A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veber, Júlia Maria
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000016fqk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24182
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2019.
id UFSM_05034dc96e91fc5ed4234552aabf0aa8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/24182
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto AlegreProject management in public communication agencies: study on the implementation in traditional agencies of the Porto Alegre marketAgências de publicidadeGestão de agências de publicidadeGestão de projetosAdvertising agencyManagement advertising agenciesProject managementCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2019.The radical changes which are underway in the various industrial sectors require organizations to remain competitive in the market where they operate. The search for competitiveness implies knowing the market that the company belongs to, as well as its own organization. Adhering to good modern management practices assist organizations in their constant concern for the pursuit of competitive advantage. One discipline that has become popular in this changing landscape is project management. The project management discipline has its application associated with increased productivity, improvement of internal processes, greater control of resources and increased quality of deliveries. The traditional advertising market is one of the environments which is undergoing changes and adjustments in its formatting, ongoing changes directly affect the traditional model of advertising agencies and reach their competitiveness. This paper aims to understand how project management can help traditional advertising agencies stay relevant in the market. To achieve this goal, we approach the structure of the traditional advertising market, the factors that hurt the competitiveness of traditional agencies and enter the world of project management. Research on the project management applications in traditional agencies was carried out through multiple case studies, observing two traditional advertising agencies in the Porto Alegre market that implemented project management in their routines. As a result of the research, we realize that project management implementation in traditional agencies may have different approaches and each of them contributes to improving the competitiveness of traditional agencies.As mudanças radicais que estão em andamento nos diversos setores industriais exigem que as organizações mantenham-se competitivas no mercado em que estão inseridas. A busca pela competitividade implica em conhecer o mercado que a empresa pertence, assim como a sua própria organização. Aderir boas e modernas práticas de gestão auxiliam as organizações na constante preocupação pela busca de vantagens competitivas. Uma disciplina que vem se popularizando neste cenário de mudanças é a gestão de projetos. A disciplina de gestão de projetos tem sua aplicação associada ao aumento de produtividade, aprimoramento dos processos internos, maior controle dos recursos e aumento na qualidade das entregas. O mercado publicitário tradicional é um dos ambientes que está sofrendo mudanças e ajustes em sua formatação, as mudanças em andamento afetam diretamente o modelo tradicional de agências de publicidade e atingem sua competitividade. O presente trabalho tem como objetivo compreender como a gestão de projetos pode auxiliar as agências publicitárias tradicionais a manterem-se relevantes no mercado. Para cumprir com tal objetivo, abordamos a estruturação do mercado publicitário tradicional, os fatores que ferem a competitividade das agências tradicionais e adentramos o mundo da gestão de projetos. A investigação sobre as aplicações da gestão de projetos em agências tradicionais foi realizada por meio de estudos de casos múltiplos, colocando em observação duas agências de publicidade tradicionais do mercado de Porto Alegre que implantaram a gestão de projetos em suas rotinas. Como resultado da investigação, percebemos que a implantação de gestão de projetos em agências tradicionais pode ter diferentes abordagens e cada uma delas contribui para a melhora na competitividade das agências tradicionais.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasRabaiolli, JanderleVeber, Júlia Maria2022-04-25T17:39:27Z2022-04-25T17:39:27Z2019-122019Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfVEBER, J. M. A Gestão de Projetos em Agências de Comunicação Publicitária: Estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre. 2019. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24182ark:/26339/0013000016fqkporhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-04-25T17:39:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/24182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-04-25T17:39:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
Project management in public communication agencies: study on the implementation in traditional agencies of the Porto Alegre market
title A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
spellingShingle A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
Veber, Júlia Maria
Agências de publicidade
Gestão de agências de publicidade
Gestão de projetos
Advertising agency
Management advertising agencies
Project management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
title_full A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
title_fullStr A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
title_full_unstemmed A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
title_sort A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
author Veber, Júlia Maria
author_facet Veber, Júlia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rabaiolli, Janderle
dc.contributor.author.fl_str_mv Veber, Júlia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Agências de publicidade
Gestão de agências de publicidade
Gestão de projetos
Advertising agency
Management advertising agencies
Project management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Agências de publicidade
Gestão de agências de publicidade
Gestão de projetos
Advertising agency
Management advertising agencies
Project management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019
2022-04-25T17:39:27Z
2022-04-25T17:39:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VEBER, J. M. A Gestão de Projetos em Agências de Comunicação Publicitária: Estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre. 2019. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24182
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000016fqk
identifier_str_mv VEBER, J. M. A Gestão de Projetos em Agências de Comunicação Publicitária: Estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre. 2019. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.
ark:/26339/0013000016fqk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172458815160320