Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222422 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
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Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagemEducação em EnfermagemTecnologias EducacionaisMetodologias AtivasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: a simulação clínica é uma estratégia de ensino que vem sendo utilizada com frequência, essa metodologia de aprendizagem permite recriar um contexto clínico, com objetivos pedagógicos planejados, em ambiente seguro, de modo a propiciar o desenvolvimento de competências profissionais O professor em seu papel de facilitador, através da simulação clínica e o cenário criado trabalha estimulando o olhar e o pensamento crítico-reflexivo dos estudantes. Objetivo: Compreender como são desenvolvidos os cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na Graduação em Enfermagem. Método: trata-se de estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos por meio de triangulação: entrevistas semi-estruturadas com docents vinculados às disciplinas que realizam simulação clínica em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Região Sul do Brasil; análise documental (Projeto Pedagógico de Curso e Guia Metodológico para a Simulação em Enfermagem); somado à uma revisão de escopo que foi fundamentada no protocolo PRISMA SRs. Resultados: destacou-se a importância do cenário estruturado, da clareza apresentada ao estudante, a necessidade de capacitações e implementação de diretrizes para o desenvolvimento da simulação clínica, facilitando assim, o processo de aprendizagem. Considerações Finais: a simulação clínica é uma oportunidade de qualificar para questões não-técnicas, estimula o estudante e o desperta para a reflexão e a ação crítica. Com este estudo evidencia-se a necessidade de oportunizar mais momentos de diálogos e estudos entre os docentes, além da atualização dos documentos formais/institucionais para a elaboração de cenários e a condução da simulação clínica. Pois, ao preparar o corpo docente para os desafios contemporâneos, mais próximo da realidade estará esta ferramenta pedagógica.Florianópolis, SCLino, Monica MottaBresolin, PaulaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Naian Ingrid Rodrigues da2021-04-23T10:33:37Z2021-04-23T10:33:37Z2021-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222422info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-04-23T10:33:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222422Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-23T10:33:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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