OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/30341
Resumo: A proteção dos direitos fundamentais na Europa tem, no mesmo espaço, tanto a União Europeia – que nascida da integração econômica – quanto a Convenção Europeia de Direitos Humanos, sendo que os membros da primeira são também partes na segunda. Essa situação coloca em rota de colisão o Tribunal de Justiça da União Europeia e a Corte Europeia de Direitos Humanos. O presente trabalho busca estudar essa relação entre as duas cortes, tendo em vista a adesão da União Europeia à Convenção. O resultado foi que vários esforços foram empreendidos para possibilitar essa adesão. O mandato explícito do Tratado de Lisboa ordena essa adesão. A negociação é pautada no respeito à autonomia do Direito da União Europeia e suas peculiaridades. Em 2013, chegou-se a um anteprojeto de Acordo de Adesão, resultado de negociações entre a União Europeia e o Conselho da Europa. Porém, por meio do Parecer 2/13, o Tribunal de Justiça da União Europeia afirmou que tal projeto não respeita a autonomia e peculiaridades do Direito da União, adiando ainda mais essa adesão.Palavras-chave: Direitos fundamentais. Corte Europeia de Direitos Humanos. Tribunal de Justiça da União Europeia. 
id UFSM-8_f61124fe05e18e29a23549a191010ab3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30341
network_acronym_str UFSM-8
network_name_str Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
repository_id_str
spelling OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.A proteção dos direitos fundamentais na Europa tem, no mesmo espaço, tanto a União Europeia – que nascida da integração econômica – quanto a Convenção Europeia de Direitos Humanos, sendo que os membros da primeira são também partes na segunda. Essa situação coloca em rota de colisão o Tribunal de Justiça da União Europeia e a Corte Europeia de Direitos Humanos. O presente trabalho busca estudar essa relação entre as duas cortes, tendo em vista a adesão da União Europeia à Convenção. O resultado foi que vários esforços foram empreendidos para possibilitar essa adesão. O mandato explícito do Tratado de Lisboa ordena essa adesão. A negociação é pautada no respeito à autonomia do Direito da União Europeia e suas peculiaridades. Em 2013, chegou-se a um anteprojeto de Acordo de Adesão, resultado de negociações entre a União Europeia e o Conselho da Europa. Porém, por meio do Parecer 2/13, o Tribunal de Justiça da União Europeia afirmou que tal projeto não respeita a autonomia e peculiaridades do Direito da União, adiando ainda mais essa adesão.Palavras-chave: Direitos fundamentais. Corte Europeia de Direitos Humanos. Tribunal de Justiça da União Europeia. Universidade Federal de Santa Maria2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/3034110.5902/2316305430341Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global; v. 6 n. 1 (2017); 03-282316-30542316-3054reponame:Revista Direitos Emergentes na Sociedade Globalinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/30341/pdfCopyright (c) 2018 Revista Direitos Emergentes na Sociedade Globalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, André Soares2019-09-24T13:43:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30341Revistahttps://periodicos.ufsm.br/REDESGPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/REDESG/oai||redesg@ufsm.br|| advrso@gmail.com2316-30542316-3054opendoar:2019-09-24T13:43:54Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.
title OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.
spellingShingle OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.
Oliveira, André Soares
title_short OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.
title_full OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.
title_fullStr OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.
title_full_unstemmed OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.
title_sort OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA EUROPA: APROXIMAÇÕES E TENSÕES ENTRE O DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA E A CONVENÇÃO EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS.
author Oliveira, André Soares
author_facet Oliveira, André Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, André Soares
description A proteção dos direitos fundamentais na Europa tem, no mesmo espaço, tanto a União Europeia – que nascida da integração econômica – quanto a Convenção Europeia de Direitos Humanos, sendo que os membros da primeira são também partes na segunda. Essa situação coloca em rota de colisão o Tribunal de Justiça da União Europeia e a Corte Europeia de Direitos Humanos. O presente trabalho busca estudar essa relação entre as duas cortes, tendo em vista a adesão da União Europeia à Convenção. O resultado foi que vários esforços foram empreendidos para possibilitar essa adesão. O mandato explícito do Tratado de Lisboa ordena essa adesão. A negociação é pautada no respeito à autonomia do Direito da União Europeia e suas peculiaridades. Em 2013, chegou-se a um anteprojeto de Acordo de Adesão, resultado de negociações entre a União Europeia e o Conselho da Europa. Porém, por meio do Parecer 2/13, o Tribunal de Justiça da União Europeia afirmou que tal projeto não respeita a autonomia e peculiaridades do Direito da União, adiando ainda mais essa adesão.Palavras-chave: Direitos fundamentais. Corte Europeia de Direitos Humanos. Tribunal de Justiça da União Europeia. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/30341
10.5902/2316305430341
url http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/30341
identifier_str_mv 10.5902/2316305430341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/30341/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global; v. 6 n. 1 (2017); 03-28
2316-3054
2316-3054
reponame:Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
collection Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||redesg@ufsm.br|| advrso@gmail.com
_version_ 1808858039278632960