A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Clariane do Nascimento de
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000002sk7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1755
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2010.
id UFSM_19df15605e7af8ef2b52ae98e2ac4c82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1755
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação EspecialPsicogenéticaPrática pedagógicaEducação especialArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2010.O presente artigo teve como objeto de estudo a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, procurando identificar os estágios do desenvolvimento apresentados pelo teórico e analisar como educadores especiais trabalham ou entendem a relação movimento – pensamento, assim como também a relação afetividade – cognição. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com três educadoras especiais em atuação em diferentes espaços educacionais. A partir das análises das entrevistas, procurei discutir a relação possível entre a teoria psicogenética de Wallon com a prática pedagógica desenvolvida na educação especial. Para melhor organização didática do trabalho ele está dividido em três títulos: Contextualizando Wallon, A Teoria Psicogenética de Henri Wallon, e A inter-relação dos domínios funcionais e seus reflexos na prática de educadores especiais. Neste, último, procuro relacionar as entrevistas realizadas com a teoria de Wallon fazendo uma análise da prática docente do profissional da educação especial. Ao analisarmos as respostas das professoras, constatamos que, apesar de todas trabalharem os domínios funcionais, elas não os relacionam da forma como Wallon os apresenta. Os domínios são trabalhados de forma isolada, o que, segundo a perspectiva teórica, acaba fragmentando o aluno. Isso acontece, provavelmente porque tais professoras não compreendem a inter-relação entre afetividade-cognição e motricidade-pensamento conforme a teoria em questão. Nela motricidade é mais do que puro gesto, assim como afetividade está para além de simples troca de carinho e, ambas têm papel fundamental para a origem do pensamento na criança. Para Wallon, existe uma relação dialética entre a afetividade, a motricidade e a cognição. Tais aspectos são denominados de domínios funcionais. Se entendermos essas relações, poderemos entender o desenvolvimento e comportamento de nossos alunos. Assim, acredito que a teoria apresentada por Wallon explica, ou justifica, os comportamentos que alguns alunos apresentam quando há uma defasagem em seu desenvolvimento e, consequentemente, traz importantes contribuições para a atuação dos educadores frente a um aluno com déficit cognitivo.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMenezes, Eliana da Costa Pereira deFreitas, Clariane do Nascimento de2016-06-21T12:21:04Z2016-06-21T12:21:04Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1755ark:/26339/0013000002sk7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:49Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:49Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
title A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
spellingShingle A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
Freitas, Clariane do Nascimento de
Psicogenética
Prática pedagógica
Educação especial
title_short A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
title_full A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
title_fullStr A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
title_full_unstemmed A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
title_sort A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
author Freitas, Clariane do Nascimento de
author_facet Freitas, Clariane do Nascimento de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Clariane do Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicogenética
Prática pedagógica
Educação especial
topic Psicogenética
Prática pedagógica
Educação especial
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2016-06-21T12:21:04Z
2016-06-21T12:21:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1755
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000002sk7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1755
identifier_str_mv ark:/26339/0013000002sk7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172271455600640