Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toys

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marislei da Silveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Micael Machado da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/37450
Resumo: This article proposes to analyze the discourses about toys in social media, Instagram. The aim is to discuss the strategies of the discourses legitimated in the comments of the post that occur about what is for girls and what is for boys from the case of Theo Sholles Lima. To this end, the French Line Discourse Analysis was used as methodology, which allows the analysis of discourse on three levels: subject, meaning and ideology.
id UFSM-4_56f5b391f32f557ce3cfb4ac9101ea2d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37450
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toysAnálisis de los discursos en el Instagram sobre los papeles de género atribuidos a los juguetesAnálise dos discursos no Instagram sobre os papéis de gênero atribuídos aos brinquedosDiscourse AnalysisStereotypesGenreChildhood and ToysAnálisis del discursoestereotiposgéneroInfancia y JuguetesAnálise do DiscursoEstereótiposGêneroInfância e BrinquedosThis article proposes to analyze the discourses about toys in social media, Instagram. The aim is to discuss the strategies of the discourses legitimated in the comments of the post that occur about what is for girls and what is for boys from the case of Theo Sholles Lima. To this end, the French Line Discourse Analysis was used as methodology, which allows the analysis of discourse on three levels: subject, meaning and ideology.Este artículo propone analizar los discursos sobre juguetes en las redes sociales, Instagram, con el objetivo de discutir las estrategias de los discursos legitimados en los comentarios de la publicación sobre lo que es para niñas y para niños del caso de Theo Sholles Lima. Para ello, se utilizó el Análisis del Discurso de la Línea Francesa como metodología, que permite analizar el discurso en tres niveles: sujeto, significado e ideología.Este artigo propõe analisar os discursos sobre os brinquedos na mídia social, Instagram. O intuito é discutir as estratégias dos discursos legitimados nas conversações que ocorrem sobre o que é para meninas e o que é para meninos a partir do caso de Theo Sholles Lima. Para tal, foi empregada como metodologia a Análise de Discurso de Linha Francesa que permite analisar o discurso em três níveis: sujeito, sentido e ideologia.  Universidade Federal de Santa Maria2020-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa histórica e revisão de literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/3745010.5902/2316882X37450Cadernos de Comunicação; v. 24 n. 1 (2020)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/37450/pdf_1Copyright (c) 2020 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marislei da SilveiraSilva, Micael Machado da2020-12-09T20:32:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37450Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:32:07Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toys
Análisis de los discursos en el Instagram sobre los papeles de género atribuidos a los juguetes
Análise dos discursos no Instagram sobre os papéis de gênero atribuídos aos brinquedos
title Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toys
spellingShingle Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toys
Ribeiro, Marislei da Silveira
Discourse Analysis
Stereotypes
Genre
Childhood and Toys
Análisis del discurso
estereotipos
género
Infancia y Juguetes
Análise do Discurso
Estereótipos
Gênero
Infância e Brinquedos
title_short Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toys
title_full Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toys
title_fullStr Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toys
title_full_unstemmed Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toys
title_sort Instagram discourse analysis on gender roles attributed to toys
author Ribeiro, Marislei da Silveira
author_facet Ribeiro, Marislei da Silveira
Silva, Micael Machado da
author_role author
author2 Silva, Micael Machado da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marislei da Silveira
Silva, Micael Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Discourse Analysis
Stereotypes
Genre
Childhood and Toys
Análisis del discurso
estereotipos
género
Infancia y Juguetes
Análise do Discurso
Estereótipos
Gênero
Infância e Brinquedos
topic Discourse Analysis
Stereotypes
Genre
Childhood and Toys
Análisis del discurso
estereotipos
género
Infancia y Juguetes
Análise do Discurso
Estereótipos
Gênero
Infância e Brinquedos
description This article proposes to analyze the discourses about toys in social media, Instagram. The aim is to discuss the strategies of the discourses legitimated in the comments of the post that occur about what is for girls and what is for boys from the case of Theo Sholles Lima. To this end, the French Line Discourse Analysis was used as methodology, which allows the analysis of discourse on three levels: subject, meaning and ideology.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa histórica e revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/37450
10.5902/2316882X37450
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/37450
identifier_str_mv 10.5902/2316882X37450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/37450/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 24 n. 1 (2020)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809464000102006784