Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuck, Cássia Aline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202571
Resumo: Este artigo é um convite para pensar sobre fazer e estar em pesquisa em Educação Matemática. Primeiro, problematiza-se uma metodologia de pesquisa dita científica, que é ancorada pela relação teoria e prática, para propor um modo de pesquisa que leve em consideração o sentido e a experiência. Então, apresenta-se cartografia como possibilidade deste outro modo de se fazer pesquisa. No caso, considera-se a experiência para a produção de dados, ao invés de experimento para comprovar conhecimentos. A partir de uma pesquisa que aborda imagens ao infinito em práticas pedagógicas, e usando a perspectiva da cartografia, demonstra-se que método e saber matemático podem ser elaborados no próprio processo de pesquisa. Por fim, conclui-se que a pesquisa em Educação Matemática pode afastar-se do modo de fazer pesquisa proveniente da ciência, e aproximar-se da experiência e do saber que dela deriva como modo de travessia.
id UFSC_f8031e22ab0b83be9b39ca2dd5cad8d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202571
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação MatemáticaMétodo CientíficoCartografiaExperiênciaImagensEste artigo é um convite para pensar sobre fazer e estar em pesquisa em Educação Matemática. Primeiro, problematiza-se uma metodologia de pesquisa dita científica, que é ancorada pela relação teoria e prática, para propor um modo de pesquisa que leve em consideração o sentido e a experiência. Então, apresenta-se cartografia como possibilidade deste outro modo de se fazer pesquisa. No caso, considera-se a experiência para a produção de dados, ao invés de experimento para comprovar conhecimentos. A partir de uma pesquisa que aborda imagens ao infinito em práticas pedagógicas, e usando a perspectiva da cartografia, demonstra-se que método e saber matemático podem ser elaborados no próprio processo de pesquisa. Por fim, conclui-se que a pesquisa em Educação Matemática pode afastar-se do modo de fazer pesquisa proveniente da ciência, e aproximar-se da experiência e do saber que dela deriva como modo de travessia.2019-12-09T15:08:14Z2019-12-09T15:08:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202571Schuck, Cássia AlineFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:08:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202571Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:08:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática
title Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática
spellingShingle Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática
Schuck, Cássia Aline
Método Científico
Cartografia
Experiência
Imagens
title_short Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática
title_full Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática
title_fullStr Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática
title_full_unstemmed Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática
title_sort Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática
author Schuck, Cássia Aline
author_facet Schuck, Cássia Aline
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuck, Cássia Aline
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Método Científico
Cartografia
Experiência
Imagens
topic Método Científico
Cartografia
Experiência
Imagens
description Este artigo é um convite para pensar sobre fazer e estar em pesquisa em Educação Matemática. Primeiro, problematiza-se uma metodologia de pesquisa dita científica, que é ancorada pela relação teoria e prática, para propor um modo de pesquisa que leve em consideração o sentido e a experiência. Então, apresenta-se cartografia como possibilidade deste outro modo de se fazer pesquisa. No caso, considera-se a experiência para a produção de dados, ao invés de experimento para comprovar conhecimentos. A partir de uma pesquisa que aborda imagens ao infinito em práticas pedagógicas, e usando a perspectiva da cartografia, demonstra-se que método e saber matemático podem ser elaborados no próprio processo de pesquisa. Por fim, conclui-se que a pesquisa em Educação Matemática pode afastar-se do modo de fazer pesquisa proveniente da ciência, e aproximar-se da experiência e do saber que dela deriva como modo de travessia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-12-09T15:08:14Z
2019-12-09T15:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202571
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652057870073856