REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Renata Gomes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freitas, Soraia Napoleão, da Silveira, Sheila Torma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857
Resumo: Pela atuação e participação em um projeto de pesquisa, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, que visa identificar e orientar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, obtivemos dados onde buscamos os subsídios para elaboração deste artigo, que tem por embasamento metodológico a pesquisa qualitativa. Sendo assim, partimos de reflexões teóricas sobre altas habilidades/superdotação e gênero para apresentar, neste artigo, uma discussão sobre as concepções destas temáticas entre professores envolvidos em dois processos de identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, realizadas pela equipe executora do referido projeto. Um dos processos foi no ano de 2008 e o outro no ano de 2009. Demonstramos que as representações socioculturais sobre gênero, apresentadas pelos professores, podem gerar equívocos na identificação destes alunos. Esta discussão reflexiva nos remete a outra: a importância da educação especial atuar em consonância com o paradigma educacional da inclusão, que prevê a valorização da diversidade, pois nesta encontramos respaldo para a realização desta ação quanto às altas habilidades/superdotação e gênero.
id UFSM-10_a79eba5afcc7a798f8e8adc8246bde9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2857
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃOGêneroAltas habilidades/superdotaçãoRepresentações sócio-culturaisPela atuação e participação em um projeto de pesquisa, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, que visa identificar e orientar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, obtivemos dados onde buscamos os subsídios para elaboração deste artigo, que tem por embasamento metodológico a pesquisa qualitativa. Sendo assim, partimos de reflexões teóricas sobre altas habilidades/superdotação e gênero para apresentar, neste artigo, uma discussão sobre as concepções destas temáticas entre professores envolvidos em dois processos de identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, realizadas pela equipe executora do referido projeto. Um dos processos foi no ano de 2008 e o outro no ano de 2009. Demonstramos que as representações socioculturais sobre gênero, apresentadas pelos professores, podem gerar equívocos na identificação destes alunos. Esta discussão reflexiva nos remete a outra: a importância da educação especial atuar em consonância com o paradigma educacional da inclusão, que prevê a valorização da diversidade, pois nesta encontramos respaldo para a realização desta ação quanto às altas habilidades/superdotação e gênero.Universidade Federal de Santa Maria2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 3 (2013); 478-4882317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857/pdfCamargo, Renata GomesFreitas, Soraia Napoleãoda Silveira, Sheila Tormainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:18:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2857Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:18:31Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO
title REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO
Camargo, Renata Gomes
Gênero
Altas habilidades/superdotação
Representações sócio-culturais
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO
author Camargo, Renata Gomes
author_facet Camargo, Renata Gomes
Freitas, Soraia Napoleão
da Silveira, Sheila Torma
author_role author
author2 Freitas, Soraia Napoleão
da Silveira, Sheila Torma
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Renata Gomes
Freitas, Soraia Napoleão
da Silveira, Sheila Torma
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Altas habilidades/superdotação
Representações sócio-culturais
topic Gênero
Altas habilidades/superdotação
Representações sócio-culturais
description Pela atuação e participação em um projeto de pesquisa, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, que visa identificar e orientar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, obtivemos dados onde buscamos os subsídios para elaboração deste artigo, que tem por embasamento metodológico a pesquisa qualitativa. Sendo assim, partimos de reflexões teóricas sobre altas habilidades/superdotação e gênero para apresentar, neste artigo, uma discussão sobre as concepções destas temáticas entre professores envolvidos em dois processos de identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, realizadas pela equipe executora do referido projeto. Um dos processos foi no ano de 2008 e o outro no ano de 2009. Demonstramos que as representações socioculturais sobre gênero, apresentadas pelos professores, podem gerar equívocos na identificação destes alunos. Esta discussão reflexiva nos remete a outra: a importância da educação especial atuar em consonância com o paradigma educacional da inclusão, que prevê a valorização da diversidade, pois nesta encontramos respaldo para a realização desta ação quanto às altas habilidades/superdotação e gênero.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 3 (2013); 478-488
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177349296128