Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florêncio, Marlene Vitorino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4243
Resumo: Trata-se de um estudo sobre o uso de Tecnologias Educacionais (TEs) num curso de Graduação em Enfermagem. Objetivos: descrever as principais TEs utilizadas nas aulas, no ensino de graduação desta IES; analisar a utilização de Tecnologias Educacionais Participativas, segundo os participantes da pesquisa; discutir sobre a repercussão do uso de Tecnologias Educacionais Participativas na formação de enfermeiros e realizar uma oficina sobre tecnologias educacionais participativas, a serem desenvolvidas com docentes deste curso. Método: Estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os participantes da pesquisa foram 17 discentes regularmente matriculados nesta universidade e 12 docentes do quadro permanente do Curso de Graduação em Enfermagem. O cenário foi a Universidade Estácio de Sá (UNESA), instituição de ensino privado, situada no município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação simples. A pesquisa foi autorizada pela instituição e submetida ao comitê de ética atendendo à lei, cumprindo a Resolução nº. 466/2012 de CNS/MS (BRASIL, 2012). No resultado da análise, ficou evidente que os docentes e discentes percebem a necessidade da inserção de novos métodos de ensino, tornando-o mais dinâmico e prazeroso para o estudante, facilitando, com isso, o aprendizado. Foi gratificante perceber que docentes e discentes têm consciência de que a prática de ensino não pode se dar somente por meio de aulas expositivas
id UFF-2_8b5b2d6f4388d16759a3df07c8ef32ad
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4243
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensinoEnfermagemTecnologias educacionaisEducaçãoEnfermagemTecnologias educacionaisEducaçãoNursingEducational technologiesEducationTrata-se de um estudo sobre o uso de Tecnologias Educacionais (TEs) num curso de Graduação em Enfermagem. Objetivos: descrever as principais TEs utilizadas nas aulas, no ensino de graduação desta IES; analisar a utilização de Tecnologias Educacionais Participativas, segundo os participantes da pesquisa; discutir sobre a repercussão do uso de Tecnologias Educacionais Participativas na formação de enfermeiros e realizar uma oficina sobre tecnologias educacionais participativas, a serem desenvolvidas com docentes deste curso. Método: Estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os participantes da pesquisa foram 17 discentes regularmente matriculados nesta universidade e 12 docentes do quadro permanente do Curso de Graduação em Enfermagem. O cenário foi a Universidade Estácio de Sá (UNESA), instituição de ensino privado, situada no município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação simples. A pesquisa foi autorizada pela instituição e submetida ao comitê de ética atendendo à lei, cumprindo a Resolução nº. 466/2012 de CNS/MS (BRASIL, 2012). No resultado da análise, ficou evidente que os docentes e discentes percebem a necessidade da inserção de novos métodos de ensino, tornando-o mais dinâmico e prazeroso para o estudante, facilitando, com isso, o aprendizado. Foi gratificante perceber que docentes e discentes têm consciência de que a prática de ensino não pode se dar somente por meio de aulas expositivasIt is a study on the use of Educational Technologies (ETs) in a Nursing school. Objectives: To describe the main ETs used in class, in the graduate education of this IES; analyze the use of Participatory Educational Technologies, according to survey participants; discuss the impact of the use of Participatory Educational Technologies in nursing education and conduct a workshop on participatory educational technologies, to be developed with teachers of this course. Methods: Qualitative, exploratory and descriptive study. Survey participants were 17 students enrolled in this university and 12 teachers of the permanent staff of the nursing school. The setting was the Universidade Estácio de Sa (UNESA), private education institution, located in the city of Nova Iguaçu, state of Rio de Janeiro. Data were collected through semi-structured interviews and simple observation. The study was approved by the institution and submitted to the ethics committee in view of the law, complying with Resolution no. 466/2012 of CNS / MS (BRAZIL, 2012). In the outcome of the review, it became evident that teachers and students realize the need for inclusion of new teaching methods, making it more dynamic and enjoyable for the student, facilitating the learning process. It was gratifying to see that teachers and students are aware that the practice of teaching can not be given only through lecturesSabóia, Vera MariaCardoso, JanaínaDaher, Donizete VagoFlorêncio, Marlene Vitorino2017-08-22T20:22:00Z2017-08-22T20:22:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFLORÊNCIO, Marlene Vitorino. Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador no processo de ensino. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.https://app.uff.br/riuff/handle/1/4243http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:43Zoai:app.uff.br:1/4243Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:57:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino
title Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino
spellingShingle Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino
Florêncio, Marlene Vitorino
Enfermagem
Tecnologias educacionais
Educação
Enfermagem
Tecnologias educacionais
Educação
Nursing
Educational technologies
Education
title_short Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino
title_full Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino
title_fullStr Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino
title_full_unstemmed Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino
title_sort Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino
author Florêncio, Marlene Vitorino
author_facet Florêncio, Marlene Vitorino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sabóia, Vera Maria
Cardoso, Janaína
Daher, Donizete Vago
dc.contributor.author.fl_str_mv Florêncio, Marlene Vitorino
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Tecnologias educacionais
Educação
Enfermagem
Tecnologias educacionais
Educação
Nursing
Educational technologies
Education
topic Enfermagem
Tecnologias educacionais
Educação
Enfermagem
Tecnologias educacionais
Educação
Nursing
Educational technologies
Education
description Trata-se de um estudo sobre o uso de Tecnologias Educacionais (TEs) num curso de Graduação em Enfermagem. Objetivos: descrever as principais TEs utilizadas nas aulas, no ensino de graduação desta IES; analisar a utilização de Tecnologias Educacionais Participativas, segundo os participantes da pesquisa; discutir sobre a repercussão do uso de Tecnologias Educacionais Participativas na formação de enfermeiros e realizar uma oficina sobre tecnologias educacionais participativas, a serem desenvolvidas com docentes deste curso. Método: Estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os participantes da pesquisa foram 17 discentes regularmente matriculados nesta universidade e 12 docentes do quadro permanente do Curso de Graduação em Enfermagem. O cenário foi a Universidade Estácio de Sá (UNESA), instituição de ensino privado, situada no município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação simples. A pesquisa foi autorizada pela instituição e submetida ao comitê de ética atendendo à lei, cumprindo a Resolução nº. 466/2012 de CNS/MS (BRASIL, 2012). No resultado da análise, ficou evidente que os docentes e discentes percebem a necessidade da inserção de novos métodos de ensino, tornando-o mais dinâmico e prazeroso para o estudante, facilitando, com isso, o aprendizado. Foi gratificante perceber que docentes e discentes têm consciência de que a prática de ensino não pode se dar somente por meio de aulas expositivas
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-08-22T20:22:00Z
2017-08-22T20:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLORÊNCIO, Marlene Vitorino. Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador no processo de ensino. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4243
identifier_str_mv FLORÊNCIO, Marlene Vitorino. Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador no processo de ensino. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838815884148736