O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Sandra Schlischting Nunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168779
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_ed7395e180d7231b859c9af38756318f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168779
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-ScTDICÉtica na EscolaCultura EscolarTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este estudo traz reflexões sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por estudantes de uma escola rural de São Joaquim (SC), tendo em vista a questão da ética no uso dessas tecnologias. O objetivo geral do estudo foi o de compreender qual a importância e os usos que os estudantes fazem das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, definindo como objetivos específicos: entender a importância que os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I veem nas TDIC; ii) descrever quais os usos das TDIC que são feitos por esses estudantes e iii) entender como os estudantes imaginam esta inserção das TDIC no contexto escolar. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica do estudo e uma pesquisa de campo com uso de questionários aplicados com sete (07) estudantes do 4º ano e nove (09) estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados da pesquisa mostram que os estudante, mesmo residindo em áreas afastadas dos centros urbanos maiores já possuem conhecimento sobre as TDIC e, principalmente na escola, fazem uso das mesmas para realização de trabalhos e pesquisas escolares. As respostas também evidenciam a importância da formação docente voltada para as TDIC, haja vista que muitos docentes ainda não dominam as tecnologias.Florianópolis, SCTeixeira, Graziela Gomes SteinUniversidade Federal de Santa CatarinaGil, Sandra Schlischting Nunes2016-09-28T21:52:34Z2016-09-28T21:52:34Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168779porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T21:52:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T21:52:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc
title O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc
spellingShingle O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc
Gil, Sandra Schlischting Nunes
TDIC
Ética na Escola
Cultura Escolar
title_short O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc
title_full O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc
title_fullStr O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc
title_full_unstemmed O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc
title_sort O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc
author Gil, Sandra Schlischting Nunes
author_facet Gil, Sandra Schlischting Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Graziela Gomes Stein
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Sandra Schlischting Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC
Ética na Escola
Cultura Escolar
topic TDIC
Ética na Escola
Cultura Escolar
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T21:52:34Z
2016-09-28T21:52:34Z
2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168779
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652323144073216