A dança como fator de inclusão no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacava, Aline Vianna
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000011wsp
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_0367e8fc72b55ba7308623a86eedf191
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2608
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A dança como fator de inclusão no ambiente escolarEscola inclusivaEducaçãoNecessidades educacionais especiaisDançaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente trabalho refere-se ao estudo sobre quatro alunos com Necessidades Educacionais Especiais de uma turma de currículo formada por 20 alunos que frequentam o projeto extra-classe de dança, denominado Grupo Movimento. Este estudo realizou-se no ano de 2009, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida. Tendo como objetivo principal analisar se houve mudança no comportamento desses alunos que freqüentam o projeto e identificar sua influência nesse desenvolvimento. Destaca-se como alguns objetivos específicos deste trabalho, que tem como foco os alunos com Necessidades Educacionais Especiais, se a dança desenvolveu a socialização com os demais colegas;se melhorou sua auto-estima, tornando-os mais seguros em suas atividades;se estimulou a melhoria de seus movimentos e posturas em seu cotidiano;se ajudou a promover a sua criatividade, desenvolvendo mais sua autonomia.Os instrumentos de pesquisa para analisar esses alunos foram observações, filmagens e entrevistas com os mesmos.A abordagem metodológica é a qualitativa, ou seja, parte de questionamentos, é subjetiva e exploratória, tendo o caráter descritivo, pois se baseia em entrevistas e observações. Este estudo está baseado na idéia dos autores: Marques, Nanni, Verderi dentre outros. A dança é um suporte significativo para a aprendizagem cognitiva, psicomotora e social em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais. Portanto, o trabalho destaca a importância dos projetos extra-classe para que a inclusão se efetue cada vez mais nas instituições escolares.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoRistow, Simaia ZancanLacava, Aline Vianna2017-01-25T14:14:44Z2017-01-25T14:14:44Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608ark:/26339/0013000011wspporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:04:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:04:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
title A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
spellingShingle A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
Lacava, Aline Vianna
Escola inclusiva
Educação
Necessidades educacionais especiais
Dança
title_short A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
title_full A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
title_fullStr A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
title_full_unstemmed A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
title_sort A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
author Lacava, Aline Vianna
author_facet Lacava, Aline Vianna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ristow, Simaia Zancan
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacava, Aline Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv Escola inclusiva
Educação
Necessidades educacionais especiais
Dança
topic Escola inclusiva
Educação
Necessidades educacionais especiais
Dança
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2017-01-25T14:14:44Z
2017-01-25T14:14:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000011wsp
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608
identifier_str_mv ark:/26339/0013000011wsp
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172433409212416