RuPaul's Drag Race: perfomance e tipificação
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20174 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2019 |
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RuPaul's Drag Race: perfomance e tipificaçãoRuPaul's Drag Race: performance and typificationEstudos culturaisTipificaçãoTeoria queerDrag queenRuPaul's Drag RaceCultural studiesTypificationQueer theoryCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2019This work turns to the senses present in the american reality show RuPaul’s Drag Race, to analyze how the representation of drag art and its articulations on gender identity and sexuality performed in the body materiality of drag queens of the program is constructed. The last three seasons of the main series, which were aired until 2019, were considered for analysis. The theoretical framework of the research is built on Cultural Studies and the main theories of representation, identity, gender and sexuality, through authors such as Katherine Woodward, Castells, Stuart Hall, Michel Foucault and Judith Butler. The analysis takes place through the method of cultural media analysis, using the concept of typification proposed by Raymond Williams (1979) combined with the textual analysis of Casetti and Chio (1999) in order to encompass all objectives. The discourse of the program was analyzed by the view of Queer Theory, which seeks to deconstruct the heteronormative patterns of society. As a result of the research we realize that RuPaul's Drag Race is built as a legitimized space within the LGBTQI + culture, reconfiguring the drag culture as well as influencing the construction of a queer identity, from a disruption to normative contracts and constant dialogue with pop culture, provided by its television genre. We also come to three characteristic types of drag queens presented by reality: Fishy Queen, Campy Queen e Queer.Este trabalho se volta aos sentidos presentes no reality show americano RuPaul’s Drag Race, para analisar como se constrói a representação da arte drag e de suas articulações sobre identidade de gênero e sexualidade performados na materialidade corporal das drag queens do programa. Foram consideradas para análise as últimas três temporadas da série principal, veiculadas até 2019. O aporte teórico da pesquisa é construído com os Estudos Culturais e as principais teorias de representação, identidade, gênero e sexualidade, através de autores como Katherine Woodward, Castells, Stuart Hall, Michel Foucault e Judith Butler. A análise ocorre através do método de análise cultural midiática, utilizando o conceito de Tipificação proposto por Raymond Williams (1979) aliado à análise textual de Casetti e Chio (1999) de forma a abarcar todos os objetivos. O discurso do programa foi analisado pela visão da Teoria Queer, que procura desconstruir os padrões heteronormativos da sociedade. Como resultado da pesquisa percebemos que RuPaul’s Drag Race se constrói como um espaço legitimado dentro da cultura LGBTQI+, reconfigurando a cultura drag bem como influenciando na construção de uma identidade queer, a partir de uma perturbação aos contratos normativos e do constante diálogo com a cultura pop proporcionado pelo seu gênero televisivo. Chegamos, ainda, a três tipos característicos de drag queens apresentadas pelo reality: Fishy Queen, Campy Queen e Queer.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasLisbôa Filho, Flavi FerreiraMendonça, Fernanda PerezBarbosa Júnior, Reginaldo Martins2020-11-25T14:25:17Z2020-11-25T14:25:17Z2019-12-052019Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20174ark:/26339/001300000q4m6porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-11-26T06:06:45Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-11-26T06:06:45Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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