Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teleginski, Aline
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235148
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_ee3d140515469b67be5389922bbc8b75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235148
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de LiteraturaEstratégias pedagógicas. Ensino de química. Ensino-aprendizagem.Pedagogical strategies. Chemistry teaching. Teaching-learning.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Diante dos avanços científicos e tecnológicos, atrelados ao aumento dos impactos negativos no meio ambiente, o ensino de Química nos dias atuais deve promover, junto a Ciências da Natureza, a alfabetização científica para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos quanto às questões ambientais e aos processos de produção de bens e serviços. Entretanto, ensinar e aprender Química não são tarefas fáceis para professores e alunos. As dificuldades vêm desde a formação docente deficitária quanto aos conhecimentos químicos até a falta de interesse dos estudantes nas aulas. Para vencê-las e propiciar uma aprendizagem significativa, é necessário diversificar as estratégias de ensino, partindo do conhecimento prévio do aluno e contextualizando os conceitos abordados. A presente pesquisa buscou na literatura práticas educacionais do componente curricular Ciências no Ensino Fundamental, mais especificamente quanto ao conteúdo de Química trabalhado no nono ano, investigou as principais dificuldades apresentadas por professores e alunos e apresentou estratégias pedagógicas possíveis de serem realizadas nas aulas, propiciando melhor assimilação dos temas a serem trabalhados.In the face of scientific and technological advances, linked to the increase in negative impacts on the environment, the teaching of Chemistry today should promote, together with Natural Sciences, scientific literacy for the formation of more conscious and critical citizens regarding environmental and to the processes of production of goods and services. But teaching and learning Chemistry is not an easy task for teachers and students. The difficulties come from the deficient teacher training regarding chemical knowledge to the students' lack of interest in classes. To overcome them and provide meaningful learning, it is necessary to diversify teaching strategies, starting from the student's prior knowledge and contextualizing the concepts addressed. The present research searched in the literature educational practices of the curricular component Sciences in Elementary School, more specifically regarding the content of chemistry worked in the ninth grade, investigated the main difficulties presented by teachers and students and presented pedagogical strategies that could be carried out in classes, providing better assimilation of the topics to be worked on.Florianópolis, SCPaines, Patrícia de AndradeUniversidade Federal de Santa CatarinaTeleginski, Aline2022-05-26T15:37:48Z2022-05-26T15:37:48Z2022-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235148info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-05-26T15:37:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235148Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-26T15:37:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura
title Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura
spellingShingle Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura
Teleginski, Aline
Estratégias pedagógicas. Ensino de química. Ensino-aprendizagem.
Pedagogical strategies. Chemistry teaching. Teaching-learning.
title_short Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura
title_full Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura
title_fullStr Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura
title_full_unstemmed Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura
title_sort Ensino de Química no Componente Curricular Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura
author Teleginski, Aline
author_facet Teleginski, Aline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paines, Patrícia de Andrade
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Teleginski, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias pedagógicas. Ensino de química. Ensino-aprendizagem.
Pedagogical strategies. Chemistry teaching. Teaching-learning.
topic Estratégias pedagógicas. Ensino de química. Ensino-aprendizagem.
Pedagogical strategies. Chemistry teaching. Teaching-learning.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26T15:37:48Z
2022-05-26T15:37:48Z
2022-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235148
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652389339627520