Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202571 |
Resumo: | Este artigo é um convite para pensar sobre fazer e estar em pesquisa em Educação Matemática. Primeiro, problematiza-se uma metodologia de pesquisa dita científica, que é ancorada pela relação teoria e prática, para propor um modo de pesquisa que leve em consideração o sentido e a experiência. Então, apresenta-se cartografia como possibilidade deste outro modo de se fazer pesquisa. No caso, considera-se a experiência para a produção de dados, ao invés de experimento para comprovar conhecimentos. A partir de uma pesquisa que aborda imagens ao infinito em práticas pedagógicas, e usando a perspectiva da cartografia, demonstra-se que método e saber matemático podem ser elaborados no próprio processo de pesquisa. Por fim, conclui-se que a pesquisa em Educação Matemática pode afastar-se do modo de fazer pesquisa proveniente da ciência, e aproximar-se da experiência e do saber que dela deriva como modo de travessia. |
id |
UFSC_f8031e22ab0b83be9b39ca2dd5cad8d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202571 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação MatemáticaMétodo CientíficoCartografiaExperiênciaImagensEste artigo é um convite para pensar sobre fazer e estar em pesquisa em Educação Matemática. Primeiro, problematiza-se uma metodologia de pesquisa dita científica, que é ancorada pela relação teoria e prática, para propor um modo de pesquisa que leve em consideração o sentido e a experiência. Então, apresenta-se cartografia como possibilidade deste outro modo de se fazer pesquisa. No caso, considera-se a experiência para a produção de dados, ao invés de experimento para comprovar conhecimentos. A partir de uma pesquisa que aborda imagens ao infinito em práticas pedagógicas, e usando a perspectiva da cartografia, demonstra-se que método e saber matemático podem ser elaborados no próprio processo de pesquisa. Por fim, conclui-se que a pesquisa em Educação Matemática pode afastar-se do modo de fazer pesquisa proveniente da ciência, e aproximar-se da experiência e do saber que dela deriva como modo de travessia.2019-12-09T15:08:14Z2019-12-09T15:08:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202571Schuck, Cássia AlineFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:08:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202571Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:08:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática |
title |
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática |
spellingShingle |
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática Schuck, Cássia Aline Método Científico Cartografia Experiência Imagens |
title_short |
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática |
title_full |
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática |
title_fullStr |
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática |
title_sort |
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática |
author |
Schuck, Cássia Aline |
author_facet |
Schuck, Cássia Aline Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuck, Cássia Aline Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Científico Cartografia Experiência Imagens |
topic |
Método Científico Cartografia Experiência Imagens |
description |
Este artigo é um convite para pensar sobre fazer e estar em pesquisa em Educação Matemática. Primeiro, problematiza-se uma metodologia de pesquisa dita científica, que é ancorada pela relação teoria e prática, para propor um modo de pesquisa que leve em consideração o sentido e a experiência. Então, apresenta-se cartografia como possibilidade deste outro modo de se fazer pesquisa. No caso, considera-se a experiência para a produção de dados, ao invés de experimento para comprovar conhecimentos. A partir de uma pesquisa que aborda imagens ao infinito em práticas pedagógicas, e usando a perspectiva da cartografia, demonstra-se que método e saber matemático podem ser elaborados no próprio processo de pesquisa. Por fim, conclui-se que a pesquisa em Educação Matemática pode afastar-se do modo de fazer pesquisa proveniente da ciência, e aproximar-se da experiência e do saber que dela deriva como modo de travessia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-12-09T15:08:14Z 2019-12-09T15:08:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202571 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652057870073856 |