Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Leonice Passarella dos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88020
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_ed90f3664608bb67d8e4f8a4bc06adef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88020
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficultiesLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosDisturbios da aprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do ensino de estratégias de aprendizagem de língua no processo de aprendizagem de seis alunos de inglês como língua estrangeira, que possuem dificuldades de aprendizagem. O estudo contou com a participação de 16 alunos: seis no grupo experimental e dez no grupo de controle. Para efetuar essa investigação, foram observadas 46 aulas de 90 minutos, das quais 34 foram observadas através de anotações e 24 através de gravação em áudio. Além disso, cada participante respondeu seis questionários e preencheu diários. Cada participante foi entrevistado uma vez e cada professora foi entrevistada duas vezes. Finalmente, um Programa de Instrução em Estratégia de Aprendizagem de Língua foi desenhado e dado ao grupo experimental. A análise dos dados mostrou que (1) os participantes apresentaram dificuldades em ouvir, falar, ler e escrever em Inglês, (2) a maioria dos participantes no grupo de controle permaneceu com as dificuldades encontradas no início do curso e, além disso, outras dificuldades foram identificadas até o final do curso, e (3), depois de participar do programa de instrução, o grupo experimental sofreu mudanças principalmente no que se refere à sua atitude diante da língua inglesa, pois se tornou mais disposto e motivado a participar em aula e também começou a acreditar que era capaz de superar suas dificuldades. Esses resultados sugerem que o ensino explícito de estratégias de aprendizagem de língua para alunos com dificuldades de aprendizagem # associado ao uso consciente dessas estratégias tanto em sala de aula quanto em outro ambiente (por exemplo, em casa) # tem um efeito positivo no processo de aprendizagem de tais alunos.Florianópolis, SCFortkamp, Mailce Borges MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaReis, Leonice Passarella dos2012-10-22T04:50:01Z2012-10-22T04:50:01Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf208099http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88020engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:44:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88020Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:44:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties
title Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties
spellingShingle Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties
Reis, Leonice Passarella dos
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Disturbios da aprendizagem
title_short Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties
title_full Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties
title_fullStr Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties
title_full_unstemmed Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties
title_sort Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties
author Reis, Leonice Passarella dos
author_facet Reis, Leonice Passarella dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortkamp, Mailce Borges Mota
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Leonice Passarella dos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Disturbios da aprendizagem
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Disturbios da aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T04:50:01Z
2012-10-22T04:50:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 208099
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88020
identifier_str_mv 208099
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88020
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652063367757824