Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Monografias Ambientais |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3314 |
Resumo: | The present study intents to reflect on the relations between the current political advertising andNazi advertising, this last one based upon Goebbels' principles of propaganda, associated to massmedia techniques and adopted by reference to media and news. In this sense, through these basicadvertisement principles, this paper considered the strategies implemented in Nazi advertising,such as the political discourse engaged in by the candidates for president of Brazil José Serra andDilma Rousseff, inserted into cyberspace. Thus, this study aims to recognize persistent principlesof persuasion in current policy, focusing on communication transmitted on the Internet, one of themost mainstream media in the world. |
id |
UFSM-3_d0666370042be0f606739396201bd155 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3314 |
network_acronym_str |
UFSM-3 |
network_name_str |
Revista Monografias Ambientais |
repository_id_str |
|
spelling |
Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaçoAdvertisementCommunicationPoliticsPersuasionCyberspacePropagandaComunicaçãoPolíticaPersuasãoCiberespaçoThe present study intents to reflect on the relations between the current political advertising andNazi advertising, this last one based upon Goebbels' principles of propaganda, associated to massmedia techniques and adopted by reference to media and news. In this sense, through these basicadvertisement principles, this paper considered the strategies implemented in Nazi advertising,such as the political discourse engaged in by the candidates for president of Brazil José Serra andDilma Rousseff, inserted into cyberspace. Thus, this study aims to recognize persistent principlesof persuasion in current policy, focusing on communication transmitted on the Internet, one of themost mainstream media in the world.O presente estudo dispõe-se a refletir sobre as relações entre a atual propaganda política e a propaganda nazista, baseada esta última nos princípios propagandísticos criados por Joseph Goebbels, aliados a técnicas e meios de comunicação em massa e adotados como referência no campo da comunicação social. Neste sentido, partindo destes princípios propagandísticos, foram consideradas neste trabalho as estratégias implantadas na propaganda política nazista, bem como os discursos políticos dos candidatos a presidência do Brasil José Serra e Dilma Rousseff inseridos no ciberespaço. Portanto, objetiva-se neste estudo reconhecer os princípios de persuasão persistentes e aplicados na política atual, centrando na comunicação veiculada na internet, um dos meios de comunicação mais dominantes no mundo.Universidade Federal de Santa Maria2011-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/331410.5902/223613083314Monografias Ambientais; REMOA, V. 3, N. 3, JUL., 2011; 434-467Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 3, N. 3, JUL., 2011; 434-4672236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3314/1832Copyright (c) 2011 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMafaldo, Igor Andrei CoelhoMoraes, Ana Luiza Coiro2021-05-07T12:40:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3314Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:26Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço |
title |
Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço |
spellingShingle |
Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço Mafaldo, Igor Andrei Coelho Advertisement Communication Politics Persuasion Cyberspace Propaganda Comunicação Política Persuasão Ciberespaço |
title_short |
Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço |
title_full |
Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço |
title_fullStr |
Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço |
title_full_unstemmed |
Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço |
title_sort |
Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço |
author |
Mafaldo, Igor Andrei Coelho |
author_facet |
Mafaldo, Igor Andrei Coelho Moraes, Ana Luiza Coiro |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Ana Luiza Coiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafaldo, Igor Andrei Coelho Moraes, Ana Luiza Coiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Advertisement Communication Politics Persuasion Cyberspace Propaganda Comunicação Política Persuasão Ciberespaço |
topic |
Advertisement Communication Politics Persuasion Cyberspace Propaganda Comunicação Política Persuasão Ciberespaço |
description |
The present study intents to reflect on the relations between the current political advertising andNazi advertising, this last one based upon Goebbels' principles of propaganda, associated to massmedia techniques and adopted by reference to media and news. In this sense, through these basicadvertisement principles, this paper considered the strategies implemented in Nazi advertising,such as the political discourse engaged in by the candidates for president of Brazil José Serra andDilma Rousseff, inserted into cyberspace. Thus, this study aims to recognize persistent principlesof persuasion in current policy, focusing on communication transmitted on the Internet, one of themost mainstream media in the world. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3314 10.5902/223613083314 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3314 |
identifier_str_mv |
10.5902/223613083314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3314/1832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Monografias Ambientais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Monografias Ambientais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Monografias Ambientais; REMOA, V. 3, N. 3, JUL., 2011; 434-467 Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 3, N. 3, JUL., 2011; 434-467 2236-1308 2236-1308 reponame:Revista Monografias Ambientais instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Monografias Ambientais |
collection |
Revista Monografias Ambientais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||remoa.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950552075862016 |