O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barriviera, Márcio Roberto
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86348
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_fb74f37f237085c4835a0127f57ecd32
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86348
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientesEngenharia de produçãoBancosPlanejamento estrategicoMarketing de relacionamentoSatisfação do consumidorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho enfoca a segmentação como ferramenta de fidelização de clientes Pessoas Físicas no Banco do Brasil. É um estudo de caso, em que se procura descrever e analisar as estratégias de segmentação, com suas características e aplicabilidade prática nos negócios e propor ações e medidas para potencializar iniciativas de fidelização de clientes. Foram utilizadas como metodologia as pesquisas documentais e entrevistas semi-estruturadas, obtendo-se como resultado uma análise qualitativa dos dados. O contexto deste estudo compreende o período entre 1999 e 2002, quando foi implementada a segmentação comportamental, que objetiva direcionar as ações de desenvolvimento/adequação de produtos e a segmentação por Níveis de Relacionamento, que visa direcionar o atendimento nos canais de relacionamento, principalmente nas agências. Identificou-se na literatura alguns requisitos básicos para uma segmentação eficaz, fez-se uma análise teórica e comparou-os com o modelo implementado no Banco do Brasil. Os resultados mostraram alguns ganhos quanto à melhoria da satisfação dos clientes na percepção dos Executivos da empresa. Mas, como toda transição cultural é demorada, percebe-se que a empresa ainda não utiliza todas as ferramentas disponibilizadas com a segmentação. Para a empresa fica clara a consolidação da segmentação por Níveis de Relacionamento, mas a Segmentação Comportamental ainda necessita de ajustes para que seja possível desenvolver estratégias diferenciadas do composto de marketing, utilizando-se das informações importantes proporcionadas pelo estudo do comportamento de consumo de seus clientes.Florianópolis, SCCardoso, Olga ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaBarriviera, Márcio Roberto2012-10-21T06:03:19Z2012-10-21T06:03:19Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 f.| il., tabs.application/pdf197859http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86348porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-21T06:03:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86348Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-21T06:03:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientes
title O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientes
spellingShingle O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientes
Barriviera, Márcio Roberto
Engenharia de produção
Bancos
Planejamento estrategico
Marketing de relacionamento
Satisfação do consumidor
title_short O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientes
title_full O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientes
title_fullStr O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientes
title_full_unstemmed O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientes
title_sort O programa de segmentação de clientes pessoas físicas em uma instituição bancária, como ferramenta de fidelização de clientes
author Barriviera, Márcio Roberto
author_facet Barriviera, Márcio Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Olga Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barriviera, Márcio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Bancos
Planejamento estrategico
Marketing de relacionamento
Satisfação do consumidor
topic Engenharia de produção
Bancos
Planejamento estrategico
Marketing de relacionamento
Satisfação do consumidor
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T06:03:19Z
2012-10-21T06:03:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 197859
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86348
identifier_str_mv 197859
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652411018936320