Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Thagia Quevedo
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000bxtb
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1276
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
id UFSM_1bbfec498d3c57b9fa21be11d522a090
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1276
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestoresContinuing education on the subject of inclusive education - managers’ perspectiveEducaçãoFormação continuadaEducação inclusivaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.In the city of Passo Fundo, there is a project of continuing education for teachers of the municipal system of education. It aims to ensure and promote areas of study for the professional development of teachers who take part the municipal system of education,adressing the link between theory and practice, where teachers are subject to the educational process, seeking the construction of new knowledge based on the relationship between the accumulated knowledge and the experiences of everyday school life. With the objective of verifying the methodologies used in the continuing education in service in Passo Fundo Municipal Schools that approached the theme Inclusive Education in the year of 2008 and to know the managers' vision in the formation, interviews were accomplished with the managers of seven schools of the municipal district. Through the structured interview, it´s tried to understand how it happened the formation, to verify the used time, to verify the used methodologies and to verify which obtained satisfactory results. And it was concluded that most of the managers prepared the continuing education in agreement with the interests of the school, using methodologies of easy execution. The schools that organized the formation intending the teachers' preparation for the inclusion, used the mixture of several methodologies as: text, video and lecturers. The evaluation done by those managers is that the formation on the theme inclusive education allows the teachers the knowledge about the subject and the acceptance that this is the reality of the schools, but none of the managers claim that the teachers are prepared to work the inclusion.No município de Passo Fundo, há um projeto de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino. Ele visa garantir e promover espaços de estudos para o desenvolvimento profissional dos professores que compõem o sistema municipal de ensino, contemplando a articulação entre teoria e prática, onde os professores sejam sujeitos do processo educativo, buscando a construção de novos saberes com base na relação entre os conhecimentos acumulados e as experiências do cotidiano escolar. Com o objetivo de verificar as metodologias utilizadas na formação continuada em serviço nas Escolas Municipais de Passo Fundo que abordaram o tema Educação Inclusiva no ano de 2008 e conhecer a visão dos gestores na formação, foram realizadas entrevistas com os gestores de sete escolas do município. Através da entrevista estruturada, procurou-se compreender como ocorreu a formação, verificar o tempo utilizado, constatar as metodologias utilizadas e verificar quais obtiveram resultados satisfatórios. E concluiu-se que a maioria dos gestores prepararam a formação continuada de acordo com os interesses da escola, usando metodologias de fácil execução. As escolas que organizaram a formação pretendendo a preparação dos professores para a inclusão, utilizaram a mistura de várias metodologias como: texto, vídeo e palestrantes. A avaliação feita por esses gestores é que a formação sobre o tema educação inclusiva permite aos professores o conhecimento sobre o assunto e a aceitação de que essa é a realidade das escolas, mas nenhum dos gestores afirma que os professores estão preparados para trabalhar a inclusão.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMaraschin, Mariglei SeveroBrum, Thagia Quevedo2016-02-25T14:49:09Z2016-02-25T14:49:09Z2009-08-082009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1276ark:/26339/001300000bxtbporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
Continuing education on the subject of inclusive education - managers’ perspective
title Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
spellingShingle Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
Brum, Thagia Quevedo
Educação
Formação continuada
Educação inclusiva
title_short Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
title_full Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
title_fullStr Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
title_full_unstemmed Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
title_sort Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
author Brum, Thagia Quevedo
author_facet Brum, Thagia Quevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maraschin, Mariglei Severo
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Thagia Quevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação continuada
Educação inclusiva
topic Educação
Formação continuada
Educação inclusiva
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-08
2009
2016-02-25T14:49:09Z
2016-02-25T14:49:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1276
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000bxtb
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1276
identifier_str_mv ark:/26339/001300000bxtb
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172318863818752