A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000012sq7 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_2437653cf007d807f9a0e1fa5843e2a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2522 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteçaDeficiênciaInclusãoProfessoresRepresentações sociaisSaberes docentesMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Faced with a current context marked by the need to break with prejudiced and exclusionary practices appear the inclusive school, whose primordial focus is to respect the differences. It derive from the philosophy proposed by the school’s model has been a revolution in ways of thinking and acting of their own society. Accordingly, there is the great importance of education and its educators, since it is they who, before their philosophies, they will form opinions, and then his views, determinants of effective proposition. The focus of this study’s based on the arguments above. It is the basis of the realization of the bibliography research and field research has the objective to investigate the opinion of educators about the disability, people with disabilities and about inclusion, bearing in mind the expose teacher knowledge needed for inclusion to truly happen. Thus, there is the importance of this study in that it presents achievements in relation to the concepts and practices of educators diagnosing possible ways for effective inclusion in schools, and then contributing to its implementation in the society.Diante de um contexto atual marcado pela necessidade do rompimento com práticas preconceituosas e excludentes surge a escola inclusiva, cujo foco primordial é o de respeito às diferenças. Em decorrência da filosofia proposta por esse modelo de escola, tem-se uma revolução nas formas de pensar e de agir da própria sociedade. Nesse sentido, tem-se a grande relevância da educação e de seus educadores, já que são eles que, diante de suas filosofias, irão formar opiniões, sendo então, suas concepções, determinantes para proposição de ações efetivas. Com base no exposto tem-se o foco desse trabalho. Alicerçado na realização da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, tem-se o objetivo de investigar as representações dos educadores sobre deficiência e as pessoas com deficiência bem com sobre Inclusão, tendo em mente a exposição dos saberes docentes necessários para que a prática pedagógica inclusiva verdadeiramente aconteça. Dessa maneira, tem-se a importância do trabalho, já que vem apresentar conquistas em relação às concepções e práticas dos educadores, diagnosticando possíveis caminhos para efetivação da Inclusão nas instituições escolares, contribuindo então, para sua implementação na própria sociedade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoNascimento, Luciana Monteiro doLisboa, Paula da Silva2017-01-13T12:54:21Z2017-01-13T12:54:21Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522ark:/26339/0013000012sq7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça |
title |
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça |
spellingShingle |
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça Lisboa, Paula da Silva Deficiência Inclusão Professores Representações sociais Saberes docentes |
title_short |
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça |
title_full |
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça |
title_fullStr |
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça |
title_full_unstemmed |
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça |
title_sort |
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça |
author |
Lisboa, Paula da Silva |
author_facet |
Lisboa, Paula da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Luciana Monteiro do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisboa, Paula da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Inclusão Professores Representações sociais Saberes docentes |
topic |
Deficiência Inclusão Professores Representações sociais Saberes docentes |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2017-01-13T12:54:21Z 2017-01-13T12:54:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000012sq7 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000012sq7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172438165553152 |