ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/5636 |
Resumo: | Analisa-se, neste artigo, as ações que os campos político e midiático exercem sobre o campo esportivo durante a implantação do programa Fútbol para Todos no contexto da sociedade em processo de midiatização. Através da Análise Semiológica, foram avaliados títulos de reportagens do jornal Clarín entre 23 de julho e 22 de agosto de 2009, bem como discursos de Cristina Kirchner e Julio Grondona publicados nos websites da Casa Rosada e da AFA.RESUMEN: Se analiza, en este artículo, las acciones que los campos político y mediático ejercen sobre el campo deportivo durante la implantación del programa Fútbol para Todos en el contexto de la sociedad en proceso de mediatización. Mediante la Análisis Semiológica, fueran evaluados títulos de reportajes del diario Clarín entre Julio 23 y Agosto 22 de 2009, bien como discursos de Cristina Kirchner y Julio Grondona publicados en los websites de Casa Rosada y de AFA.ABSTRACT: In this article, we analyze the actions that political and media fields interfere over sports field during the implantation of the program Football for Everyone in the context of a society in a process of mediatization. Through the Semiological Analysis, we evaluated news titles of daily Clarín from July 23 to August 22 2009, as well as speeches of Cristina Kirchner and Julio Grondona published on the websites of Casa Rosada and AFA. |
id |
UFSM-4_0f8717d40cbbf09182cabfd14199c0ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5636 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICASAnalisa-se, neste artigo, as ações que os campos político e midiático exercem sobre o campo esportivo durante a implantação do programa Fútbol para Todos no contexto da sociedade em processo de midiatização. Através da Análise Semiológica, foram avaliados títulos de reportagens do jornal Clarín entre 23 de julho e 22 de agosto de 2009, bem como discursos de Cristina Kirchner e Julio Grondona publicados nos websites da Casa Rosada e da AFA.RESUMEN: Se analiza, en este artículo, las acciones que los campos político y mediático ejercen sobre el campo deportivo durante la implantación del programa Fútbol para Todos en el contexto de la sociedad en proceso de mediatización. Mediante la Análisis Semiológica, fueran evaluados títulos de reportajes del diario Clarín entre Julio 23 y Agosto 22 de 2009, bien como discursos de Cristina Kirchner y Julio Grondona publicados en los websites de Casa Rosada y de AFA.ABSTRACT: In this article, we analyze the actions that political and media fields interfere over sports field during the implantation of the program Football for Everyone in the context of a society in a process of mediatization. Through the Semiological Analysis, we evaluated news titles of daily Clarín from July 23 to August 22 2009, as well as speeches of Cristina Kirchner and Julio Grondona published on the websites of Casa Rosada and AFA.Universidade Federal de Santa Maria2012-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise Semiológicaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/563610.5902/2316882X5636Cadernos de Comunicação; v. 16 n. 1 (2012)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/5636/4331Dias, Eduardo Covaleskyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:24:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5636Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:24:52Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS |
title |
ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS |
spellingShingle |
ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS Dias, Eduardo Covalesky |
title_short |
ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS |
title_full |
ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS |
title_fullStr |
ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS |
title_full_unstemmed |
ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS |
title_sort |
ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS |
author |
Dias, Eduardo Covalesky |
author_facet |
Dias, Eduardo Covalesky |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Eduardo Covalesky |
description |
Analisa-se, neste artigo, as ações que os campos político e midiático exercem sobre o campo esportivo durante a implantação do programa Fútbol para Todos no contexto da sociedade em processo de midiatização. Através da Análise Semiológica, foram avaliados títulos de reportagens do jornal Clarín entre 23 de julho e 22 de agosto de 2009, bem como discursos de Cristina Kirchner e Julio Grondona publicados nos websites da Casa Rosada e da AFA.RESUMEN: Se analiza, en este artículo, las acciones que los campos político y mediático ejercen sobre el campo deportivo durante la implantación del programa Fútbol para Todos en el contexto de la sociedad en proceso de mediatización. Mediante la Análisis Semiológica, fueran evaluados títulos de reportajes del diario Clarín entre Julio 23 y Agosto 22 de 2009, bien como discursos de Cristina Kirchner y Julio Grondona publicados en los websites de Casa Rosada y de AFA.ABSTRACT: In this article, we analyze the actions that political and media fields interfere over sports field during the implantation of the program Football for Everyone in the context of a society in a process of mediatization. Through the Semiological Analysis, we evaluated news titles of daily Clarín from July 23 to August 22 2009, as well as speeches of Cristina Kirchner and Julio Grondona published on the websites of Casa Rosada and AFA. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise Semiológica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/5636 10.5902/2316882X5636 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/5636 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X5636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/5636/4331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 16 n. 1 (2012) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1809463998810161152 |