Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbato, Silviane Bonaccorsi, Rosa, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30132
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29
Resumo: Analisamos a produção de significados em posicionamentos docentes em relação a práticas virtuosas em contexto inclusivo, realizando-se estudo de caso de professora em experiência inicial na inclusão, com quatro sessões de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise dialógica temática. Foi elaborado Mapa Semântico composto a partir da posição Ser Professora, pelos temas que interagem dialogicamente em múltiplos planos: Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores e Atuais, Papel do Professor e Expectativas. Resultados indicam que a participante organiza seu discurso a partir da ambivalência entre o que é enunciado pela política pública e as condições de formação e trabalho docente. Conclui-se que as posições orientadas ao fazer virtuoso vinculam-se aos diferentes níveis de reflexividade sobre a ação docente com os alunos em inclusão.
id UNB_754e9a27cd8a3daf6ce504b83c9c2016
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30132
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolarTeachers in transition : a study on production of meanings in initial practice in inclusive educationInclusão escolarVirtudesProfessores - formaçãoPráticas pedagógicasAnalisamos a produção de significados em posicionamentos docentes em relação a práticas virtuosas em contexto inclusivo, realizando-se estudo de caso de professora em experiência inicial na inclusão, com quatro sessões de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise dialógica temática. Foi elaborado Mapa Semântico composto a partir da posição Ser Professora, pelos temas que interagem dialogicamente em múltiplos planos: Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores e Atuais, Papel do Professor e Expectativas. Resultados indicam que a participante organiza seu discurso a partir da ambivalência entre o que é enunciado pela política pública e as condições de formação e trabalho docente. Conclui-se que as posições orientadas ao fazer virtuoso vinculam-se aos diferentes níveis de reflexividade sobre a ação docente com os alunos em inclusão.We analyzed the production of meanings in teachers’ positioning related to virtuous practices in inclusive education. A teacher in initial professional experience took part in four open-ended interviews sessions, data were submitted to a dialogic thematic analysis and a semantic map was produced. The position “being a teacher” generated 6 main themes that dialogically interact in multiple plans: teacher’s education; previous and present pedagogic practices; the role of the teacher; tensions and expectations. Results indicated that an ambivalence between Public Policy and the conditions of teacher’s education and work in inclusive schools regulated the participant’s discourse. We conclude that positions oriented towards virtuosity were linked to different levels of reflexivity on the teacher’s actions with students in inclusive education.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:18:08Z2017-12-07T05:18:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Professores em transição: produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29. _______________________________________________________________________________________________________________________________________MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Teachers in transition: a study on production of meanings in initial practice in inclusive education. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30132http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMieto, Gabriela Sousa de MeloBarbato, Silviane BonaccorsiRosa, Albertoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/30132Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar
Teachers in transition : a study on production of meanings in initial practice in inclusive education
title Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar
spellingShingle Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar
Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Inclusão escolar
Virtudes
Professores - formação
Práticas pedagógicas
title_short Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar
title_full Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar
title_fullStr Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar
title_full_unstemmed Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar
title_sort Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar
author Mieto, Gabriela Sousa de Melo
author_facet Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Barbato, Silviane Bonaccorsi
Rosa, Alberto
author_role author
author2 Barbato, Silviane Bonaccorsi
Rosa, Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Barbato, Silviane Bonaccorsi
Rosa, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Virtudes
Professores - formação
Práticas pedagógicas
topic Inclusão escolar
Virtudes
Professores - formação
Práticas pedagógicas
description Analisamos a produção de significados em posicionamentos docentes em relação a práticas virtuosas em contexto inclusivo, realizando-se estudo de caso de professora em experiência inicial na inclusão, com quatro sessões de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise dialógica temática. Foi elaborado Mapa Semântico composto a partir da posição Ser Professora, pelos temas que interagem dialogicamente em múltiplos planos: Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores e Atuais, Papel do Professor e Expectativas. Resultados indicam que a participante organiza seu discurso a partir da ambivalência entre o que é enunciado pela política pública e as condições de formação e trabalho docente. Conclui-se que as posições orientadas ao fazer virtuoso vinculam-se aos diferentes níveis de reflexividade sobre a ação docente com os alunos em inclusão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-12-07T05:18:08Z
2017-12-07T05:18:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Professores em transição: produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29. _______________________________________________________________________________________________________________________________________
MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Teachers in transition: a study on production of meanings in initial practice in inclusive education. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30132
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29
identifier_str_mv MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Professores em transição: produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29. _______________________________________________________________________________________________________________________________________
MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Teachers in transition: a study on production of meanings in initial practice in inclusive education. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30132
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580804491804672