Um novo olhar para a inclusão na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossarolla, Catiana Casarotto
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000166zt
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/706
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.
id UFSM_0e0616a2cfe044572891672b0819f079
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/706
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Um novo olhar para a inclusão na educação infantilEducação infantilEducação inclusivaFormação de professoresArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.School inclusion is a relatively new issue that has required a reorganization in the educational system, to ensure access, retention and learning conditions, and that needs specific consideration of students with disabilities who, for different characteristics, and need often require different actions in school. This paper aims to unleash a new look on inclusive education in early childhood education, so that they are rethinking the changes that are necessary in the first stage of basic education. . The school needs to be prepared for inclusive education from early childhood education: think of its space, time, professional, pedagogical resources, halls Care Specialized Education (AEE), etc.., Facing the possibility of easy access, retention and full development of those students who, because of their particularities, special educational needs. The text also addresses other needs as rethinking in teacher development as a key element in the school inclusion of education. The teacher look in their teaching, new ways of teach and innovate, taking into account the diversity and individuality, so you can give support to students. Faced with my school reality, I emphasize this theme, in order to learn and understand what we can do to further issues related to the inclusion of children with special educational needs, improving the lives from these children, in order to overcome the barriers they face in the educational context and often prevent their participation in learning challenges.A inclusão escolar é relativamente um tema novo que vem exigindo uma reorganização no sistema educacional, de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem, e que precisa de uma reflexão específica dos alunos com deficiência que, por características distintas, muitas vezes requerem e precisam de ações diferenciadas na escola. Este trabalho tem como objetivo desencadear um novo olhar sobre a educação inclusiva na educação infantil, a fim de que sejam repensadas as mudanças que se fazem necessárias nessa primeira etapa da educação básica. A escola precisa preparar-se para a educação inclusiva desde a educação infantil: pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos pedagógicos, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), etc., voltados para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno dos alunos esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades educacionais especiais. O texto aborda também outras necessidades como a de repensar na formação do professor como elemento fundamental na inclusão escolar da educação infantil. Ele deve buscar na sua prática pedagógica, novas formas de fazer e inovar, levando em consideração a diversidade e individualidades, para que possa dar suporte aos alunos. Diante da minha realidade escolar, enfatizo este tema, com o intuito de aprender mais e entender tudo o que podemos fazer para aprofundar assuntos relacionados à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, visando melhorar a vida destas crianças, na tentativa de vencer as barreiras que as mesmas enfrentam no contexto educacional e que, muitas vezes, as impedem ou limitam de participar de desafios de aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoTomazzetti, Cleonice MariaRossarolla, Catiana Casarotto2015-03-10T12:49:39Z2015-03-10T12:49:39Z2013-09-132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/706ark:/26339/00130000166ztporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/706Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
title Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
spellingShingle Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
Rossarolla, Catiana Casarotto
Educação infantil
Educação inclusiva
Formação de professores
title_short Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
title_full Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
title_fullStr Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
title_full_unstemmed Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
title_sort Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
author Rossarolla, Catiana Casarotto
author_facet Rossarolla, Catiana Casarotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomazzetti, Cleonice Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossarolla, Catiana Casarotto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação inclusiva
Formação de professores
topic Educação infantil
Educação inclusiva
Formação de professores
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13
2013
2015-03-10T12:49:39Z
2015-03-10T12:49:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/706
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000166zt
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/706
identifier_str_mv ark:/26339/00130000166zt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172457398534144