AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pons, Mônica Elisa Dias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cardoso Sobrinho, José, Remedi, José Martinho Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202
Resumo: http://dx.doi.org/10.5902/223611708202O presente texto discute as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir de McLuhan e Castells analisar-se-á o contexto social em que grandes transformações tecnológicas produziram novos meios e linguagens comunicacionais, principalmente desde a década de 60 do século passado, partindo da chamada “aldeia global” e desembocando na “galáxia da internet”. Por outro lado, se tecnologia e linguagens avançaram exponencialmente em suas potencialidades comunicacionais, ainda é necessário compreender-se as formas com que os usuários se relacionam com essas mudanças e quais os instrumentos/mecanismos empregam para ler a rede, para tanto utilizaremos as classificações de leitor no espaço cibernético descritas por Santaella; e baseados em seus conceitos, apontaremos para a necessidade de se buscar a qualificação do leitor/usuário do EAD em um “leitor imersivo”.
id UFSM-15_04298dc77d50f3fd74ba698100aab5cd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8202
network_acronym_str UFSM-15
network_name_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository_id_str
spelling AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIATecnologias de Informação e ComunicaçãoEducação à DistânciaLeitor Imersivo.http://dx.doi.org/10.5902/223611708202O presente texto discute as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir de McLuhan e Castells analisar-se-á o contexto social em que grandes transformações tecnológicas produziram novos meios e linguagens comunicacionais, principalmente desde a década de 60 do século passado, partindo da chamada “aldeia global” e desembocando na “galáxia da internet”. Por outro lado, se tecnologia e linguagens avançaram exponencialmente em suas potencialidades comunicacionais, ainda é necessário compreender-se as formas com que os usuários se relacionam com essas mudanças e quais os instrumentos/mecanismos empregam para ler a rede, para tanto utilizaremos as classificações de leitor no espaço cibernético descritas por Santaella; e baseados em seus conceitos, apontaremos para a necessidade de se buscar a qualificação do leitor/usuário do EAD em um “leitor imersivo”.Universidade Federal de Santa Maria2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/820210.5902/223611708202Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 13, N. 13, MAY-AUG., 2013; 2661-2669Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 13, N. 13, MAIO-AGO., 2013; 2661-26692236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202/pdfPons, Mônica Elisa DiasCardoso Sobrinho, JoséRemedi, José Martinho Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8202Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02:46Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
spellingShingle AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Pons, Mônica Elisa Dias
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação à Distância
Leitor Imersivo.
title_short AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title_full AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title_fullStr AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title_full_unstemmed AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title_sort AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
author Pons, Mônica Elisa Dias
author_facet Pons, Mônica Elisa Dias
Cardoso Sobrinho, José
Remedi, José Martinho Rodrigues
author_role author
author2 Cardoso Sobrinho, José
Remedi, José Martinho Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pons, Mônica Elisa Dias
Cardoso Sobrinho, José
Remedi, José Martinho Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação à Distância
Leitor Imersivo.
topic Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação à Distância
Leitor Imersivo.
description http://dx.doi.org/10.5902/223611708202O presente texto discute as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir de McLuhan e Castells analisar-se-á o contexto social em que grandes transformações tecnológicas produziram novos meios e linguagens comunicacionais, principalmente desde a década de 60 do século passado, partindo da chamada “aldeia global” e desembocando na “galáxia da internet”. Por outro lado, se tecnologia e linguagens avançaram exponencialmente em suas potencialidades comunicacionais, ainda é necessário compreender-se as formas com que os usuários se relacionam com essas mudanças e quais os instrumentos/mecanismos empregam para ler a rede, para tanto utilizaremos as classificações de leitor no espaço cibernético descritas por Santaella; e baseados em seus conceitos, apontaremos para a necessidade de se buscar a qualificação do leitor/usuário do EAD em um “leitor imersivo”.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202
10.5902/223611708202
url https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202
identifier_str_mv 10.5902/223611708202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8202/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 13, N. 13, MAY-AUG., 2013; 2661-2669
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 13, N. 13, MAIO-AGO., 2013; 2661-2669
2236-1170
2236-1170
reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
collection Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950574012071936