REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857 |
Resumo: | Pela atuação e participação em um projeto de pesquisa, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, que visa identificar e orientar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, obtivemos dados onde buscamos os subsídios para elaboração deste artigo, que tem por embasamento metodológico a pesquisa qualitativa. Sendo assim, partimos de reflexões teóricas sobre altas habilidades/superdotação e gênero para apresentar, neste artigo, uma discussão sobre as concepções destas temáticas entre professores envolvidos em dois processos de identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, realizadas pela equipe executora do referido projeto. Um dos processos foi no ano de 2008 e o outro no ano de 2009. Demonstramos que as representações socioculturais sobre gênero, apresentadas pelos professores, podem gerar equívocos na identificação destes alunos. Esta discussão reflexiva nos remete a outra: a importância da educação especial atuar em consonância com o paradigma educacional da inclusão, que prevê a valorização da diversidade, pois nesta encontramos respaldo para a realização desta ação quanto às altas habilidades/superdotação e gênero. |
id |
UFSM-10_a79eba5afcc7a798f8e8adc8246bde9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2857 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃOGêneroAltas habilidades/superdotaçãoRepresentações sócio-culturaisPela atuação e participação em um projeto de pesquisa, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, que visa identificar e orientar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, obtivemos dados onde buscamos os subsídios para elaboração deste artigo, que tem por embasamento metodológico a pesquisa qualitativa. Sendo assim, partimos de reflexões teóricas sobre altas habilidades/superdotação e gênero para apresentar, neste artigo, uma discussão sobre as concepções destas temáticas entre professores envolvidos em dois processos de identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, realizadas pela equipe executora do referido projeto. Um dos processos foi no ano de 2008 e o outro no ano de 2009. Demonstramos que as representações socioculturais sobre gênero, apresentadas pelos professores, podem gerar equívocos na identificação destes alunos. Esta discussão reflexiva nos remete a outra: a importância da educação especial atuar em consonância com o paradigma educacional da inclusão, que prevê a valorização da diversidade, pois nesta encontramos respaldo para a realização desta ação quanto às altas habilidades/superdotação e gênero.Universidade Federal de Santa Maria2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 3 (2013); 478-4882317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857/pdfCamargo, Renata GomesFreitas, Soraia Napoleãoda Silveira, Sheila Tormainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:18:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2857Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:18:31Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO Camargo, Renata Gomes Gênero Altas habilidades/superdotação Representações sócio-culturais |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO |
author |
Camargo, Renata Gomes |
author_facet |
Camargo, Renata Gomes Freitas, Soraia Napoleão da Silveira, Sheila Torma |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Soraia Napoleão da Silveira, Sheila Torma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Renata Gomes Freitas, Soraia Napoleão da Silveira, Sheila Torma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Altas habilidades/superdotação Representações sócio-culturais |
topic |
Gênero Altas habilidades/superdotação Representações sócio-culturais |
description |
Pela atuação e participação em um projeto de pesquisa, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, que visa identificar e orientar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, obtivemos dados onde buscamos os subsídios para elaboração deste artigo, que tem por embasamento metodológico a pesquisa qualitativa. Sendo assim, partimos de reflexões teóricas sobre altas habilidades/superdotação e gênero para apresentar, neste artigo, uma discussão sobre as concepções destas temáticas entre professores envolvidos em dois processos de identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, realizadas pela equipe executora do referido projeto. Um dos processos foi no ano de 2008 e o outro no ano de 2009. Demonstramos que as representações socioculturais sobre gênero, apresentadas pelos professores, podem gerar equívocos na identificação destes alunos. Esta discussão reflexiva nos remete a outra: a importância da educação especial atuar em consonância com o paradigma educacional da inclusão, que prevê a valorização da diversidade, pois nesta encontramos respaldo para a realização desta ação quanto às altas habilidades/superdotação e gênero. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 3 (2013); 478-488 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944177349296128 |