A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171249 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_fbfbb1f3cf3a7b82e2fb0279a7ac372b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171249 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A.Competência Virtual IndividualEducação CorporativaEducação a DistânciaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A virtualidade é uma característica presente em muitas das atividades rotineiras realizadas pelo indivíduo no contexto atual, tanto em âmbito da vida pessoal quando na vida profissional. Logo, na vertente profissional, aproveitando das novas tecnologias de informação e comunicação, as organizações utilizam novas modalidades de ensino para o aperfeiçoamento de competências exigidas para o negócio, sendo um exemplo disto, a educação a distância. Dito isto, esta pesquisa apresenta a análise do Programa de Educação a Distância da empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A., no tocante da Competência Virtual Individual - CVI aplicada aos participantes do programa. Sendo assim a pesquisa assume caráter descritivo e caracteriza-se como predominamente qualitativa utilizando como complemento métodos quantitativos. Logo, na coleta de dados houve pesquisa documental, bibliográfica e de campo, assim como foi realizada uma entrevista com o coordenador do programa e um questionário com participantes do programa selecionados pelo coordenador. A partir dos dados coletados foi descrito o sistema de educação corporativa o qual envolve o Programa de Educação a Distância, assim como foram analisadas as percepções dos atores envolvidos a fim de identificar de que forma a organização promove o desenvolvimento da CVI no programa. Como embasamento para análise foram utilizados conceitos de Wang e Haggerty (2011), a partir dos quais concluiu-se que a CVI está presente no programa em níveis satisfatórios, entretanto, existem resistências em relação à autoeficácia virtual e a habilidade social virtual no que tange a confiança no AVA assim como em atividades colaborativas. Por fim, apresenta-se os pontos fortes e fracos do programa assim como propõem-se ações corretivas a fim de contribuir para o desenvolvimento da CVI.Virtuality is a feature present in many of the routine activities carried out by the individual in the current context, both in personal life and in professional life. Therefore, in the professional field, taking advantage of the new information and communication technologies, the organizations use new teaching modalities to improve the skills required for the business, being an example of this distance education. That said, this research presents the analysis of the Distance Education Program of the company Eletrosul Centrais Elétricas S.A., regarding the Individual Virtual Competence - IVC applied to the participants of the program. Therefore, the research takes a descriptive character and is characterized as predominantly qualitative using as complement quantitative methods. Therefore, in the data collection there was documentary, bibliographical and field research, as well as an interview with the program coordinator and a questionnaire with program participants selected by the coordinator. Based on the collected data, the corporate education system, which involves the Distance Education Program, was described, as well as the perceptions of the users involved, in order to identify how the organization promotes the development of the IVC in the program. Wang and Haggerty (2011), from which it was concluded that the IVC is present in the program at satisfactory levels, however, there are resistance in relation to virtual self-efficacy and virtual social skills in regard to Confidence in an virtual learning environment as well as in collaborative activities. Finally, we present the strengths and weaknesses of the program as well as propose corrective actions to contribute to the development of the IVC.Florianópolis, SCDalmau, Marcos Baptista LopezMagalhães, Thiago GonçalvesUniversidade Federal de Santa Catarina.Klein, Brianna Luíza2016-12-08T12:20:49Z2016-12-08T12:20:49Z2016-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis118 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171249porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-08T12:20:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171249Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-08T12:20:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A. |
title |
A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A. |
spellingShingle |
A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A. Klein, Brianna Luíza Competência Virtual Individual Educação Corporativa Educação a Distância |
title_short |
A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A. |
title_full |
A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A. |
title_fullStr |
A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A. |
title_full_unstemmed |
A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A. |
title_sort |
A Competência Virtual Individual: Um estudo de caso na empresa Eletrosul Centrais Elétricas S.A. |
author |
Klein, Brianna Luíza |
author_facet |
Klein, Brianna Luíza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dalmau, Marcos Baptista Lopez Magalhães, Thiago Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Brianna Luíza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Virtual Individual Educação Corporativa Educação a Distância |
topic |
Competência Virtual Individual Educação Corporativa Educação a Distância |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08T12:20:49Z 2016-12-08T12:20:49Z 2016-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171249 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652292740612096 |