir de sua origem e evolução, mostrando os principais conceitos e ressaltando seu caráter interdisciplinar e importância para a sociedade atual, que precisa desenvolver habilidades, conhecimentos, valores e atitudes para lidar com a informação de forma crítica. Para o objetivo (c), apresentou-se os principais documentos que norteiam a estrutura e conteúdo de Programas para Desenvolvimento da Competência em Informação voltados para o ensino superior, além de trazer uma análise de práticas publicadas em periódicos internacionais e anais de eventos nacionais. Através dessa análise foi possível inferir que nas práticas brasileiras há foco quase exclusivo no desenvolvimento da dimensão técnica da Competência em Informação, não existindo menção ao uso de documentos norteadores ou de metodologias de ensino-aprendizagem utilizados para planejamento e desenvolvimento dessas iniciativas, sendo, de forma contrária, mencionados com mais frequência nas práticas internacionais. Conclui-se que as bibliotecas universitárias aqui no Brasil devem repensar a forma como essas iniciativas são estruturadas, buscando criar programas orientados pelos documentos norteadores já desenvolvidos e alinhados as habilidades, conhecimentos, atitudes e valores que fazem parte da Competência em Informação, equilibrando as suas dimensões ética, estética, técnica e política.Abstract: Information literacy has been a much-discussed topic in Library and Information Science over the last 50 years, with university libraries leading the way in creating initiatives to develop this competence in people linked to these communities. Thus, this research sought to propose, through the analysis of various documents, a concise script to help structure information literacy programs for Brazilian university libraries. We divided the general objective by establishing three specific ones, worked on through literature review and document analysis. We built protocols to search those documents systematically and used qualitative research to analyze them. For objective (a), higher education in Brazil was presented, addressing its origin, influences, and current situation. In addition, we discussed the role of libraries in these spaces and of librarians in the face of the changes that are taking place. The literature showed that changes in higher education have altered the physical structure of libraries, their services, and the profile of their professionals, demanding new skills, proactivity, and the ability to work collaboratively. In objective (b), we discussed information literacy, also starting with its origin and evolution, showing its main concepts and emphasizing its interdisciplinarity and importance for today's society, which needs to develop skills, knowledge, values, and attitudes to deal with information critically. For objective (c), we presented the primary documents that guide the structure and content of information literacy programs in higher education. In addition, we brought an analysis of initiatives published in international journals and Brazilian conference proceedings. These analyses showed that, in Brazil, the initiatives focus almost exclusively on developing the technical dimension of information literacy, rarely mentioning the use of guiding documents or learning methodologies. Conversely, international initiatives brought up those documents and methods more frequently and in more detail. In conclusion, Brazilian university libraries must rethink the way these initiatives are structured, seeking to create programs that rely upon guidelines, frameworks, standards, and models already developed, aligning them with the skills, knowledge, attitudes, and values that are part of information literacy, fostering its ethical, aesthetic, technical and political dimensions in equal measure.Vitorino, Elizete VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaDamasceno, Fernanda Silva2023-10-10T23:14:06Z2023-10-10T23:14:06Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis182 p.| il.application/pdf383937https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251409porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T23:14:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251409Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-10-10T23:14:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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