Educação para sustentabilidade à luz da aprendizagem experiencial na educação profissional e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Nathália Rigui
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16055
Resumo: Diante dos desafios da sustentabilidade, é preciso que se avance na construção de uma visão integradora e holística de mundo. Para tanto, é necessário educar com um propósito de fomentar pensamentos, conhecimentos e comportamentos em prol da sustentabilidade, tornando-a o centro do processo educacional. Desta forma, ir além da reprodução dos atuais problemas sociais, ambientais e econômicos exige uma transformação da maneira de abordar a educação e a vida, o que evidencia a importância da Educação para a Sustentabilidade (EpS) neste processo. Ao analisar a formação de profissionais da área de gestão e negócios, a importância da EpS fica ainda mais manifesta, considerando os impactos significativos sobre o meio ambiente físico, biológico e social das decisões destes profissionais. Assim, para que os resultados esperados e os objetivos da Educação para Sustentabilidade sejam alcançados, novas propostas pedagógicas são necessárias, a mudança de comportamento e atitudes deve ser alcançada a partir de abordagens pedagógicas que sejam centradas na criticidade dos sujeitos. Para que isso seja possível, a EpS encontra oportunidades nas abordagens de aprendizagem de epistemologia construtivista, como a Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE). A TAE é uma abordagem interdisciplinar, holística e integradora que evidencia a importância da experiência no processo de aprendizagem, combinando experiência, percepção, cognição e comportamento. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como a Aprendizagem Experiencial pode contribuir com a Educação para a Sustentabilidade em uma iniciativa desenvolvida no Curso Técnico em Administração do Campus de Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, em termos de procedimentos metodológicos, uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa foi realizada utilizando o método de pesquisa participante, aonde a partir dos dados coletados foi realizada análise de conteúdo. A partir da fase exploratória da pesquisa, levantou-se dados a respeito da iniciativa estudada, composta por duas disciplinas (Projeto Interdisciplinar 1 e 2), que serviram de base para concepção e implementação de intervenções que buscaram promover a AE na iniciativa. Na sequência coletaram-se dados sobre as experiências dos estudantes e dos docentes e, também, quanto ao desenvolvimento de competências de sustentabilidade nos estudantes que participaram da iniciativa. Os resultados indicam que ao adotar a TAE como pano de fundo para o desenvolvimento da iniciativa é possível alcançar os resultados almejados pela Educação para Sustentabilidade, principalmente no que tange aspectos de despertar reflexões para a mudança de comportamento e conhecimentos acerca da temática e o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade. Ressaltando-se que: i) o aprendizado em sustentabilidade é uma contínua construção e reconstrução de visões de mundo a partir da experiência vivenciada; ii) o ensino da sustentabilidade é interdisciplinar; iii) a experimentação é essencial para o desenvolvimento de competências e mudanças de comportamento. Ao realizar esta investigação buscou-se contribuir com a consolidação da TAE como ferramenta na promoção da EpS, fortalecendo e difundindo a iniciativa existente de modo a promover o debate e a tomada de consciência sobre o tema e o desenvolvimento de ações semelhantes em outros campi e instituições de ensino.
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Assim, para que os resultados esperados e os objetivos da Educação para Sustentabilidade sejam alcançados, novas propostas pedagógicas são necessárias, a mudança de comportamento e atitudes deve ser alcançada a partir de abordagens pedagógicas que sejam centradas na criticidade dos sujeitos. Para que isso seja possível, a EpS encontra oportunidades nas abordagens de aprendizagem de epistemologia construtivista, como a Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE). A TAE é uma abordagem interdisciplinar, holística e integradora que evidencia a importância da experiência no processo de aprendizagem, combinando experiência, percepção, cognição e comportamento. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como a Aprendizagem Experiencial pode contribuir com a Educação para a Sustentabilidade em uma iniciativa desenvolvida no Curso Técnico em Administração do Campus de Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, em termos de procedimentos metodológicos, uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa foi realizada utilizando o método de pesquisa participante, aonde a partir dos dados coletados foi realizada análise de conteúdo. A partir da fase exploratória da pesquisa, levantou-se dados a respeito da iniciativa estudada, composta por duas disciplinas (Projeto Interdisciplinar 1 e 2), que serviram de base para concepção e implementação de intervenções que buscaram promover a AE na iniciativa. Na sequência coletaram-se dados sobre as experiências dos estudantes e dos docentes e, também, quanto ao desenvolvimento de competências de sustentabilidade nos estudantes que participaram da iniciativa. Os resultados indicam que ao adotar a TAE como pano de fundo para o desenvolvimento da iniciativa é possível alcançar os resultados almejados pela Educação para Sustentabilidade, principalmente no que tange aspectos de despertar reflexões para a mudança de comportamento e conhecimentos acerca da temática e o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade. Ressaltando-se que: i) o aprendizado em sustentabilidade é uma contínua construção e reconstrução de visões de mundo a partir da experiência vivenciada; ii) o ensino da sustentabilidade é interdisciplinar; iii) a experimentação é essencial para o desenvolvimento de competências e mudanças de comportamento. Ao realizar esta investigação buscou-se contribuir com a consolidação da TAE como ferramenta na promoção da EpS, fortalecendo e difundindo a iniciativa existente de modo a promover o debate e a tomada de consciência sobre o tema e o desenvolvimento de ações semelhantes em outros campi e instituições de ensino.Diante dos desafios da sustentabilidade, é preciso que se avance na construção de uma visão integradora e holística de mundo. Para tanto, é necessário educar com um propósito de fomentar pensamentos, conhecimentos e comportamentos em prol da sustentabilidade, tornando-a o centro do processo educacional. Desta forma, ir além da reprodução dos atuais problemas sociais, ambientais e econômicos exige uma transformação da maneira de abordar a educação e a vida, o que evidencia a importância da Educação para a Sustentabilidade (EpS) neste processo. 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Ao realizar esta investigação buscou-se contribuir com a consolidação da TAE como ferramenta na promoção da EpS, fortalecendo e difundindo a iniciativa existente de modo a promover o debate e a tomada de consciência sobre o tema e o desenvolvimento de ações semelhantes em outros campi e instituições de ensino.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFSMBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação para sustentabilidadeAprendizagem experiencialEducação profissional e tecnológicaEnsino em gestão e negóciosEducation for sustainabilityExperiential learningProfessional and technological educationTeaching in management and businessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEducação para sustentabilidade à luz da aprendizagem experiencial na educação profissional e tecnológicaEducation for sustainability in the light of experiencial learning in professional and technological educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrevisan, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/9922211479866264Estivalete, Vania de Fátima Barroshttp://lattes.cnpq.br/6802457117269462Figueiró, Paola Schmitthttp://lattes.cnpq.br/2774645447470843http://lattes.cnpq.br/1359280473595054Trindade, Nathália Rigui600200000006600e5319d46-a319-464c-b619-c337e5f95645f2cd066a-1292-4a00-9b21-4b10bff4651deab6129b-e2c0-4edc-b5fc-7fdd6c6072194e77f1f9-48c2-44f6-9360-b200b8942056reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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