Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000166zt |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/706 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. |
id |
UFSM_0e0616a2cfe044572891672b0819f079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/706 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Um novo olhar para a inclusão na educação infantilEducação infantilEducação inclusivaFormação de professoresArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.School inclusion is a relatively new issue that has required a reorganization in the educational system, to ensure access, retention and learning conditions, and that needs specific consideration of students with disabilities who, for different characteristics, and need often require different actions in school. This paper aims to unleash a new look on inclusive education in early childhood education, so that they are rethinking the changes that are necessary in the first stage of basic education. . The school needs to be prepared for inclusive education from early childhood education: think of its space, time, professional, pedagogical resources, halls Care Specialized Education (AEE), etc.., Facing the possibility of easy access, retention and full development of those students who, because of their particularities, special educational needs. The text also addresses other needs as rethinking in teacher development as a key element in the school inclusion of education. The teacher look in their teaching, new ways of teach and innovate, taking into account the diversity and individuality, so you can give support to students. Faced with my school reality, I emphasize this theme, in order to learn and understand what we can do to further issues related to the inclusion of children with special educational needs, improving the lives from these children, in order to overcome the barriers they face in the educational context and often prevent their participation in learning challenges.A inclusão escolar é relativamente um tema novo que vem exigindo uma reorganização no sistema educacional, de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem, e que precisa de uma reflexão específica dos alunos com deficiência que, por características distintas, muitas vezes requerem e precisam de ações diferenciadas na escola. Este trabalho tem como objetivo desencadear um novo olhar sobre a educação inclusiva na educação infantil, a fim de que sejam repensadas as mudanças que se fazem necessárias nessa primeira etapa da educação básica. A escola precisa preparar-se para a educação inclusiva desde a educação infantil: pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos pedagógicos, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), etc., voltados para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno dos alunos esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades educacionais especiais. O texto aborda também outras necessidades como a de repensar na formação do professor como elemento fundamental na inclusão escolar da educação infantil. Ele deve buscar na sua prática pedagógica, novas formas de fazer e inovar, levando em consideração a diversidade e individualidades, para que possa dar suporte aos alunos. Diante da minha realidade escolar, enfatizo este tema, com o intuito de aprender mais e entender tudo o que podemos fazer para aprofundar assuntos relacionados à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, visando melhorar a vida destas crianças, na tentativa de vencer as barreiras que as mesmas enfrentam no contexto educacional e que, muitas vezes, as impedem ou limitam de participar de desafios de aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoTomazzetti, Cleonice MariaRossarolla, Catiana Casarotto2015-03-10T12:49:39Z2015-03-10T12:49:39Z2013-09-132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/706ark:/26339/00130000166ztporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/706Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil |
title |
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil |
spellingShingle |
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil Rossarolla, Catiana Casarotto Educação infantil Educação inclusiva Formação de professores |
title_short |
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil |
title_full |
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil |
title_fullStr |
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil |
title_sort |
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil |
author |
Rossarolla, Catiana Casarotto |
author_facet |
Rossarolla, Catiana Casarotto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomazzetti, Cleonice Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossarolla, Catiana Casarotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Educação inclusiva Formação de professores |
topic |
Educação infantil Educação inclusiva Formação de professores |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-13 2013 2015-03-10T12:49:39Z 2015-03-10T12:49:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/706 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000166zt |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/706 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000166zt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172457398534144 |