A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000011wsp |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_0367e8fc72b55ba7308623a86eedf191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2608 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A dança como fator de inclusão no ambiente escolarEscola inclusivaEducaçãoNecessidades educacionais especiaisDançaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente trabalho refere-se ao estudo sobre quatro alunos com Necessidades Educacionais Especiais de uma turma de currículo formada por 20 alunos que frequentam o projeto extra-classe de dança, denominado Grupo Movimento. Este estudo realizou-se no ano de 2009, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida. Tendo como objetivo principal analisar se houve mudança no comportamento desses alunos que freqüentam o projeto e identificar sua influência nesse desenvolvimento. Destaca-se como alguns objetivos específicos deste trabalho, que tem como foco os alunos com Necessidades Educacionais Especiais, se a dança desenvolveu a socialização com os demais colegas;se melhorou sua auto-estima, tornando-os mais seguros em suas atividades;se estimulou a melhoria de seus movimentos e posturas em seu cotidiano;se ajudou a promover a sua criatividade, desenvolvendo mais sua autonomia.Os instrumentos de pesquisa para analisar esses alunos foram observações, filmagens e entrevistas com os mesmos.A abordagem metodológica é a qualitativa, ou seja, parte de questionamentos, é subjetiva e exploratória, tendo o caráter descritivo, pois se baseia em entrevistas e observações. Este estudo está baseado na idéia dos autores: Marques, Nanni, Verderi dentre outros. A dança é um suporte significativo para a aprendizagem cognitiva, psicomotora e social em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais. Portanto, o trabalho destaca a importância dos projetos extra-classe para que a inclusão se efetue cada vez mais nas instituições escolares.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoRistow, Simaia ZancanLacava, Aline Vianna2017-01-25T14:14:44Z2017-01-25T14:14:44Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608ark:/26339/0013000011wspporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:04:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:04:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dança como fator de inclusão no ambiente escolar |
title |
A dança como fator de inclusão no ambiente escolar |
spellingShingle |
A dança como fator de inclusão no ambiente escolar Lacava, Aline Vianna Escola inclusiva Educação Necessidades educacionais especiais Dança |
title_short |
A dança como fator de inclusão no ambiente escolar |
title_full |
A dança como fator de inclusão no ambiente escolar |
title_fullStr |
A dança como fator de inclusão no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
A dança como fator de inclusão no ambiente escolar |
title_sort |
A dança como fator de inclusão no ambiente escolar |
author |
Lacava, Aline Vianna |
author_facet |
Lacava, Aline Vianna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ristow, Simaia Zancan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacava, Aline Vianna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola inclusiva Educação Necessidades educacionais especiais Dança |
topic |
Escola inclusiva Educação Necessidades educacionais especiais Dança |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2017-01-25T14:14:44Z 2017-01-25T14:14:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000011wsp |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000011wsp |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172433409212416 |