Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219783 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
id |
UFSC_f5d54e3bcd782216671fe338db0f7633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219783 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no BrasilEducação do Campo; Formação de professores; Ensino Superior; Currículo; Ensino de Matemática.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoRESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama geral dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil, em especial, volta seu olhar para os cursos que habilitam professores na área de matemática para atuar em escolas do campo. Busca-se neste estudo compreender, minimamente, a estrutura curricular de tais cursos e o modo como a matemática é tratada como área de formação. Observa- se, de modo geral, a diversidade estrutural dos cursos e as divergências no currículo, em especial, no que se refere às disciplinas e a carga horária das mesmas. Por fim, propomos uma análise crítica sobre a formação matemática ofertada pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC. ABSTRACT This work aims to present an overview of the Licenciatura courses in Rural Education in Brazil, in particular, turns its attention to the courses that enable teachers in the field of mathematics to work in rural schools. This study seeks to understand, at a minimum, the curricular structure of such courses and the way in which mathematics is treated as an area of training. It is observed, in general, the structural diversity of the courses and the divergences in the curriculum, especially with regard to the disciplines and their workload. Finally, we propose a critical analysis of the mathematical training offered by the UFSC course in Education in the Field.Florianópolis, SCWagner, ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaBosse, Ediana2021-02-01T13:58:10Z2021-02-01T13:58:10Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219783info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-02-01T13:58:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-01T13:58:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil |
title |
Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil |
spellingShingle |
Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil Bosse, Ediana Educação do Campo; Formação de professores; Ensino Superior; Currículo; Ensino de Matemática. |
title_short |
Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil |
title_full |
Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil |
title_fullStr |
Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil |
title_full_unstemmed |
Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil |
title_sort |
Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil |
author |
Bosse, Ediana |
author_facet |
Bosse, Ediana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wagner, Regina Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bosse, Ediana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo; Formação de professores; Ensino Superior; Currículo; Ensino de Matemática. |
topic |
Educação do Campo; Formação de professores; Ensino Superior; Currículo; Ensino de Matemática. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 2021-02-01T13:58:10Z 2021-02-01T13:58:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219783 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652289838153728 |