Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camara, Alexsandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Iara da Silva, Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235214
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8427/7260
id UFSC_f9c51055ae076fd5fc24c9bcc5936476
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235214
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinarFormação de professoresSaberes a ensinar e para ensinarEscolas Normais do ParanáEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8427/7260Este estudo tem como finalidade iniciar uma reflexão e discussão sobre o processo de institucionalização da formação de professores primários no estado do Paraná, mais particularmente durante as primeiras décadas da República, quanto a identificação dos tipos de saberes (a ensinar e para ensinar) e como eles evoluem nos cursos de formação de professores. Desenvolvido sob a perspectiva da História Cultural, o estudo utiliza a metodologia da análise documental e tem como fontes regulamentos, relatórios, manuais didáticos e cadernos disponíveis no Repositório do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT) e se referenda nos estudos de Chartier (1990), Julia (2001), Borer (2009), Viñao Frago (2008), França (2015, 2017) e Miguel (2006). Os documentos analisados evidenciaram que tanto os saberes a ensinar quanto os saberes para ensinar estavam presentes ao longo do período, porém foram fomentados com intensidades diferenciadas e com sucessivas adaptações, adequando-se às finalidades das Escolas Normais.Brazilian Journal of Development2022-05-28T20:14:08Z2022-05-28T20:14:08Z2020-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMARA, Alexsandra; França, Iara da Silva ; Cecílio, Waléria Adriana Gonçalves. . Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. .17313-17321, 2020.2525-8761https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235214Camara, AlexsandraFrança, Iara da SilvaCecílio, Waléria Adriana Gonçalezporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:14:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235214Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:14:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar
title Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar
spellingShingle Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar
Camara, Alexsandra
Formação de professores
Saberes a ensinar e para ensinar
Escolas Normais do Paraná
title_short Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar
title_full Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar
title_fullStr Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar
title_full_unstemmed Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar
title_sort Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar
author Camara, Alexsandra
author_facet Camara, Alexsandra
França, Iara da Silva
Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
author_role author
author2 França, Iara da Silva
Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camara, Alexsandra
França, Iara da Silva
Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Saberes a ensinar e para ensinar
Escolas Normais do Paraná
topic Formação de professores
Saberes a ensinar e para ensinar
Escolas Normais do Paraná
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8427/7260
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04
2022-05-28T20:14:08Z
2022-05-28T20:14:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARA, Alexsandra; França, Iara da Silva ; Cecílio, Waléria Adriana Gonçalves. . Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. .17313-17321, 2020.
2525-8761
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235214
identifier_str_mv CAMARA, Alexsandra; França, Iara da Silva ; Cecílio, Waléria Adriana Gonçalves. . Formação de professores no estado do Paraná: saberes a ensinar e para ensinar. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. .17313-17321, 2020.
2525-8761
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652016267821056