A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberton, Adelci Folquini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168769
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_6c51b29805f625997990b5a69247c732
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168769
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processoInclusão DigitalFormação de ProfessoresPrática PedagógicaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A pesquisa investigou as relações entre inclusão digital e a formação professor-aluno. Nesse sentido, esse trabalho busca identificar, através de pesquisa qualitativa e quantitativa, de que forma os recursos tecnológicos podem contribuir com atividades mais dinâmicas e interativas para o professor trabalhar em sala de aula. A investigação foi realizada por meio de questionários, tendo em vista uma representação de alunos e professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio, de uma escola estadual de Santa Catarina. Os dados obtidos foram tabulados e descritos pela acadêmica, sendo que os mesmos dados foram examinados e discutidos posteriormente tendo como referência o uso das tecnologias na instituição escolar. Os resultados da pesquisa proporcionaram uma reflexão das práticas pedagógicas com a utilização das TDICs como ferramentas para a ampliação da participação dos sujeitos e potencialização dos processos de aquisição do conhecimento, acredita-se que os professores precisam buscar novos conhecimentos em sua formação para acompanhar a geração que domina a tecnologia de maneira espontânea e com propriedade. Desta forma, evidencia-se que, este estudo pode possibilitar um olhar mais detalhado sobre a questão da inclusão digital no contexto atual, a influência da formação do professor nesse processo e as possíveis reflexões sobre o tema, por meio de um diagnóstico real de causas onde o aprender juntos pode ser uma alternativa entre alunos e professores, ao interagir com recursos tecnológicos que se fazem cada vez mais presentes nas escolas.Florianópolis, SCSilva, Mônica Renneberg daUniversidade Federal de Santa CatarinaAlberton, Adelci Folquini2016-09-28T21:12:39Z2016-09-28T21:12:39Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168769porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T21:12:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168769Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T21:12:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo
title A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo
spellingShingle A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo
Alberton, Adelci Folquini
Inclusão Digital
Formação de Professores
Prática Pedagógica
title_short A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo
title_full A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo
title_fullStr A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo
title_full_unstemmed A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo
title_sort A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo
author Alberton, Adelci Folquini
author_facet Alberton, Adelci Folquini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mônica Renneberg da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberton, Adelci Folquini
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Digital
Formação de Professores
Prática Pedagógica
topic Inclusão Digital
Formação de Professores
Prática Pedagógica
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T21:12:39Z
2016-09-28T21:12:39Z
2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168769
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651924200751104