O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Thaline Thiesen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202575
Resumo: Este texto faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no campo da História da Educação Matemática. Nessa pesquisa, discutiram-se aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses no período de 1910 a 1946. Particularmente, este texto propõe-se analisar um conjunto de enunciados emergentes de práticas sociais e históricas relacionadas ao ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, serão considerados os programas de ensino referente ao grupo escolar, a fim de compreender como a matéria de desenho foi se constituindo histórica e culturalmente nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Ainda mais, há, finalmente, que dizer que esse saber – o de desenho – esteve voltado para a educação dos sentidos e para o desenvolvimento da observação, direcionada pelo método intuitivo.
id UFSC_fb32f7fd31ed3c3d0448e31d913b4d63
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202575
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mãoHistória da Educação MatemáticaDesenhoDiscursosEnunciadosEste texto faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no campo da História da Educação Matemática. Nessa pesquisa, discutiram-se aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses no período de 1910 a 1946. Particularmente, este texto propõe-se analisar um conjunto de enunciados emergentes de práticas sociais e históricas relacionadas ao ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, serão considerados os programas de ensino referente ao grupo escolar, a fim de compreender como a matéria de desenho foi se constituindo histórica e culturalmente nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Ainda mais, há, finalmente, que dizer que esse saber – o de desenho – esteve voltado para a educação dos sentidos e para o desenvolvimento da observação, direcionada pelo método intuitivo.2019-12-09T15:24:01Z2019-12-09T15:24:01Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202575Kuhn, Thaline ThiesenFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:24:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202575Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:24:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão
title O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão
spellingShingle O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão
Kuhn, Thaline Thiesen
História da Educação Matemática
Desenho
Discursos
Enunciados
title_short O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão
title_full O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão
title_fullStr O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão
title_full_unstemmed O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão
title_sort O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão
author Kuhn, Thaline Thiesen
author_facet Kuhn, Thaline Thiesen
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Thaline Thiesen
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Desenho
Discursos
Enunciados
topic História da Educação Matemática
Desenho
Discursos
Enunciados
description Este texto faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no campo da História da Educação Matemática. Nessa pesquisa, discutiram-se aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses no período de 1910 a 1946. Particularmente, este texto propõe-se analisar um conjunto de enunciados emergentes de práticas sociais e históricas relacionadas ao ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, serão considerados os programas de ensino referente ao grupo escolar, a fim de compreender como a matéria de desenho foi se constituindo histórica e culturalmente nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Ainda mais, há, finalmente, que dizer que esse saber – o de desenho – esteve voltado para a educação dos sentidos e para o desenvolvimento da observação, direcionada pelo método intuitivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-09T15:24:01Z
2019-12-09T15:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202575
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651881629614080