A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Ângela Bessa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10205
Resumo: O propósito deste estudo foi investigar as aulas de dança como contexto de desenvolvimento para meninas adolescentes, escolares do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Santa Maria. RS, Brasil, participantes do Projeto Dançar: uma Opção de Expressão na Escola, parceria firmada entre Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Desportos, Laboratório de Desenvolvimento Humano e CAIC, a partir da análise da auto-estima, das relações interpessoais e das expectativas de vida das meninas participantes do Projeto. As propriedades da pessoa em uma perspectiva ecológica da Teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (ênfase no microssistema), algumas correntes contemporâneas sobre a fase da adolescência e sobre a arte da dança serviram como fundamentação teórica desta investigação. Esta pesquisa do tipo descritiva caracterizou-se como um estudo de caso predominantemente qualitativo. Os métodos e os instrumentos de coleta de dados utilizados neste estudo são os usados, normalmente, na pesquisa social: entrevista semi-estruturada. depoimentos, observações direta e indireta. Através da interpretação dos dados, concluiu-se que as aulas de dança investigadas parecem ter servido de contexto efetivo de desenvolvimento para as meninas adolescentes, participantes do Projeto Dançar: uma Opção de Expressão na Escola, pois há evidências que parecem demonstrar que as aulas de dança ministradas no decorrer do Projeto foram atividades potencializadoras para aumentar a auto-estima de meninas adolescentes, oriundas de contextos empobrecidos, e para qualificar as suas relações interpessoais consigo mesmas, com os outros e com o mundo e as expectativas de vida orientadas para valores mais positivos.
id UFSM-16_a7f13a39a3e0d469a7f59b1cdd6af8e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10205
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTESO propósito deste estudo foi investigar as aulas de dança como contexto de desenvolvimento para meninas adolescentes, escolares do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Santa Maria. RS, Brasil, participantes do Projeto Dançar: uma Opção de Expressão na Escola, parceria firmada entre Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Desportos, Laboratório de Desenvolvimento Humano e CAIC, a partir da análise da auto-estima, das relações interpessoais e das expectativas de vida das meninas participantes do Projeto. As propriedades da pessoa em uma perspectiva ecológica da Teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (ênfase no microssistema), algumas correntes contemporâneas sobre a fase da adolescência e sobre a arte da dança serviram como fundamentação teórica desta investigação. Esta pesquisa do tipo descritiva caracterizou-se como um estudo de caso predominantemente qualitativo. Os métodos e os instrumentos de coleta de dados utilizados neste estudo são os usados, normalmente, na pesquisa social: entrevista semi-estruturada. depoimentos, observações direta e indireta. Através da interpretação dos dados, concluiu-se que as aulas de dança investigadas parecem ter servido de contexto efetivo de desenvolvimento para as meninas adolescentes, participantes do Projeto Dançar: uma Opção de Expressão na Escola, pois há evidências que parecem demonstrar que as aulas de dança ministradas no decorrer do Projeto foram atividades potencializadoras para aumentar a auto-estima de meninas adolescentes, oriundas de contextos empobrecidos, e para qualificar as suas relações interpessoais consigo mesmas, com os outros e com o mundo e as expectativas de vida orientadas para valores mais positivos.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1020510.5902/2316546410205Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10205/6197Garcia, Ângela Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-31T13:59:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10205Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-07-31T13:59:03Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES
title A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES
spellingShingle A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES
Garcia, Ângela Bessa
title_short A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES
title_full A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES
title_fullStr A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES
title_full_unstemmed A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES
title_sort A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES
author Garcia, Ângela Bessa
author_facet Garcia, Ângela Bessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Ângela Bessa
description O propósito deste estudo foi investigar as aulas de dança como contexto de desenvolvimento para meninas adolescentes, escolares do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Santa Maria. RS, Brasil, participantes do Projeto Dançar: uma Opção de Expressão na Escola, parceria firmada entre Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Desportos, Laboratório de Desenvolvimento Humano e CAIC, a partir da análise da auto-estima, das relações interpessoais e das expectativas de vida das meninas participantes do Projeto. As propriedades da pessoa em uma perspectiva ecológica da Teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (ênfase no microssistema), algumas correntes contemporâneas sobre a fase da adolescência e sobre a arte da dança serviram como fundamentação teórica desta investigação. Esta pesquisa do tipo descritiva caracterizou-se como um estudo de caso predominantemente qualitativo. Os métodos e os instrumentos de coleta de dados utilizados neste estudo são os usados, normalmente, na pesquisa social: entrevista semi-estruturada. depoimentos, observações direta e indireta. Através da interpretação dos dados, concluiu-se que as aulas de dança investigadas parecem ter servido de contexto efetivo de desenvolvimento para as meninas adolescentes, participantes do Projeto Dançar: uma Opção de Expressão na Escola, pois há evidências que parecem demonstrar que as aulas de dança ministradas no decorrer do Projeto foram atividades potencializadoras para aumentar a auto-estima de meninas adolescentes, oriundas de contextos empobrecidos, e para qualificar as suas relações interpessoais consigo mesmas, com os outros e com o mundo e as expectativas de vida orientadas para valores mais positivos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10205
10.5902/2316546410205
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10205
identifier_str_mv 10.5902/2316546410205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10205/6197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083622330368