Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosse, Ediana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219783
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
id UFSC_f5d54e3bcd782216671fe338db0f7633
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219783
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no BrasilEducação do Campo; Formação de professores; Ensino Superior; Currículo; Ensino de Matemática.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoRESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama geral dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil, em especial, volta seu olhar para os cursos que habilitam professores na área de matemática para atuar em escolas do campo. Busca-se neste estudo compreender, minimamente, a estrutura curricular de tais cursos e o modo como a matemática é tratada como área de formação. Observa- se, de modo geral, a diversidade estrutural dos cursos e as divergências no currículo, em especial, no que se refere às disciplinas e a carga horária das mesmas. Por fim, propomos uma análise crítica sobre a formação matemática ofertada pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC. ABSTRACT This work aims to present an overview of the Licenciatura courses in Rural Education in Brazil, in particular, turns its attention to the courses that enable teachers in the field of mathematics to work in rural schools. This study seeks to understand, at a minimum, the curricular structure of such courses and the way in which mathematics is treated as an area of ​​training. It is observed, in general, the structural diversity of the courses and the divergences in the curriculum, especially with regard to the disciplines and their workload. Finally, we propose a critical analysis of the mathematical training offered by the UFSC course in Education in the Field.Florianópolis, SCWagner, ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaBosse, Ediana2021-02-01T13:58:10Z2021-02-01T13:58:10Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219783info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-02-01T13:58:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-01T13:58:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil
title Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil
spellingShingle Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil
Bosse, Ediana
Educação do Campo; Formação de professores; Ensino Superior; Currículo; Ensino de Matemática.
title_short Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil
title_full Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil
title_fullStr Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil
title_full_unstemmed Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil
title_sort Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil
author Bosse, Ediana
author_facet Bosse, Ediana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wagner, Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bosse, Ediana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo; Formação de professores; Ensino Superior; Currículo; Ensino de Matemática.
topic Educação do Campo; Formação de professores; Ensino Superior; Currículo; Ensino de Matemática.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
2021-02-01T13:58:10Z
2021-02-01T13:58:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219783
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652289838153728