Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faveri, Fanny Bianca Mette de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Heinzle, Marcia Regina Selpa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos históricos e conceituais das Altas Habilidades/Superdotação, relacionando-os com as políticas públicas existentes atualmente no Brasil. A partir dessa apresentação, busca-se estabelecer uma interface com os dados estatísticos referentes às matrículas na Educação Básica nos sistemas de ensino brasileiros. Como método, optou-se por uma pesquisa de análise documental por meio de estudos das legislações e políticas vigentes e do Censo Escolar (2013 a 2018). Para análise, buscamos teóricos e pesquisadores da área, como Renzulli; Reis (1986), Gama (2006), Pérez (2004, 2006, 2016), Sabatella (2008), Virgolim (2007, 2014), entre outros. O resultado aponta que o número de matrículas tem crescido, porém, ainda de forma lenta, pressupondo que há uma lacuna na identificação desses potenciais e um distanciamento entre o que está sendo realizado e o que é preconizado pela legislação educacional. Há a necessidade de uma constante reflexão e de estudos sobre políticas para Altas Habilidades/Superdotação, a fim de que sejam conhecidas e reconhecidas no campo educacional para fortalecer as ações. 
id UFSM-9_4e3cc12abcd50f1de75a91736f51ac9d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39198
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveisPalavras-chaveAltas Habilidades/SuperdotaçãoPolíticas PúblicasCenso Escolar.Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos históricos e conceituais das Altas Habilidades/Superdotação, relacionando-os com as políticas públicas existentes atualmente no Brasil. A partir dessa apresentação, busca-se estabelecer uma interface com os dados estatísticos referentes às matrículas na Educação Básica nos sistemas de ensino brasileiros. Como método, optou-se por uma pesquisa de análise documental por meio de estudos das legislações e políticas vigentes e do Censo Escolar (2013 a 2018). Para análise, buscamos teóricos e pesquisadores da área, como Renzulli; Reis (1986), Gama (2006), Pérez (2004, 2006, 2016), Sabatella (2008), Virgolim (2007, 2014), entre outros. O resultado aponta que o número de matrículas tem crescido, porém, ainda de forma lenta, pressupondo que há uma lacuna na identificação desses potenciais e um distanciamento entre o que está sendo realizado e o que é preconizado pela legislação educacional. Há a necessidade de uma constante reflexão e de estudos sobre políticas para Altas Habilidades/Superdotação, a fim de que sejam conhecidas e reconhecidas no campo educacional para fortalecer as ações. Universidade Federal de Santa Maria2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/3919810.5902/1984686X39198Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-231984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198/htmlCopyright (c) 2019 Revista Educação Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaveri, Fanny Bianca Mette deHeinzle, Marcia Regina Selpa2020-11-12T14:57:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39198Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2020-11-12T14:57:38Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis
title Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis
spellingShingle Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis
Faveri, Fanny Bianca Mette de
Palavras-chave
Altas Habilidades/Superdotação
Políticas Públicas
Censo Escolar.
title_short Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis
title_full Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis
title_fullStr Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis
title_full_unstemmed Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis
title_sort Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis
author Faveri, Fanny Bianca Mette de
author_facet Faveri, Fanny Bianca Mette de
Heinzle, Marcia Regina Selpa
author_role author
author2 Heinzle, Marcia Regina Selpa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faveri, Fanny Bianca Mette de
Heinzle, Marcia Regina Selpa
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Altas Habilidades/Superdotação
Políticas Públicas
Censo Escolar.
topic Palavras-chave
Altas Habilidades/Superdotação
Políticas Públicas
Censo Escolar.
description Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos históricos e conceituais das Altas Habilidades/Superdotação, relacionando-os com as políticas públicas existentes atualmente no Brasil. A partir dessa apresentação, busca-se estabelecer uma interface com os dados estatísticos referentes às matrículas na Educação Básica nos sistemas de ensino brasileiros. Como método, optou-se por uma pesquisa de análise documental por meio de estudos das legislações e políticas vigentes e do Censo Escolar (2013 a 2018). Para análise, buscamos teóricos e pesquisadores da área, como Renzulli; Reis (1986), Gama (2006), Pérez (2004, 2006, 2016), Sabatella (2008), Virgolim (2007, 2014), entre outros. O resultado aponta que o número de matrículas tem crescido, porém, ainda de forma lenta, pressupondo que há uma lacuna na identificação desses potenciais e um distanciamento entre o que está sendo realizado e o que é preconizado pela legislação educacional. Há a necessidade de uma constante reflexão e de estudos sobre políticas para Altas Habilidades/Superdotação, a fim de que sejam conhecidas e reconhecidas no campo educacional para fortalecer as ações. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198
10.5902/1984686X39198
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198
identifier_str_mv 10.5902/1984686X39198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198/pdf
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e118/1-23
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944197648678912