Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208290 |
Resumo: | Disponível em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/escolas_municipais/cadernos_professor/index.php |
id |
UFSC_f2a531cd26c8ed66ff8e20572b6df4a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208290 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)Matemática escolarEscola primáriaMétodo IntuitivoMatemática ModernaDisponível em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/escolas_municipais/cadernos_professor/index.phpAnalisando o histórico da matemática escolar ao longo do período delimitado, a pesquisa centrou sua atenção nas formas de apropriação dos ideários e dispositivos legais levadas a efeito nas práticas de ensino em sala de aula. No processo de expansão da escola primária de Mato Grosso, ocorrido entre 1920 e 1960, o estudo destacou práticas de memorização da tabuada e processos mecânicos da aritmética com exercícios descontextualizados do cotidiano infantil. As análises das fontes relativas a esse período revelam que a introdução do ensino intuitivo foi um marco na renovação da disciplina. As décadas de 1970 e 1980 foram marcadas pela introdução da Matemática Moderna e pela difusão do ideário piagetiano como indicam as propostas curriculares e os livros didáticos de Matemática das séries iniciais do Ensino de Primeiro Grau de Mato Grosso.Cadernos para o professor2020-04-14T23:00:01Z2020-04-14T23:00:01Z2017-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, L. I. M. V. . Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980). Cadernos para o professor, nº 34, p.61-74, ago/dez, 20171678-5304https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208290Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-14T23:00:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208290Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-14T23:00:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980) |
title |
Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980) |
spellingShingle |
Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980) Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Matemática escolar Escola primária Método Intuitivo Matemática Moderna |
title_short |
Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980) |
title_full |
Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980) |
title_fullStr |
Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980) |
title_full_unstemmed |
Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980) |
title_sort |
Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980) |
author |
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de |
author_facet |
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática escolar Escola primária Método Intuitivo Matemática Moderna |
topic |
Matemática escolar Escola primária Método Intuitivo Matemática Moderna |
description |
Disponível em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/escolas_municipais/cadernos_professor/index.php |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08 2020-04-14T23:00:01Z 2020-04-14T23:00:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, L. I. M. V. . Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980). Cadernos para o professor, nº 34, p.61-74, ago/dez, 2017 1678-5304 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208290 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, L. I. M. V. . Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980). Cadernos para o professor, nº 34, p.61-74, ago/dez, 2017 1678-5304 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos para o professor |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos para o professor |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652143836528640 |