O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gama, Marta Maria, Pinto, Neuza Bertoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212232
Resumo: Disponível em: http://www.ojs.asocolme.org/index.php/RECME/article/view/333
id UFSC_f29bc05ce8369786ca7c00de5fa3725e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212232
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”Ensino de geometriaTendências pedagógicasFormação de professoresDisponível em: http://www.ojs.asocolme.org/index.php/RECME/article/view/333Este artigo tem como objeto de estudo a análise empreendida na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética” de Molina e Rico, publicada no ano de 1969 pela editora Tabajara que circulou nas escolas públicas Mato-grossenses. A pesquisa de Mestrado em Ensino, ancorada na abordagem histórico-cultural fundamenta-se nos aportes teóricos de autores que contribuem sobremaneira para a compreensão do objeto de estudo. Nosso objetivo foi analisar a presença da geometria na formação de professores, tendo como referência quatro dos seis volumes da coletânea utilizada no período de 1970 e 1980 no Curso Normal de Mato Grosso. Os dados revelam a presença da geometria indicando como as normalistas aprendiam e ensinavam os conteúdos de geometria, a partir das tendências pedagógicas que norteavam o processo de ensino e aprendizagem na escola primária mato-grossense.Revista Colombiana de Matemática Educativa2020-08-26T18:53:08Z2020-08-26T18:53:08Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, L. I. M. V.; GAMA, M. M.; PINTO, N. B.. O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”. RECME, v. 5, p. 3-12, 2020.2500-5251https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212232Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos deGama, Marta MariaPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T18:53:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212232Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-26T18:53:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”
title O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”
spellingShingle O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Ensino de geometria
Tendências pedagógicas
Formação de professores
title_short O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”
title_full O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”
title_fullStr O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”
title_full_unstemmed O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”
title_sort O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”
author Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
author_facet Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Gama, Marta Maria
Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
author2 Gama, Marta Maria
Pinto, Neuza Bertoni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Gama, Marta Maria
Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geometria
Tendências pedagógicas
Formação de professores
topic Ensino de geometria
Tendências pedagógicas
Formação de professores
description Disponível em: http://www.ojs.asocolme.org/index.php/RECME/article/view/333
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-26T18:53:08Z
2020-08-26T18:53:08Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, L. I. M. V.; GAMA, M. M.; PINTO, N. B.. O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”. RECME, v. 5, p. 3-12, 2020.
2500-5251
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212232
identifier_str_mv ALMEIDA, L. I. M. V.; GAMA, M. M.; PINTO, N. B.. O ensino de geometria e as tendências pedagógicas presente na coletânea “Criança, Geometria, Aritmética”. RECME, v. 5, p. 3-12, 2020.
2500-5251
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Colombiana de Matemática Educativa
publisher.none.fl_str_mv Revista Colombiana de Matemática Educativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652383332335616