Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4922 |
Resumo: | A educação inclusiva excede a aceitação do aluno com necessidades educacionais especiais na escola regular, pressupondo alterações nas diferentes instâncias, tanto físicas quanto organizacionais, inovações metodológicas e ações pedagógicas que propiciem o desenvolvimento das potencialidades dos educandos. Neste sentido, emerge a necessidade de investir na literatura infantil como ferramenta possibilitadora de conhecimento e subsídio para trabalhar com questões pertinentes a sentimentos, diferenças e emoções, explorando-a enquanto forma de arte e expressão.Palavras-chave: educação inclusiva. literatura infantil. inovações metodológicas. |
id |
UFSM-9_42eaa03fa9723030cb03f1027af15fab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4922 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussãoA educação inclusiva excede a aceitação do aluno com necessidades educacionais especiais na escola regular, pressupondo alterações nas diferentes instâncias, tanto físicas quanto organizacionais, inovações metodológicas e ações pedagógicas que propiciem o desenvolvimento das potencialidades dos educandos. Neste sentido, emerge a necessidade de investir na literatura infantil como ferramenta possibilitadora de conhecimento e subsídio para trabalhar com questões pertinentes a sentimentos, diferenças e emoções, explorando-a enquanto forma de arte e expressão.Palavras-chave: educação inclusiva. literatura infantil. inovações metodológicas.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4922Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 87-96Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 87-96Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 87-961984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4922/2956Zardo, Sinara PollomFreitas, Soraia Napoleãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4922Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:36Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão |
title |
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão |
spellingShingle |
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão Zardo, Sinara Pollom |
title_short |
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão |
title_full |
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão |
title_fullStr |
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão |
title_sort |
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão |
author |
Zardo, Sinara Pollom |
author_facet |
Zardo, Sinara Pollom Freitas, Soraia Napoleão |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Soraia Napoleão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zardo, Sinara Pollom Freitas, Soraia Napoleão |
description |
A educação inclusiva excede a aceitação do aluno com necessidades educacionais especiais na escola regular, pressupondo alterações nas diferentes instâncias, tanto físicas quanto organizacionais, inovações metodológicas e ações pedagógicas que propiciem o desenvolvimento das potencialidades dos educandos. Neste sentido, emerge a necessidade de investir na literatura infantil como ferramenta possibilitadora de conhecimento e subsídio para trabalhar com questões pertinentes a sentimentos, diferenças e emoções, explorando-a enquanto forma de arte e expressão.Palavras-chave: educação inclusiva. literatura infantil. inovações metodológicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4922 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4922/2956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 87-96 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 87-96 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 87-96 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199030702080 |