Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos históricos e conceituais das Altas Habilidades/Superdotação, relacionando-os com as políticas públicas existentes atualmente no Brasil. A partir dessa apresentação, busca-se estabelecer uma interface com os dados estatísticos referentes às matrículas na Educação Básica nos sistemas de ensino brasileiros. Como método, optou-se por uma pesquisa de análise documental por meio de estudos das legislações e políticas vigentes e do Censo Escolar (2013 a 2018). Para análise, buscamos teóricos e pesquisadores da área, como Renzulli; Reis (1986), Gama (2006), Pérez (2004, 2006, 2016), Sabatella (2008), Virgolim (2007, 2014), entre outros. O resultado aponta que o número de matrículas tem crescido, porém, ainda de forma lenta, pressupondo que há uma lacuna na identificação desses potenciais e um distanciamento entre o que está sendo realizado e o que é preconizado pela legislação educacional. Há a necessidade de uma constante reflexão e de estudos sobre políticas para Altas Habilidades/Superdotação, a fim de que sejam conhecidas e reconhecidas no campo educacional para fortalecer as ações. |
id |
UFSM-9_4e3cc12abcd50f1de75a91736f51ac9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39198 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveisPalavras-chaveAltas Habilidades/SuperdotaçãoPolíticas PúblicasCenso Escolar.Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos históricos e conceituais das Altas Habilidades/Superdotação, relacionando-os com as políticas públicas existentes atualmente no Brasil. A partir dessa apresentação, busca-se estabelecer uma interface com os dados estatísticos referentes às matrículas na Educação Básica nos sistemas de ensino brasileiros. Como método, optou-se por uma pesquisa de análise documental por meio de estudos das legislações e políticas vigentes e do Censo Escolar (2013 a 2018). Para análise, buscamos teóricos e pesquisadores da área, como Renzulli; Reis (1986), Gama (2006), Pérez (2004, 2006, 2016), Sabatella (2008), Virgolim (2007, 2014), entre outros. O resultado aponta que o número de matrículas tem crescido, porém, ainda de forma lenta, pressupondo que há uma lacuna na identificação desses potenciais e um distanciamento entre o que está sendo realizado e o que é preconizado pela legislação educacional. Há a necessidade de uma constante reflexão e de estudos sobre políticas para Altas Habilidades/Superdotação, a fim de que sejam conhecidas e reconhecidas no campo educacional para fortalecer as ações. Universidade Federal de Santa Maria2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/3919810.5902/1984686X39198Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-231984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198/htmlCopyright (c) 2019 Revista Educação Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaveri, Fanny Bianca Mette deHeinzle, Marcia Regina Selpa2020-11-12T14:57:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39198Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2020-11-12T14:57:38Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis |
title |
Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis |
spellingShingle |
Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis Faveri, Fanny Bianca Mette de Palavras-chave Altas Habilidades/Superdotação Políticas Públicas Censo Escolar. |
title_short |
Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis |
title_full |
Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis |
title_fullStr |
Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis |
title_full_unstemmed |
Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis |
title_sort |
Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis |
author |
Faveri, Fanny Bianca Mette de |
author_facet |
Faveri, Fanny Bianca Mette de Heinzle, Marcia Regina Selpa |
author_role |
author |
author2 |
Heinzle, Marcia Regina Selpa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faveri, Fanny Bianca Mette de Heinzle, Marcia Regina Selpa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave Altas Habilidades/Superdotação Políticas Públicas Censo Escolar. |
topic |
Palavras-chave Altas Habilidades/Superdotação Políticas Públicas Censo Escolar. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos históricos e conceituais das Altas Habilidades/Superdotação, relacionando-os com as políticas públicas existentes atualmente no Brasil. A partir dessa apresentação, busca-se estabelecer uma interface com os dados estatísticos referentes às matrículas na Educação Básica nos sistemas de ensino brasileiros. Como método, optou-se por uma pesquisa de análise documental por meio de estudos das legislações e políticas vigentes e do Censo Escolar (2013 a 2018). Para análise, buscamos teóricos e pesquisadores da área, como Renzulli; Reis (1986), Gama (2006), Pérez (2004, 2006, 2016), Sabatella (2008), Virgolim (2007, 2014), entre outros. O resultado aponta que o número de matrículas tem crescido, porém, ainda de forma lenta, pressupondo que há uma lacuna na identificação desses potenciais e um distanciamento entre o que está sendo realizado e o que é preconizado pela legislação educacional. Há a necessidade de uma constante reflexão e de estudos sobre políticas para Altas Habilidades/Superdotação, a fim de que sejam conhecidas e reconhecidas no campo educacional para fortalecer as ações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198 10.5902/1984686X39198 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198 |
identifier_str_mv |
10.5902/1984686X39198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198/pdf http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944197648678912 |