A gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpeza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dominguez, Victor de Oliveira Ruiz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Leandro da Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218431
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_fac57cc28d1405b3b58371c0bf0277c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218431
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Dominguez, Victor de Oliveira RuizRocha, Leandro da SilvaGarrido, Paulo Otolini2020-12-15T11:19:51Z2020-12-15T11:19:51Z2020-12-02https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218431TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Esse artigo relata um estudo de caso sobre como o marketing boca a boca é utilizado na empresa Life Rainbow e como é feita a gestão do marketing de relacionamento por parte da organização nesse período de crise econômica causado pelo coronavírus. A empresa atua como revendedora dos produtos Life Rainbow na região da grande Florianópolis, sendo fundada em 2016 por dois sócios que atuam na gestão da empresa até hoje. Foram abordados os conceitos de marketing de relacionamento, a internet e as redes sociais, e a gestão do contexto na crise da COVID-19. A pesquisa classifica-se como descritiva e aplicada, pesquisa de campo e documental, pesquisa participante e estudo de caso. Os procedimentos metodológicos utilizaram abordagem não probabilística e amostragem intencional. Foram realizadas entrevistas com os gestores a fim de entender mais a fundo o impacto do coronavírus na gestão. Além disso, o site da organização foi avaliado, relacionando sua usabilidade com os conceitos de marketing de relacionamento. A análise de dados empregou um SWOT, a Matriz Eliminar-Reduzir-Elevar, e um Canvas. Entre os resultados, a pesquisa constatou que a empresa segue o padrão da matriz Life Rainbow nos Estados Unidos, mas investiu no marketing e nas mídias digitais para enfrentar a crise da pandemia do coronavírus. Ao final do trabalho, são apresentadas as conclusões, recomendações e as referências bibliográficas.54 f.Florianópolis, SCMarketing boca a bocaMarketing de relacionamentoPandemiaCrise econômicaA gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218431/3/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD53ORIGINALCAD-TCC-Ata-Defesa-Banca-Remota-Leandro-Rocha-Victor-Dominguez-2020_assinado.pdfCAD-TCC-Ata-Defesa-Banca-Remota-Leandro-Rocha-Victor-Dominguez-2020_assinado.pdfapplication/pdf152977https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218431/1/CAD-TCC-Ata-Defesa-Banca-Remota-Leandro-Rocha-Victor-Dominguez-2020_assinado.pdffca0d6920cfacde1da6358b99a0a71feMD51TCC - Victor e Leandro.pdfTCC - Victor e Leandro.pdfapplication/pdf575893https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218431/2/TCC%20-%20Victor%20e%20Leandro.pdf3dc2996e581ecbf14955f9a8fa428a71MD52123456789/2184312020-12-15 08:19:52.067oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-15T11:19:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpeza
title A gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpeza
spellingShingle A gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpeza
Dominguez, Victor de Oliveira Ruiz
Marketing boca a boca
Marketing de relacionamento
Pandemia
Crise econômica
title_short A gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpeza
title_full A gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpeza
title_fullStr A gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpeza
title_full_unstemmed A gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpeza
title_sort A gestão do marketing de indicação - boca a boca no contexto da crise da economia e da covid-19 - um estudo de caso na empresa Life Rainbow, revendedora de produtos Rainbow de higiene e limpeza
author Dominguez, Victor de Oliveira Ruiz
author_facet Dominguez, Victor de Oliveira Ruiz
Rocha, Leandro da Silva
author_role author
author2 Rocha, Leandro da Silva
author2_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Dominguez, Victor de Oliveira Ruiz
Rocha, Leandro da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garrido, Paulo Otolini
contributor_str_mv Garrido, Paulo Otolini
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing boca a boca
Marketing de relacionamento
Pandemia
Crise econômica
topic Marketing boca a boca
Marketing de relacionamento
Pandemia
Crise econômica
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T11:19:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T11:19:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218431
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218431/3/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218431/1/CAD-TCC-Ata-Defesa-Banca-Remota-Leandro-Rocha-Victor-Dominguez-2020_assinado.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218431/2/TCC%20-%20Victor%20e%20Leandro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
fca0d6920cfacde1da6358b99a0a71fe
3dc2996e581ecbf14955f9a8fa428a71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805324335939584