Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzarini, Claudia Regina Boen
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190602
Resumo: Frizzarini, Claudia Regina Boen. Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960) / Claudia Regina Boen Frizzarini. – Guarulhos, 2018. 184p. Tese (doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2018. Orientador: Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Mathematical knowledge in school subject Manual Works: processes of schooling of doing, São Paulo and Rio de Janeiro (1890-1960). 1. Saberes matemáticos. 2. Trabalhos Manuais. 3. Ensino primário. 4. Finalidades de ensino. I. Título
id UFSC_f52b8a336d21b42f68f0d5ceb712f6b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190602
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)Saberes matemáticosTrabalhos ManuaisEnsino primárioFinalidades de ensinoFrizzarini, Claudia Regina Boen. Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960) / Claudia Regina Boen Frizzarini. – Guarulhos, 2018. 184p. Tese (doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2018. Orientador: Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Mathematical knowledge in school subject Manual Works: processes of schooling of doing, São Paulo and Rio de Janeiro (1890-1960). 1. Saberes matemáticos. 2. Trabalhos Manuais. 3. Ensino primário. 4. Finalidades de ensino. I. TítuloEsta investigação objetiva analisar como e quais saberes matemáticos articulam-se na matéria escolar Trabalhos Manuais ao longo de sua escolarização no curso primário nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, locais de disseminação de ideais da educação. O período que concerne à pesquisa é delimitado segundo a atuação dos Trabalhos Manuais como uma matéria escolar nos programas primários dos estados paulista e fluminense (1890 – 1950). As teorias da História Cultural (CHARTIER, 2002, 2010, 2011), da História das disciplinas escolares e Finalidades de Ensino (CHERVEL, 1990), além dos conceitos de Disciplinarização e Saberes “a” e “para ensinar” (HOFSTETTER, SCHNEUWLY, 2017) são empregados na análise de programas de ensino primário, artigos de revistas pedagógicas e manuais escolares na construção de uma narrativa histórica acerca das articulações. A análise das fontes possibilitou constatar que essas articulações não são isentas do momento educacional, espaço e finalidades de ensino da escola primária e da própria matéria Trabalhos Manuais. Pôde-se inferir que cada tipo de trabalho manual proposto ao curso primário fluminense ou paulista se articula de maneira distinta com os saberes matemáticos, no entanto, alguns desses saberes são demandados continuamente nos trabalhos manuais, como os conceitos de medidas, figuras geométricas planas, figuras geométricas espaciais, ângulos e perspectiva. E na investigação dessas articulações, se reiteram as finalidades colocadas ao ensino de Trabalhos Manuais, na destreza manual e visual almejadas à criança, o aprimoramento estético e artístico, o desenvolvimento do amor e gosto pelo trabalho e, o auxílio às outras matérias, propriamente daquelas que exprimam o ensino de saberes matemáticos. Defende-se a tese da existência de dois movimentos de articulações dos saberes matemáticos no ensino dos Trabalhos Manuais, o primeiro pertencente ao momento da Pedagogia Moderna que evidencia a matéria Trabalhos Manuais, caracterizada como um saber a ensinar os seus próprios trabalhos manuais tendo os saberes matemáticos como ferramentas para suas construções, e um segundo decorrente da Pedagogia da Escola Nova em que os Trabalhos Manuais são concebidos como uma metodologia de ensino e assim atuam juntamente com os saberes matemáticos como um saber para ensinar matemática.Leme da Silva, Maria CéliaFrizzarini, Claudia Regina Boen2018-10-17T17:41:38Z2018-10-17T17:41:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFRIZZARINI, Claudia Regina Boen. Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960). 2018. 184f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190602porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-17T17:45:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190602Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-17T17:45:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)
title Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)
spellingShingle Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)
Frizzarini, Claudia Regina Boen
Saberes matemáticos
Trabalhos Manuais
Ensino primário
Finalidades de ensino
title_short Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)
title_full Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)
title_fullStr Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)
title_full_unstemmed Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)
title_sort Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960)
author Frizzarini, Claudia Regina Boen
author_facet Frizzarini, Claudia Regina Boen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzarini, Claudia Regina Boen
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes matemáticos
Trabalhos Manuais
Ensino primário
Finalidades de ensino
topic Saberes matemáticos
Trabalhos Manuais
Ensino primário
Finalidades de ensino
description Frizzarini, Claudia Regina Boen. Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960) / Claudia Regina Boen Frizzarini. – Guarulhos, 2018. 184p. Tese (doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2018. Orientador: Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Mathematical knowledge in school subject Manual Works: processes of schooling of doing, São Paulo and Rio de Janeiro (1890-1960). 1. Saberes matemáticos. 2. Trabalhos Manuais. 3. Ensino primário. 4. Finalidades de ensino. I. Título
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17T17:41:38Z
2018-10-17T17:41:38Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRIZZARINI, Claudia Regina Boen. Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960). 2018. 184f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190602
identifier_str_mv FRIZZARINI, Claudia Regina Boen. Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960). 2018. 184f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652401022861312