Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Naian Ingrid Rodrigues da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222422
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
id UFSC_f26b2023748574d79cfa3080a9b1cd72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222422
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagemEducação em EnfermagemTecnologias EducacionaisMetodologias AtivasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: a simulação clínica é uma estratégia de ensino que vem sendo utilizada com frequência, essa metodologia de aprendizagem permite recriar um contexto clínico, com objetivos pedagógicos planejados, em ambiente seguro, de modo a propiciar o desenvolvimento de competências profissionais O professor em seu papel de facilitador, através da simulação clínica e o cenário criado trabalha estimulando o olhar e o pensamento crítico-reflexivo dos estudantes. Objetivo: Compreender como são desenvolvidos os cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na Graduação em Enfermagem. Método: trata-se de estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos por meio de triangulação: entrevistas semi-estruturadas com docents vinculados às disciplinas que realizam simulação clínica em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Região Sul do Brasil; análise documental (Projeto Pedagógico de Curso e Guia Metodológico para a Simulação em Enfermagem); somado à uma revisão de escopo que foi fundamentada no protocolo PRISMA SRs. Resultados: destacou-se a importância do cenário estruturado, da clareza apresentada ao estudante, a necessidade de capacitações e implementação de diretrizes para o desenvolvimento da simulação clínica, facilitando assim, o processo de aprendizagem. Considerações Finais: a simulação clínica é uma oportunidade de qualificar para questões não-técnicas, estimula o estudante e o desperta para a reflexão e a ação crítica. Com este estudo evidencia-se a necessidade de oportunizar mais momentos de diálogos e estudos entre os docentes, além da atualização dos documentos formais/institucionais para a elaboração de cenários e a condução da simulação clínica. Pois, ao preparar o corpo docente para os desafios contemporâneos, mais próximo da realidade estará esta ferramenta pedagógica.Florianópolis, SCLino, Monica MottaBresolin, PaulaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Naian Ingrid Rodrigues da2021-04-23T10:33:37Z2021-04-23T10:33:37Z2021-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222422info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-04-23T10:33:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222422Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-23T10:33:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem
title Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem
spellingShingle Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem
Silveira, Naian Ingrid Rodrigues da
Educação em Enfermagem
Tecnologias Educacionais
Metodologias Ativas
title_short Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem
title_full Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem
title_fullStr Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem
title_sort Desenvolvimento de cenários de simulação clínica para o aprendizado ativo na graduação em enfermagem
author Silveira, Naian Ingrid Rodrigues da
author_facet Silveira, Naian Ingrid Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Monica Motta
Bresolin, Paula
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Naian Ingrid Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Tecnologias Educacionais
Metodologias Ativas
topic Educação em Enfermagem
Tecnologias Educacionais
Metodologias Ativas
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23T10:33:37Z
2021-04-23T10:33:37Z
2021-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222422
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652308905459712