AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202 |
Resumo: | http://dx.doi.org/10.5902/223611708202O presente texto discute as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir de McLuhan e Castells analisar-se-á o contexto social em que grandes transformações tecnológicas produziram novos meios e linguagens comunicacionais, principalmente desde a década de 60 do século passado, partindo da chamada “aldeia global” e desembocando na “galáxia da internet”. Por outro lado, se tecnologia e linguagens avançaram exponencialmente em suas potencialidades comunicacionais, ainda é necessário compreender-se as formas com que os usuários se relacionam com essas mudanças e quais os instrumentos/mecanismos empregam para ler a rede, para tanto utilizaremos as classificações de leitor no espaço cibernético descritas por Santaella; e baseados em seus conceitos, apontaremos para a necessidade de se buscar a qualificação do leitor/usuário do EAD em um “leitor imersivo”. |
id |
UFSM-15_04298dc77d50f3fd74ba698100aab5cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8202 |
network_acronym_str |
UFSM-15 |
network_name_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIATecnologias de Informação e ComunicaçãoEducação à DistânciaLeitor Imersivo.http://dx.doi.org/10.5902/223611708202O presente texto discute as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir de McLuhan e Castells analisar-se-á o contexto social em que grandes transformações tecnológicas produziram novos meios e linguagens comunicacionais, principalmente desde a década de 60 do século passado, partindo da chamada “aldeia global” e desembocando na “galáxia da internet”. Por outro lado, se tecnologia e linguagens avançaram exponencialmente em suas potencialidades comunicacionais, ainda é necessário compreender-se as formas com que os usuários se relacionam com essas mudanças e quais os instrumentos/mecanismos empregam para ler a rede, para tanto utilizaremos as classificações de leitor no espaço cibernético descritas por Santaella; e baseados em seus conceitos, apontaremos para a necessidade de se buscar a qualificação do leitor/usuário do EAD em um “leitor imersivo”.Universidade Federal de Santa Maria2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/820210.5902/223611708202Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 13, N. 13, MAY-AUG., 2013; 2661-2669Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 13, N. 13, MAIO-AGO., 2013; 2661-26692236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202/pdfPons, Mônica Elisa DiasCardoso Sobrinho, JoséRemedi, José Martinho Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8202Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02:46Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
spellingShingle |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Pons, Mônica Elisa Dias Tecnologias de Informação e Comunicação Educação à Distância Leitor Imersivo. |
title_short |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_full |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_fullStr |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_sort |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
author |
Pons, Mônica Elisa Dias |
author_facet |
Pons, Mônica Elisa Dias Cardoso Sobrinho, José Remedi, José Martinho Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso Sobrinho, José Remedi, José Martinho Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pons, Mônica Elisa Dias Cardoso Sobrinho, José Remedi, José Martinho Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação Educação à Distância Leitor Imersivo. |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação Educação à Distância Leitor Imersivo. |
description |
http://dx.doi.org/10.5902/223611708202O presente texto discute as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir de McLuhan e Castells analisar-se-á o contexto social em que grandes transformações tecnológicas produziram novos meios e linguagens comunicacionais, principalmente desde a década de 60 do século passado, partindo da chamada “aldeia global” e desembocando na “galáxia da internet”. Por outro lado, se tecnologia e linguagens avançaram exponencialmente em suas potencialidades comunicacionais, ainda é necessário compreender-se as formas com que os usuários se relacionam com essas mudanças e quais os instrumentos/mecanismos empregam para ler a rede, para tanto utilizaremos as classificações de leitor no espaço cibernético descritas por Santaella; e baseados em seus conceitos, apontaremos para a necessidade de se buscar a qualificação do leitor/usuário do EAD em um “leitor imersivo”. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202 10.5902/223611708202 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202 |
identifier_str_mv |
10.5902/223611708202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 13, N. 13, MAY-AUG., 2013; 2661-2669 Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 13, N. 13, MAIO-AGO., 2013; 2661-2669 2236-1170 2236-1170 reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
collection |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950574012071936 |