Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88020 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
id |
UFSC_ed90f3664608bb67d8e4f8a4bc06adef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88020 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficultiesLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosDisturbios da aprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do ensino de estratégias de aprendizagem de língua no processo de aprendizagem de seis alunos de inglês como língua estrangeira, que possuem dificuldades de aprendizagem. O estudo contou com a participação de 16 alunos: seis no grupo experimental e dez no grupo de controle. Para efetuar essa investigação, foram observadas 46 aulas de 90 minutos, das quais 34 foram observadas através de anotações e 24 através de gravação em áudio. Além disso, cada participante respondeu seis questionários e preencheu diários. Cada participante foi entrevistado uma vez e cada professora foi entrevistada duas vezes. Finalmente, um Programa de Instrução em Estratégia de Aprendizagem de Língua foi desenhado e dado ao grupo experimental. A análise dos dados mostrou que (1) os participantes apresentaram dificuldades em ouvir, falar, ler e escrever em Inglês, (2) a maioria dos participantes no grupo de controle permaneceu com as dificuldades encontradas no início do curso e, além disso, outras dificuldades foram identificadas até o final do curso, e (3), depois de participar do programa de instrução, o grupo experimental sofreu mudanças principalmente no que se refere à sua atitude diante da língua inglesa, pois se tornou mais disposto e motivado a participar em aula e também começou a acreditar que era capaz de superar suas dificuldades. Esses resultados sugerem que o ensino explícito de estratégias de aprendizagem de língua para alunos com dificuldades de aprendizagem # associado ao uso consciente dessas estratégias tanto em sala de aula quanto em outro ambiente (por exemplo, em casa) # tem um efeito positivo no processo de aprendizagem de tais alunos.Florianópolis, SCFortkamp, Mailce Borges MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaReis, Leonice Passarella dos2012-10-22T04:50:01Z2012-10-22T04:50:01Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf208099http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88020engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:44:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88020Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:44:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties |
title |
Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties |
spellingShingle |
Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties Reis, Leonice Passarella dos Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Disturbios da aprendizagem |
title_short |
Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties |
title_full |
Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties |
title_fullStr |
Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties |
title_full_unstemmed |
Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties |
title_sort |
Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties |
author |
Reis, Leonice Passarella dos |
author_facet |
Reis, Leonice Passarella dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fortkamp, Mailce Borges Mota Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Leonice Passarella dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Disturbios da aprendizagem |
topic |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Disturbios da aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-22T04:50:01Z 2012-10-22T04:50:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
208099 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88020 |
identifier_str_mv |
208099 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652063367757824 |