Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631 |
Resumo: | A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos. |
id |
UFSM-20_09c26cf7886b50b07fb5191039df1227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/29631 |
network_acronym_str |
UFSM-20 |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
3913 |
spelling |
2023-07-05T13:32:56Z2023-07-05T13:32:56Z2023978-65-85653-06-0http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoSustentabilidadeAgenda 2030Práticas de sala de aulaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGuia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookA educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos.700800000006600b70f5aec-388a-4fb9-841c-e341116ca599045435c2-6f38-453a-9d77-7bf82c7795f65fdc600e-6d93-4658-8ec3-e73a3fef16bf91234b9f-a1b5-4c5c-ae9c-045ad60afbf9Junges, Vanessa de CamposBobsin, DeboraPozzer, Ranice Hoehr PedrazziPivetta, Natália PavaneloBrasilreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALGuia_de_práticas_de_sala_de_aula_para_abordar_a_temática_da_sustentabilidade_por_meio_da_Agenda_2030.pdfGuia_de_práticas_de_sala_de_aula_para_abordar_a_temática_da_sustentabilidade_por_meio_da_Agenda_2030.pdfCartilhaapplication/pdf792389http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/1/Guia_de_pr%c3%a1ticas_de_sala_de_aula_para_abordar_a_tem%c3%a1tica_da_sustentabilidade_por_meio_da_Agenda_2030.pdf244027970924a713d254b5ff3eb85464MD51THUMBNAILguia.JPGguia.JPGcapaimage/jpeg13830http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/4/guia.JPG70f370d9966579e971a1f43e0c0adf98MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/2/license_rdf4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-816http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/3/license.txtf8fcb28efb1c8cf0dc096bec902bf4c4MD53THUMBNAILguia.JPGguia.JPGcapaimage/jpeg13830http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/4/guia.JPG70f370d9966579e971a1f43e0c0adf98MD541/296312023-07-05 10:34:54.248oai:repositorio.ufsm.br:1/29631Q3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucw==Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132023-07-05T13:34:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
spellingShingle |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 Junges, Vanessa de Campos Educação Sustentabilidade Agenda 2030 Práticas de sala de aula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title_full |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title_fullStr |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title_full_unstemmed |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title_sort |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
author |
Junges, Vanessa de Campos |
author_facet |
Junges, Vanessa de Campos Bobsin, Debora Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi Pivetta, Natália Pavanelo |
author_role |
author |
author2 |
Bobsin, Debora Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi Pivetta, Natália Pavanelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junges, Vanessa de Campos Bobsin, Debora Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi Pivetta, Natália Pavanelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sustentabilidade Agenda 2030 Práticas de sala de aula |
topic |
Educação Sustentabilidade Agenda 2030 Práticas de sala de aula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T13:32:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T13:32:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631 |
dc.identifier.isbn.por.fl_str_mv |
978-65-85653-06-0 |
identifier_str_mv |
978-65-85653-06-0 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
b70f5aec-388a-4fb9-841c-e341116ca599 045435c2-6f38-453a-9d77-7bf82c7795f6 5fdc600e-6d93-4658-8ec3-e73a3fef16bf 91234b9f-a1b5-4c5c-ae9c-045ad60afbf9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/1/Guia_de_pr%c3%a1ticas_de_sala_de_aula_para_abordar_a_tem%c3%a1tica_da_sustentabilidade_por_meio_da_Agenda_2030.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/4/guia.JPG http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/2/license_rdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/3/license.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/4/guia.JPG |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
244027970924a713d254b5ff3eb85464 70f370d9966579e971a1f43e0c0adf98 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 f8fcb28efb1c8cf0dc096bec902bf4c4 70f370d9966579e971a1f43e0c0adf98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801223728396238848 |