Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Márcia Regina Schenfeld
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14121
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar se o programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. tem funcionado como uma ferramenta para a fidelização de clientes segundo a percepção dos clientes do Segmento Alta Renda da Agência Água Verde Curitiba – PR. O procedimento adotado para buscar as informações necessárias para o alcance dos objetivos deste trabalho foi a realização de uma pesquisa com duas etapas, uma exploratória e outra descritiva: 1) pesquisa qualitativa: utilizando a técnica de Entrevistas em profundidade e 2) pesquisa quantitativa: utilizando a técnica de levantamento (survey). Considerando o universo de 138 clientes do Segmento Alta Renda da agência Água Verde Curitiba (PR), foram entrevistados 15 clientes na pesquisa qualitativa e 102 clientes na pesquisa quantitativa, propiciando um grau de confiabilidade de 95% e um erro estimado em 5%. A investigação levada a efeito permitiu alcançar os objetivos pretendidos, posto que foi possível verificar que, segundo a percepção dos clientes, o programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A., é pouco conhecido dos clientes, precisa melhorar sua divulgação, é um programa pelo qual os clientes tem interesse e contribui para que centralizem sua movimentação financeira no Banco do Brasil. Foi verificado que o programa de recompensas é apenas um dos aspectos de fidelização valorizados pelos clientes, sendo que os aspectos mais valorizados são: qualidade no atendimento, tarifas baixas, atenção do gerente, atendimento diferenciado e rede de atendimento.
id UFRGS-2_5a3830288c223da9432dc0c9ce99018c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14121
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brandt, Márcia Regina SchenfeldLund, Luiz Carlos Ritter2008-10-01T04:14:03Z2007http://hdl.handle.net/10183/14121000649874O objetivo deste trabalho foi verificar se o programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. tem funcionado como uma ferramenta para a fidelização de clientes segundo a percepção dos clientes do Segmento Alta Renda da Agência Água Verde Curitiba – PR. O procedimento adotado para buscar as informações necessárias para o alcance dos objetivos deste trabalho foi a realização de uma pesquisa com duas etapas, uma exploratória e outra descritiva: 1) pesquisa qualitativa: utilizando a técnica de Entrevistas em profundidade e 2) pesquisa quantitativa: utilizando a técnica de levantamento (survey). Considerando o universo de 138 clientes do Segmento Alta Renda da agência Água Verde Curitiba (PR), foram entrevistados 15 clientes na pesquisa qualitativa e 102 clientes na pesquisa quantitativa, propiciando um grau de confiabilidade de 95% e um erro estimado em 5%. A investigação levada a efeito permitiu alcançar os objetivos pretendidos, posto que foi possível verificar que, segundo a percepção dos clientes, o programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A., é pouco conhecido dos clientes, precisa melhorar sua divulgação, é um programa pelo qual os clientes tem interesse e contribui para que centralizem sua movimentação financeira no Banco do Brasil. Foi verificado que o programa de recompensas é apenas um dos aspectos de fidelização valorizados pelos clientes, sendo que os aspectos mais valorizados são: qualidade no atendimento, tarifas baixas, atenção do gerente, atendimento diferenciado e rede de atendimento.This paper is intended to verify if the Banco do Brasil S.A. relationship program is working as a tool for client’s fidelity as perceived by the High Income Segment clients from the Água Verde branch in the City of Curitiba – State of Paraná. The procedure adopted to obtain the input required to achieve the goals in this work was the conduction of an exploratory and descriptive research: 1) Qualitative research: by using in-depth interview techniques; and 2) Quantitative research: by using survey techniques. Considering the pool of 138 High Income Clients from Água Verde Branch, in Curitiba (PR), 15 clients were interviewed in the qualitative research and 102 in the quantitative research, providing a 95% reliability level and 5% error estimation. The conducted survey allowed achieving our intended goals, as it made possible to verify if, according the clients’ perception, the Banco do Brasil S.A. relationship program is hardly known to clients, needs a better advertising, is a client engaging program and contributes to centralize their financial investments in Banco do Brasil. It was found that the reward program is only one aspect for client’s fidelity. The most appreciated aspects are: service quality, low fees, management attention, differentiated services and a service network.application/pdfporMarketing de serviçosMarketing de relacionamentoSatisfação do consumidorAtendimento ao clienteAdministração de vendasBanco do Brasil.Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649874.pdf.txt000649874.pdf.txtExtracted Texttext/plain135195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14121/2/000649874.pdf.txtf7b73dd1774e13495f88af163e18c03dMD52ORIGINAL000649874.pdf000649874.pdfTexto completoapplication/pdf349755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14121/1/000649874.pdfb459274ae820546fc4c60c5a6fa158c7MD51THUMBNAIL000649874.pdf.jpg000649874.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14121/3/000649874.pdf.jpg6b23803f1c042f458fca7d8375ab94afMD5310183/141212018-10-08 08:13:31.647oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14121Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:13:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)
title Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)
spellingShingle Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)
Brandt, Márcia Regina Schenfeld
Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Satisfação do consumidor
Atendimento ao cliente
Administração de vendas
Banco do Brasil.
title_short Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)
title_full Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)
title_fullStr Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)
title_full_unstemmed Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)
title_sort Impacto do programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. na fidelização de clientes : um estudo com clientes do segmento alta renda da Agência Água Verde (Curitiba - PR)
author Brandt, Márcia Regina Schenfeld
author_facet Brandt, Márcia Regina Schenfeld
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt, Márcia Regina Schenfeld
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lund, Luiz Carlos Ritter
contributor_str_mv Lund, Luiz Carlos Ritter
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Satisfação do consumidor
Atendimento ao cliente
Administração de vendas
Banco do Brasil.
topic Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Satisfação do consumidor
Atendimento ao cliente
Administração de vendas
Banco do Brasil.
description O objetivo deste trabalho foi verificar se o programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A. tem funcionado como uma ferramenta para a fidelização de clientes segundo a percepção dos clientes do Segmento Alta Renda da Agência Água Verde Curitiba – PR. O procedimento adotado para buscar as informações necessárias para o alcance dos objetivos deste trabalho foi a realização de uma pesquisa com duas etapas, uma exploratória e outra descritiva: 1) pesquisa qualitativa: utilizando a técnica de Entrevistas em profundidade e 2) pesquisa quantitativa: utilizando a técnica de levantamento (survey). Considerando o universo de 138 clientes do Segmento Alta Renda da agência Água Verde Curitiba (PR), foram entrevistados 15 clientes na pesquisa qualitativa e 102 clientes na pesquisa quantitativa, propiciando um grau de confiabilidade de 95% e um erro estimado em 5%. A investigação levada a efeito permitiu alcançar os objetivos pretendidos, posto que foi possível verificar que, segundo a percepção dos clientes, o programa de relacionamento do Banco do Brasil S.A., é pouco conhecido dos clientes, precisa melhorar sua divulgação, é um programa pelo qual os clientes tem interesse e contribui para que centralizem sua movimentação financeira no Banco do Brasil. Foi verificado que o programa de recompensas é apenas um dos aspectos de fidelização valorizados pelos clientes, sendo que os aspectos mais valorizados são: qualidade no atendimento, tarifas baixas, atenção do gerente, atendimento diferenciado e rede de atendimento.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-10-01T04:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14121
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649874
url http://hdl.handle.net/10183/14121
identifier_str_mv 000649874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14121/2/000649874.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14121/1/000649874.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14121/3/000649874.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7b73dd1774e13495f88af163e18c03d
b459274ae820546fc4c60c5a6fa158c7
6b23803f1c042f458fca7d8375ab94af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447026620432384